Feng Shui: como ter uma casa com boas energias?

Não há lugar como o nosso lar, não é mesmo? Por isso, vale a pena se dedicar a fazer dele um espaço com boas energias. E a arte milenar chinesa do Feng Shui é uma ótima forma de desenvolver esse equilíbrio nos diversos cômodos da sua casa.

Através de pequenos ajustes na decoração, como mudanças na disposição dos móveis, você pode cultivar boas vibrações nos ambientes. E como fazer isso na prática? Reunimos aqui várias dicas para ajudá-lo a aplicar o Feng Shui em casa.

Entendendo a técnica

Feng shui
(Reprodução – Pinterest)

O que é Feng Shui? Traduzida literalmente, a expressão significa “vento” e “água”. A relação de oposição entre esses elementos está relacionada aos conhecidos conceitos de ying e yang. A ideia por trás da técnica é preservar as influências positivas presentes no lugar e redirecionar as negativas.

Entre os principais preceitos do Feng Shui está o de que um excesso de objetos gera acúmulo de energia. E se o fluxo de energia fica bloqueado, você sente as consequências na sua vida. Por isso, uma das principais dicas para aplicar o Feng Shui na decoração é evitando bagunça e abrindo mão de itens que não usa com frequência.

Como ter uma casa com boas energias?

Feng shui
(Reprodução – Pinterest)

A primeira dica de como aplicar a técnica na decoração é ter em casa objetos que representem cada elemento do Feng Shui: ar, água, madeira, terra e metal. Você pode, por exemplo, usar velas para representar o fogo, itens de cerâmica simbolizando a terra, fontes para fazer referência à água e objetos decorativos metalizados para complementar.

O espelho é um dos elementos mais importantes do Feng Shui. Mas quando for posicioná-lo na casa é importante considerar o que a peça está refletindo. Uma recomendação é colocar um pequeno espelho do lado externo da porta do hall de entrada para refletir energias negativas para fora da casa.

Feng shui
(Reprodução – Pinterest)

Nos ambientes internos, o espelho deve refletir imagens positivas, como uma bela vista da janela ou a mesa de jantar, que representa abundância. Não é indicado posicionar espelhos direcionados para a porta de entrada, porque a energia ruim que vem de fora pode se refletir e se espalhar pela casa.

Também recomenda-se dar uma atenção especial à iluminação. De acordo com o Feng Shui, ambientes escuros deixam as energias estagnadas. Por isso, é importante deixar entrar luz natural pelas janelas e trocar lâmpadas queimadas imediatamente.

Além disso, vale apostar nas plantas para transmitir boas energias, desde que sejam naturais e bem cuidadas. É interessante, por exemplo, colocar plantas na entrada da casa. Isso faz com que elas sirvam de barreira para energias negativas. Outra opção é colocá-las entre o fogão e a pia da cozinha, servindo para equilibrar os elementos água e fogo.

Cores no Feng Shui

Feng shui
(Reprodução – Pinterest)

As cores também são elementos muito importantes para o Feng Shui. De acordo com essa técnica, cada uma está associada a um conjunto de significados. Por isso, antes de escolher a cor predominante para cada ambiente é bom pesquisar sobre ela.

O amarelo, por exemplo, é considerado uma representação do elemento terra. Ele é relacionado à estabilidade, mas também a poder e riqueza. No dia a dia, essa cor estimula a concentração e a energia. É, então, uma boa escolha para escritórios.

Feng shui
(Reprodução – Pinterest)

O azul representa a água e é relacionado à tranquilidade, especialmente no caso de tons mais claros. Por isso, essa cor é uma boa opção para bibliotecas, salas de estudo e ambientes voltados para o relaxamento, como quarto.

O vermelho, por sua vez, é uma representação do elemento fogo. Ele tem a ver, então, com energia, vitalidade e paixão. Não recomenda-se usá-lo em quartos, nem aplicá-lo em grandes áreas da casa.

Já o verde é uma boa escolha para quartos, especialmente infantis. Ele representa o elemento madeira e estimula a renovação de energias.

Por fim, o branco representa o elemento ar e transmite sensações de paz e limpeza. Ele é recomendado para cozinhas, lavanderias e banheiros.

Dicas de Feng Shui para cada ambiente

Decoração de sala
(Reprodução – Pinterest)

Feng Shui para sala

Uma recomendação para aplicar o Feng Shui na sala da sua casa é decorá-la com branco e tons terrosos, que promovem paz. Como esse é um ambiente de convívio, elas podem ser combinadas com detalhes em cores vivas, que incentivam a interação.

Ao posicionar sofás e poltronas, o ideal é colocá-los próximos à parede e voltados para a porta. Assim, você gera uma sensação de segurança e proteção para quem chega. E no centro da sala, que é responsável por irradiar boas energias, recomenda-se colocar uma mesa de centro ou tapete arredondados.

Para evitar que energias ruins se acumulem no ambiente, evite cantos vazios. Você pode aproveitar para ocupá-los com plantas ou luminárias, por exemplo. Assim, acrescenta os benefícios trazidos por esses elementos, como mencionamos acima.

Feng Shui para cozinha

Cozinha e banheiro
(Reprodução – Pinterest)

A cozinha é o coração da casa. Afinal, saem dali os alimentos que dão vitalidade aos moradores. Por isso, é interessante mantê-la sempre bem iluminada, organizada e com plantas. Cores intensas vão bem para tornar o ambiente estimulante, mas branco também é uma boa opção porque remete a limpeza.

Feng Shui para banheiro

O Feng Shui considera o banheiro como um ambiente repleto de energias negativas. A circulação de água nesse cômodo provoca a fuga de energias. Por isso, é importante verificar sempre o sistema hidráulico para evitar vazamentos. Também recomenda-se colocar plantas nesse cômodo e manter a porta e a tampa do vaso sempre fechadas.

Feng Shui para quarto

Decoração de quarto
(Reprodução – Pinterest)

O quarto é o ambiente mais íntimo da casa. Merece, então, uma atenção especial na hora de aplicar as técnicas de Feng Shui.

Para começar, escolha cores adequadas. Evite tons muito estimulantes, já que esse é um ambiente usado primordialmente para repor energias e descansar. A dica é optar por tons suaves como azul, verde claro e branco.

Outra recomendação é evitar aparelhos eletrônicos no quarto, como televisão e computador. Ou, se não for possível, mantê-los ao menos longe da cama. E caso não estejam funcionando, remova-os do quarto imediatamente.

Feng shui
(Reprodução – Pinterest)

Também é essencial deixar o quarto sempre arrumado, abrindo espaço para a circulação das energias. Doe roupas e sapatos que não usa muito e conserte ou se desfaça de objetos quebrados.

Outra dica importante é abrir as janelas todos os dias para deixar entrar a luz natural. Recomenda-se, inclusive, evitar o uso de blackout nas cortinas, para que você não se isole dos ciclos da natureza. Já no que diz respeito à posição dos móveis, é importante posicionar a cama de modo que o ocupante sempre consiga ver a porta.

Para um quarto com boas energias:

Além disso, os itens decorativos devem ser focados em trazer energias positivas. Prefira fotos de momentos felizes e lembranças de viagens e evite expor fotos de parentes que já se foram, por exemplo. Por fim, caso tenha o costume de levar um copo d’água para o quarto, deixe-o sempre tampado, já que a água é uma condutora de energia.

Gostou das nossas dicas de Feng Shui para casa? Compartilhe esse artigo com seus familiares e amigos!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário