Top 10: plantas fáceis de cuidar (e difíceis de matar)

Não tem tempo, disposição ou experiência para cuidar de plantas? Se mesmo assim você quer ter uma casa cheia de verde, não se preocupe. Basta escolher plantas fáceis de cuidar. Afinal, muitas espécies exigem pouquíssima atenção e vivem bem mesmo em ambientes pequenos e com pouca luz.

E não pense que estamos falando só de cactos e suculentas, hein? Você pode combinar diversos tipos de plantas resistentes em casa. Confira 10 opções entre as mais recomendadas, além dos principais cuidados para que elas tenham uma vida longa.

Conheça 10 plantas fáceis de cuidar

1- Zamioculca

Plantas fáceis de cuidar
(Reprodução – Pinterest)

Uma das espécies de plantas mais fáceis de cuidar, as zamioculcas são tão bonitas quanto resistentes. Suas folhas são grossas e brilhantes e ela pode ser usada em espaços pequenos. É uma planta que vive bem na sombra e pode ser regada apenas uma vez por semana. Além disso, ela não exige podas, sendo suficiente retirar folhas secas.

2-Jiboia

Plantas fáceis de cuidar
(Reprodução – Pinterest)

Caso você prefira uma planta estilo trepadeira, a jiboia é uma das melhores plantas para apartamento. Se colocada no alto de um móvel, suas folhas vão crescer como uma cascata emoldurando a peça. Ela exige poucos cuidados, mas gosta de água e calor. Recomenda-se regá-la duas vezes por semana, ou até três no verão. Adube a terra a cada três meses.

3- Cactos e outras suculentas

Planta fácil de cuidar
(Reprodução – Pinterest)

Falamos que não íamos nos restringir aos cactos e suculentas, mas é claro que essa clássica planta não ia ficar de fora da lista, não é? Os cactos fazem parte do grupo das suculentas, plantas com raiz, talo e folhas bem grossas.

Por armazenarem muita água, essas plantinhas exigem poucas regas. São, assim, ideais para os esquecidos ou que viajam com frequência. No entanto, recomenda-se deixá-las sob luz direta sempre que possível.

De modo geral, é suficiente regar suas suculentas duas vezes por mês, colocando a água diretamente na terra. Para saber se precisa de mais água, coloque um dedo na terra e veja se está seca. Se as folhas começarem a murchar, é preciso ir aumentando as regas gradativamente. Se a base estiver apodrecendo, diminua.

4- Peperômia

Peperomia
(Reprodução – Pinterest)

A peperômia é uma planta com folhas pendentes, assim como a samambaia. Ela tem folhas verdes e arredondadas e fica uma graça em ambientes internos. Existem versões da planta com folhas com detalhes brancos, e nesse caso ela recebe o nome de variegata. Há também a variação redonda com listras brancas, chamada de peperômia melancia.

Para cuidar da sua peperômia, deixe-a na sombra em temperatura ambiente. A rega deve ser feita a cada dois dias, ou todos os dias se estiver muito calor.

5- Begônia

Plantas fáceis de cuidar
(Reprodução – Pinterest)

Está procurando flores fáceis de cuidar? Plantas com flores geralmente exigem bastante atenção, mas a begônia é menos complicada. Muito bonitas e coloridas, elas devem ser regadas com pouca água de duas a três vezes por semana. Coloque-as em lugares bem iluminados, mas sem tanta luz direta.

6- Espada-de-São-Jorge

Plantas fáceis de cuidar
(Reprodução – Pinterest)

Outra opção bem conhecida entre as plantas fáceis de cuidar, a espada-de-São-Jorge aguenta tanto frio quanto calor. Ela é muito adaptável e resistente, suportando até ambientes com ar condicionado.

Faça regas espaçadas, cerca de uma ou duas vezes por semana, apenas quando notar que o solo está seco. O ideal para a espécie é ficar à meia-sombra, mas ela também suporta luz direta. Ela é uma das espécies ideais para decorar banheiros.

7- Costela de Adão

Plantas resistentes
(Reprodução – Pinterest)

Bastante em alta atualmente, a costela de adão tem folhas lindas. Ela não deve ser colocada em ambientes com ar condicionado ou aquecedor, mas não exige muitos cuidados específicos. Deixe-a na luz indireta regue-a cerca de duas vezes por semana.

Uma observação importante em relação à costela de adão é que suas folhas e caule são tóxicos. Por isso, tenha cuidado ao manuseá-la e não deixe-a ao alcance de crianças e animais de estimação.

8- Lírio da Paz

Plantas resistentes
(Reprodução – Pinterest)

O delicado lírio da paz parece inspirar muitos cuidados, mas é uma das plantas fáceis de cuidar. Ele não exige muita luz solar e seu solo deve ser mantido sempre úmido. Outro detalhe é que ela gosta de umidade, então recomenda-se também borrifar água nas folhas. Quando a planta está com pouca água, ela sinaliza rapidamente, deixando as folhas mais caídas.

9- Samambaia

Plantas fáceis de cuidar
(Reprodução – Pinterest)

Considerada uma das plantas mais antigas do mundo, a samambaia é tropical e gosta muito de sombra e umidade. Coloque-a em um lugar onde receba raios de luz de forma suave e regue-a todos os dias. Evite, no entanto, deixar o solo encharcado. Além disso, também é importante borrifar água nas folhas quando o clima estiver seco.

10- Palmeira areca

Plantas fáceis de cuidar
(Reprodução – Pinterest)

A palmeira areca ou areca bambu é outro exemplo de planta fácil de cuidar. Muito usada na decoração de interiores, ela se desenvolve bem com luz solar indireta. Ela gosta de clima úmido, então ambientes com ar condicionado prejudicam seu desenvolvimento. Regue-a cerca de uma vez por semana.

Você tem outras sugestões de plantas fáceis de cuidar? Conta para a gente nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário