Decoração de varanda: como montar o cantinho dos sonhos

Um cházinho, o seu livro favorito, uma sacada com rede e aquela vista dos sonhos: parece até cena de filme, não é? Mas, com a decoração de varanda certa, você pode ter esse espaço aconchegante dentro da sua casa e deixar seus momentos de lazer mais agradáveis.

Esse ambiente de casas e apartamentos é versátil e, com um pouco de criatividade, pode se tornar um espaço de estudos, trabalho, lazer e confraternização. Por isso, separamos algumas dicas de decoração para varanda. Confira:

Suas necessidades em primeiro lugar

Suas necessidades em primeiro lugar

Para montar uma decoração de varanda, além de pensarmos na estética, é importante saber de qual espaço você mais sente falta no seu dia a dia. É um cantinho para café? Um espaço para leitura e lazer? Ou um home office com vista do exterior?

Isso te dá um direcionamento das suas necessidades e de como decorar o espaço para que ele te atenda. Ao começar sua decoração com consciência do que você precisa, tornar o espaço funcional como resultado fica mais fácil. 

Decoração de varanda pequena

Decoração de varanda pequena

Sabemos que o espaço disponível também influencia muito na decoração que você vai usar na sua sacada. Pensando nisso, selecionamos alguns truques de como decorar uma varanda pequena com pouco dinheiro para otimizar o espaço, unindo praticidade e funcionalidade.

Móveis adaptáveis tornam multifuncional a decoração de varanda pequena. Mesas articuladas, canto alemão com baús nos bancos e espaço abaixo do balcão para colocar as banquetas: esses pequenos truques fazem com que você otimize o seu espaço.

Jardim ou horta vertical é uma excelente maneira de como decorar varanda pequena com plantas e mudar totalmente a cara do ambiente. Se você é do time DIY, pode usar materiais que já tem em casa e montar nichos do seu jeitinho. Senão, pode encomendar, com um marceneiro, as prateleiras do tamanho ideal.

Busque inspirações antes de colocar a mão na massa. Entrar no Pinterest para procurar por espaços que te agradem e também coisas das quais você não gosta é sempre uma boa forma de começar a entender o seu estilo decorativo. Isso economiza tempo e dinheiro na hora de montar o cantinho.

Transformando sua varanda em espaço gourmet
Reprodução: Pinterest

Transformando sua varanda em espaço gourmet

Se o seu desejo é ter um cantinho para receber os amigos e familiares com uma boa comida e muito aconchego, a decoração de varanda gourmet pode ser uma grande aliada.

O time que não abre mão de um churrasco nos finais de semana precisa pensar, antes de mais nada, na churrasqueira. Disponível em diversos tamanhos e formatos, você pode escolher a que mais se adapta às suas necessidades e ao tamanho do seu espaço. 

A elétrica e a portátil, por exemplo, são excelentes opções para quem tem um espaço reduzido, pois são menores e fáceis de guardar. A pré-moldada é perfeita para quem tem um ambiente maior e gosta de receber muita gente!

Investir em uma bancada, que serve tanto como mesa quanto como apoio para preparação de alimentos, otimiza o espaço e é ideal para decoração de varanda de apartamento, que costuma ter um espaço menor. 

Os detalhes da decoração de varanda gourmet

Os detalhes da decoração de varanda gourmet

Existem alguns detalhes que podem passar despercebidos na construção de decoração de varanda gourmet, mas que fazem diferença quando começamos a usá-los. 

Se a cozinha é longe do espaço gourmet, por exemplo, você pode sentir falta de geladeira, pia e fogão no cômodo. Por isso, é importante planejar a disposição dos móveis e saber o que é essencial e indispensável para sua família.

As paredes também precisam ser pensadas. Com a fumaça da churrasqueira, elas ficam sujas com mais facilidade. Então, é importante investir em azulejos, pastilhas ou tintas laváveis, principalmente em decoração de varanda pequena, onde as paredes são mais próximas e o risco de manchar todas é maior.

Os móveis revestidos em tecidos, apesar de muito aconchegantes e confortáveis, com o passar do tempo, também sofrem interferências da fumaça da churrasqueira. Aquelas peças de mobiliário que mancham facilmente estragam mais rapidamente na sacada gourmet. Invista, nesse caso, em artigos fáceis de lavar e limpar.

Cantinho de leitura

Cantinho de leitura

Se você gosta de ler, a varanda pode te ajudar a ter um espaço de leitura dedicado para esse momento só seu. Primeiro, se pergunte: como eu me sinto mais confortável para ler? É deitado ou sentado? Numa rede ou em um sofá? Isso vai definir o espaço que terá disponível para móveis auxiliares e decoração.

Os seus livros vão fazer parte da decoração da varanda? Então, é importante pensar no material das prateleiras que você vai usar, já que, mesmo sendo uma área coberta, a varanda costuma estar em constante exposição ao sol.

Outros móveis e objetos de decoração, como mesas de apoio e plantas, ajudam a ambientar o cômodo e deixá-lo mais aconchegante. Pense em uma paleta de cores e escolha peças que combinem entre si. Um capacho com referências ao seu livro ou personagem favorito fecha o ambiente com chave de ouro.

Sua varanda como home office

Sua varanda como home office

Para as pessoas que trabalham em casa e querem ter um espaço tranquilo para isso, a varanda pode ser o ideal. Com maior exposição ao sol, ela é um ambiente bem iluminado e agradável, mas também é importante pensar em cortinas para que a luz natural seja dosada.

Você também vai precisar de mesa e cadeira que sejam confortáveis, afinal, muitas horas são passadas ali. Caso o seu desejo seja usar a varanda para outras finalidades, a mesa pode ser articulada e, quando terminar o trabalho, basta fechá-la. 

O seu home office também pode ganhar objetos de decoração, que facilitem a sua rotina e, ao mesmo tempo, reflitam a sua personalidade, dando um charme ao ambiente:

  • Um nicho para guardar livros;
  • Acessórios, como um mapa-múndi e estatuetas;
  • Painel de cortiça para fotos e anotações importantes.
  • Ou um carrinho de café, com todos os aparatos necessários para preparar sua bebida.

Na ARTEX, você encontrará diversos objetos para deixar a sua decoração de varanda cheia de personalidade. Entre no nosso site e conheça as nossas opções.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário