Ideias para montar um cantinho do café em casa

Sabia que o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para a água? Ele tem um papel cultural, afetivo e social na vida da maioria de nós. Por isso, ele merece um espaço especial na sua casa. Nossa dica: crie um cantinho do café!

Já considerado uma tendência de decoração, o cantinho do café é um lugar que reúne os ingredientes e acessórios necessários para o preparo e degustação do café. Mas, além de prático, ele pode ficar um charme se for decorado com criatividade, sabia?

Como montar um cantinho do café?

Cantinho do café
(Reprodução – Pinterest)

O local reservado ao café pode ser montado facilmente com itens que você já tem em casa. Mas, se quiser algo mais incrementado, também vale comprar os objetos pensando especialmente na decoração desse espaço. Veja o que você deve levar em consideração ao montar seu cantinho do café na sala ou na cozinha:

O lugar ideal

Cantinho do café
(Reprodução – Pinterest)

Geralmente o cantinho do café fica na sala de estar ou na sala de jantar, onde costuma-se receber visitas, ou na cozinha. Mas você também pode fazer seu espaço dedicado à bebida no escritório e garantir energia na hora de trabalhar.

Uma dica é otimizar áreas que estejam sem uso, já que é possível aproveitar pequenos espaços. Além disso, fique atento para não atrapalhar a circulação de pessoas.

Cantinho do café
(Reprodução – Pinterest)

Se tiver um local reservado para colocar um móvel especial para isso, ótimo! Mas se não for o caso, você pode montar o cantinho do café na cozinha, usando uma parte da bancada, por exemplo.

Na sala, é possível fazer um canto do café em cima de um buffet, em uma mesinha ou em um carrinho de bar. Aliás, não esqueça de que o lugar escolhido deve ser próximo à uma tomada, para que possa ligar a cafeteira ou chaleira elétrica.

Não pode faltar

Cantinho de café
(Reprodução – Pinterest)

Uma das razões da popularização do cantinho do café nos últimos tempos foi o surgimento das máquinas de café em cápsulas, que tornam o preparo da bebida muito prático. Mas se você não tiver uma dessas, pode usar uma máquina convencional.

Outra ideia é apostar em outros métodos de preparo, como um coador de pano com um belo suporte ou uma prensa francesa. Nesses casos, se o cantinho do café estiver na sala, você pode incluir uma chaleira elétrica para esquentar a água.

Cantinho de café
(Reprodução – Pinterest)

Além disso, recomendamos incluir no espaço uma garrafa térmica, xícaras, pires, açucareiro, adoçante, colheres de café e guardanapos. Ah! E não esqueça, é claro, da grande estrela: o café em si. Se optar por cápsulas, escolha um pote ou cesto bem bonito para guardá-las.

Você também pode acrescentar outros ingredientes para incrementar o café, como leite e chocolate em pó, mel e canela, além de opções de chás para quem preferir. Para deixar o resultado ainda mais gostoso, inclua também um pote de biscoitos ou bolachas ou pequenos chocolates. Caso esteja usando elementos descartáveis, lembre-se de disponibilizar uma pequena lixeira.

Hora de decorar seu cantinho do café!

Cantinho do café
(Reprodução – Pinterest)

O mais importante é pensar na harmonia do visual dos itens mencionados no item anterior. Quando for escolher as xícaras e o pote para pó de café ou suporte para cápsulas, por exemplo, procure objetos que combinem entre si.

Se for disponibilizar complementos como canela e leite em pó, tente colocá-los em recipientes iguais e disponibilizar uma colher para cada.

Tenha sempre em mente o estilo de decoração que quer para o espaço, em harmonia com o resto da casa. Se, por exemplo, optar por uma linha rústica, canecas esmaltadas são uma boa opção. Se preferir algo com glamour, escolha um jogo de xícaras com detalhes em dourado. Para um resultado minimalista, aposte em modelos simples em branco, preto ou vidro.

Cantinho de café
(Reprodução – Pinterest)

Para deixar tudo organizado, é interessante investir em uma bandeja para cantinho do café. Você também pode usar suportes verticais para xícaras, deixando-as penduradas na parede. Outras dicas são guardar alguns itens em gavetas ou em cestos.

Além disso, escolha alguns itens puramente decorativos. Quadros ou placas que falem sobre café, plantinhas em vasos e um quadro ou parede de lousa têm um resultado bem charmoso. E por que não colocar alguns grãos de café em um belo recipiente de vidro para complementar o ambiente?

Também ama café? Então monte o seu cantinho do café em casa e venha contar o resultado para a gente!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário