Toalha de mesa xadrez: além do piquenique

Ao contrário do que muitos pensam, a toalha de mesa xadrez possui uma estampa que combina perfeitamente com os mais variados estilos. Afinal, ela é versátil e atemporal e funciona tanto para eventos despojados e descontraídos quanto para casamentos e festas formais.

Muito conhecida como toalha de piquenique, a peça xadrez vai além do clima campestre pela qual é conhecida. Aliás, a estampa funciona perfeitamente tanto em decorações clássicas quanto em composições românticas. Quer ver como?

Como combinar uma toalha de mesa xadrez?

Toalha de mesa xadrez
(Reprodução – Pinterest)

O segredo para combinar a toalha de mesa xadrez é escolher uma ou duas cores presentes na estampa. Dessa forma, combine os elementos com essa paleta. Por exemplo: se você tiver um tecido em tons de verde e vermelho, escolha tons neutros ou dentro dessa linha para montar a mesa.

Todavia, se o evento tiver mais formalidade, essa composição fica ótima com talheres dourados. Aliás, arranjos florais também são indicados. Se quiser saber como montar um buquê de flores que combine com a sua festa, veja o nosso post sobre o assunto.

Se, por outro lado, a ocasião for mais descontraída, que tal abusar dos itens divertidos? Algo que remeta ao campo, à natureza e reflita toda a beleza da peça. Dessa maneira, pratos, talheres e guardanapos podem adotar um tom natural, priorizando elementos como bambu ou itens recicláveis.

Hora de decorar!

Toalha de mesa xadrez
(Reprodução – Pinterest)

Depois de escolher a paleta de cores que será utilizada na mesa com toalha xadrez, é hora de compor o evento. Para isso, primeiramente você deve decidir o estilo de decoração da sua festa, pois é ele quem vai nortear toda a montagem da ambientação. Dessa forma, veja como cada estética pode ser favorecida pela estampa:

Toalha de mesa xadrez
(Reprodução – Pinterest)

Romântico

Tons pastel, flores em nuances de rosa e branco, rendas e bordados ficam lindos com o estilo. Uma dica diferente é cobrir a toalha de mesa xadrez com um tecido de renda para dar um toque delicado para a composição.

Shabby chic

Romântico com um toque campestre, o estilo shabby chic se beneficia muito com o xadrez. Aqui, misture peças delicadas com itens rústicos, em madeira, ou pintados com pátina.

Toalha de mesa xadrez
(Reprodução – Pinterest)

Glam chic

Tire a prataria do armário! O estilo glam pede muito brilho, animal print, castiçais e flores exuberantes. Afinal, aqui, mais é mais! Por isso, deixe a imaginação correr solta e crie uma festa elegante mas, ao mesmo tempo despojada.

Tropical

É possível sim criar um estilo tropical com a toalha de mesa xadrez. Para isso, aposte em peças de tons vibrantes, como amarelo, laranja, verde bandeira e vermelho. Além disso, finalize com estampas de frutas e flores.

Toalha de mesa xadrez
(Reprodução – Pinterest)

Clássico

Tem medo de errar? Vá de tom sobre tom! Para isso, crie contraste com os pratos, guardanapos e talheres, mesclando cores da mesma família, como azuis, beges e marrons ou nuances de rosa e vermelho.

Country

Nada mais country do que uma toalha de mesa xadrez! Para complementar o clima bucólico, aposte em cadeiras de madeira, flores do campo e louças com o estilo vintage.

Caminho de mesa xadrez

Toalha de mesa xadrez
(Reprodução – Pinterest)

Que tal um toque discreto de cor e estampa no décor? Então aposte em um caminho de mesa xadrez. Ele pode ser usado tanto sozinho, sobre uma mesa com o tampo bonito, quanto combinado com toalhas de mesa lisas.

Se você não tem um caminho de mesa, não tem problema. É possível resolver isso com um truque fácil. Basta dobrar a sua toalha em três partes iguais no comprimento. Em seguida, passe a ferro para evitar que ela desdobre e pronto!

Toalha xadrez em casamentos

Toalha de mesa xadrez
(Reprodução – Pinterest)

Os encantos da toalha xadrez vão muito além a almoços e jantares informais. Casamentos também podem ficar incríveis com essa peça, acredita?

Um xadrez discreto, com tons clarinhos e românticos, é perfeito para casamentos. No momento de combinar elementos, prefira arranjos de flores mais claros e refinados. Os talheres podem ser prateados ou dourados, dependendo do estilo do evento.

Guardanapos de tecido podem seguir uma das cores utilizadas no xadrez. Sua disposição pode, inclusive, acontecer por cima da toalha de mesa. Posicionado abaixo dos pratos e estendido ao longo da toalha, eles ficam um charme!

Que tal se beneficiar de toda a beleza e charme da toalha xadrez no momento de compor a mesa? Versátil, ela combina com os mais diferentes momentos e certamente encantará seus convidados.

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Avatar
    Goreti Bianchi
    Responder

    Tudo bem definido,amei as dicas, perfeito

    • Camila Alves
      Camila Alves
      Responder

      Que bom que gostou, Goreti!

Deixe um Comentário