Como tirar mancha de toalha de mesa com truques simples

Gosta de montar uma mesa caprichada para receber amigos ou familiares em casa? Seja no dia a dia ou em ocasiões especiais, os têxteis fazem a diferença na decoração do espaço para refeições. Além disso, elas servem para proteger e preservar o móvel. Mas isso significa, é claro, que toda a sujeira cai sobre nelas. Então, muita gente se pergunta: como tirar mancha de toalha de mesa?

Os truques para deixar as peças higienizadas e como novas, sejam elas brancas ou coloridas, dependem do tipo de mancha. Além disso, existem dicas para a lavagem e conservação da peça no dia a dia. Veja nossas recomendações para ter toalhas de mesa sempre limpas.

Como tirar mancha de toalha de mesa?

Como tirar mancha de toalha de mesa

Algumas manchas são mais difíceis de tirar e costumam gerar algumas dúvidas na hora da lavagem. Veja as mais comuns delas e descubra como resolver o problema de forma simples e prática.

Mancha de vinho

Uma das mais comuns e mais temidas, a mancha de vinho pode ser removida facilmente do tecido se você agir rapidamente. Esquente um pouco d’água e mergulhe a parte manchada ou mesmo a toalha inteira, se achar mais fácil.

Como tirar mancha de toalha de mesa

Se a peça for de algodão, é fácil aprender como tirar mancha de toalha de mesa mesmo quando o vinho secar. É assim: misture a mesma medida de água oxigenada e detergente líquido neutro e passe na mancha. Aliás, uma recomendação importante é esfregar com movimentos das laterais para o centro, evitando assim espalhar a sujeira.

Deixe a mistura agir por cerca de 30 minutos e depois lave-a com água morna. Em seguida, deixe a toalha de molho por uma hora em água quente e depois enxague com água fria.

Mancha de gordura

Como tirar mancha de toalha de mesa

Quer saber como tirar mancha de toalha de mesa quando cai gordura sobre ela? Nesse caso, também recomenda-se agir o mais rápido possível.

Assim, uma boa dica é jogar talco sobre a sujeira e deixá-lo lá por algumas horas. O pó vai absorver grande parte da gordura. Então, é só lavar a toalha normalmente.

No caso de manchas mais difíceis, um truque é colocar a parte manchada entre dois papéis mata-borrões e passar ferro quente por cima. Depois, limpe a área com éter ou água quente com sabão.

Mancha de café

Como tirar mancha de toalha de mesa

Outra mancha comum é de café. Se você notar assim que o respingo acontecer, passe uma pedra de gelo sobre o local e depois enxague com uma toalha. Mas se a mancha já estiver seca, misture vinagre branco e álcool em partes iguais e esfregue bem.

Mancha de cerveja

Manchou a toalha de mesa derramando cerveja sobre ela? Não se preocupe! Para deixá-la limpinha basta mergulhar a parte suja em água bem quente e esfregar a área com detergente neutro.

Mancha de molho de tomate

Como tirar mancha de toalha de mesa

Molho de tomate e catchup teimam em cair sobre a toalha de mesa, não é? Nesse caso, a recomendação para evitar manchas é retirar o excesso de molho com um papel toalha ou guardanapo. Em seguida, coloque sobre a área uma mistura de água morna e detergente neutro e deixe agir por cinco minutos.

Manchas de caneta

Sabia que manchas de caneta e outras tintas podem ser removidas da sua toalha de mesa usando leite morno? É só deixar o tecido de molho por algumas horas e na maioria dos casos a mancha desaparecerá. Outra dica é umedecer a parte suja com um pano embebido em vinagre e deixar de molho.

Como lavar toalha de mesa?

Como tirar mancha de toalha de mesa

Caso sua toalha de mesa não esteja manchada, o processo de limpeza é mais fácil. Ainda assim, recomendam-se alguns cuidados.

Para começar, lembre-se de lavar toalhas de mesa e panos de prato separados das roupas. Separe, também, as toalhas brancas das coloridas. Afinal, assim como acontece com outras peças, elas podem ficar manchadas se o tecido soltar tinta.

Como tirar mancha de toalha de mesa

Antes de lavar, veja qual é o tecido da sua peça. Toalhas de materiais sintéticos, algodão ou linho quase sempre podem ser lavadas à máquina. Se o material for delicado ou tiver aplicações de rendas e bordados escolha a opção de lavagem delicada no eletrodoméstico ou lave à mão.

Caso sua toalha de mesa tenha um bordado colorido, é recomendável fazer um teste antes de lavá-la para ver se os fios não desbotam. Se isso acontecer, adicione duas colheres de vinagre na água, tanto na lavagem quanto no enxágue.

Como tirar mancha de toalha de mesa

Em linhas gerais, o ideal é deixar a água em uma temperatura em torno de 40ºC. Caso haja manchas e o tecido permita, aumente para 60ºC. Assim, para se certificar desse limite, observe as indicações na etiqueta da peça.

Amaciantes podem ser usados, mas também é necessário adequar o produto ao tipo de tecido. Com toalhas de mesa de linho, algodão ou fibras sintéticas, não use produtos à base de cloro. Isso porque eles podem manchar ou amarelar o tecido.

Cuidados extras

Como tirar mancha de toalha de mesa

Sempre que possível, deixe as toalhas de mesa secando na sombra, evitando sol direto. E na hora de passar, caso suas toalhas sejam de tecidos sintéticos ou delicados a dica é colocar um pano entre elas e o ferro. Porém, tome cuidado para não queimar as fibras do tecido! Por fim, para evitar que elas fiquem com marcas de dobras, guarde-as penduradas em cabides.

Escolha sua toalha de mesa favorita:

Gostou das nossas dicas de como tirar mancha de toalha de mesa? Então compartilhe esse texto!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário