Enxoval de casa: saiba o que comprar

Seja para os que vão fazer faculdade em outra cidade ou estão se preparando para a vida de casado, montar o enxoval de casa nova não é nada fácil. Pois é, o início da vida adulta é uma fase cheia de “perrengues”.

Do tamanho do apartamento até o tecido da toalha de rosto: são tantos detalhes que muitos já desistem por aí. Mas se você entender quais são suas necessidades e o que é realmente essencial para você, esse processo se torna mais fácil e divertido. Saiba, a seguir, como escolher seu enxoval de cama, mesa e banho.

Dicas de como se preparar

São muitas pequenas coisas que precisam ser pensadas antes de comprar seu enxoval de casa. Por isso, recomendamos que você pesquise antes quais são seus gostos e o que é essencial para você. No site da ARTEX, você encontra roupa de cama, mesa e banho, para ir comparando e decidindo o que lhe agrada mais.

Na hora de preparar sua lista de compras, leve em conta que o ideal é ter pelo menos o dobro de todos os itens básicos. Porém, indicamos que as fibras descansem por cerca de quatro semanas entre a lavagem e uma nova utilização. Dessa forma, suas peças duram mais tempo.

Para manter a sua casa sempre organizada, é importante, também, que suas peças extras tenham um lugar específico para serem armazenadas enquanto não estão em uso. Considere, então, o espaço que você tem, antes de colocar as quantidades na sua lista de enxoval para casa nova.

Nem sempre é possível se planejar com muita antecedência antes de se mudar. E para facilitar, preparamos uma lista de enxoval, que é só clicar e baixar em PDF, com os principais têxteis que você vai precisar nessa nova fase que se inicia. Com ela em mãos você já está pronto para se jogar nas compras.

Enxoval de casa: sua lista de compras para a casa nova

O estilo decorativo do seu enxoval de casa

Antes de decidir pelos modelos, tecidos e estampas do seu enxoval de casa, é importante que você conheça seus gostos pessoais e o estilo de decoração que vai seguir. Por exemplo, se seu quarto tem uma linha mais clássica, padronagens moderninhas podem destoar um pouco e vice-versa.

Se vai começar investindo em poucos artigos e depois ir completando ou ainda não tem certeza ainda de que estilo seguir, na hora de montar sua lista de enxoval pense em cores neutras e peças lisas ou com detalhes mais sutis.  Eles combinam com tudo e você não corre o risco de cansar das peças com o tempo. 

Tenha belas roupas de cama no seu enxoval de casa

Escolhendo a roupa de cama

O quarto é um dos pontos mais importantes da casa, não é mesmo? É nele em que descansamos e repomos energias para o dia seguinte. Por isso, seu enxoval de cama deve ser pensado para atender às suas necessidades e melhorar a qualidade do seu sono. Entender os tecidos e qual é o melhor para você é um bom começo:

  • Percal: geralmente feito 100% de algodão, esse material possui uma trama densa, mas respirável e leve. Além disso, é macio, fácil de lavar e possui alta durabilidade;
  • Cetim: esse material é confeccionado, geralmente, com seda ou algodão, resultando em peças com leve brilho e toque agradável. Ele é perfeito para quem quer evitar o frizz no cabelo;
  • Microfibra: também dono de uma maciez impressionante, esse tecido tem alta capacidade de reter calor e te manter aquecido até nos dias mais frios.
O enxoval da casa nova completo

Quais são as peças essenciais para uma cama aconchegante?

Você já deve ter notado que existem muitas peças diferentes para compor uma roupa de cama completa, não é? E nem sempre é fácil saber para que cada uma serve ou por que ter tantos artigos diferentes, mas te garantimos que todos são necessários se o seu desejo é ter um quarto aconchegante.

Os lençóis e fronhas, por exemplo, ficarão em contato com o seu corpo enquanto você dorme. Ao mesmo tempo em que protegem o seu colchão e travesseiros, eles aumentam seu conforto durante o descanso. Além disso, essas peças podem ser usadas como um item decorativo.

As colchas, por outro lado, são chamadas de cobre-leito: elas ficam sobre o jogo de lençol, protegendo-o de poeira durante o dia. Durante a noite, funcionam como um edredom mais leve em dias amenos. Com várias possibilidades de acabamentos, tecidos, texturas e estampas, elas acabam se tornado também a principal composição de decoração do espaço.

Os edredons, mantas e cobertores ajudam a te manter aquecido durante a noite, cada um sendo ideal para determinada temperatura. Os primeiros são perfeitos para os dias de inverno rigoroso, as mantas para os mais frescos, e os cobertores para os frios. Essas peças da sua roupa de cama ainda podem ser usadas como peseira, dando um toque especial na decoração.

As toalhas de banho do enxoval de casa nova

Toalhas: como escolher?

Jacquard, fio penteado, long loop, low twist… Deparar-se com todos esses termos enquanto escolhe as peças de banho do seu enxoval de casa pode tirar seu sono. Mas calma, entendê-los é fácil, e assim como cada tecido existe por um motivo, cada acabamento traz características diferentes que agregam à sua experiência. 

Entenda cada um:

  • Jacquard é o nome que se dá a uma técnica de tecelagem que faz desenhos diretamente no tecido. Isso garante padronagens sofisticadas, que dão um toque de elegância ao banheiro;
  • O fio penteado com certeza estará presente em boa parte do seu enxoval de banho. As peças com esse acabamento passam por um processo que corta as fibras mais curtas, eliminando-as, o que torna o tecido mais resistente e macio,
  • Sabe aquela toalha felpuda, bem aconchegante, mas levinha? Pois bem, ela provavelmente usou long loop para garantir esse efeito. A técnica garante uma toalha de banho com mais volume e menos peso. 
Sua mesa sempre bela com um enxoval de casa completo

A sua mesa impecável

O momento das refeições. Só de ouvir essa frase já dá uma vontade de ir à cozinha pegar um lanchinho, não é mesmo? Essa parte tão essencial no nosso dia a dia se torna ainda melhor quando temos peças que deixam a atmosfera acolhedora. Por isso, na hora de compor o enxoval de casa nova, é importante pensar nesse ambiente.

E aqui, coordenar com outros objetos de decoração é primordial para conseguir um cômodo equilibrado. Seus pratos são românticos, com flores e tons pastel? Aposte em um caminho de mesa com as mesmas cores. Assim, você cria uma cozinha acolhedora para receber familiares e amigos.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário