Dicas infalíveis para fazer uma decoração de varanda pequena

Ambientes externos são considerados, por muitos, como um dos cômodos mais gostoso da casa. Isso porque permitem contato com o ar e virar ponto de encontro com os amigos. Entretanto, se você tem pouco espaço e precisa de uma decoração de varanda pequena, não se preocupe. Há formas de deixá-la incrível!

Móveis, itens multifuncionais e uma boa iluminação trazem charme e beleza a esse espaço. Quem enxerga a varanda como um local de descompressão deve investir no décor do ambiente. Por isso, a seguir, vamos te ajudamos com algumas dicas para decorar uma varanda pequena.

Os principais erros ao decorar uma varanda pequena

Decoração de varanda pequena

Você pode considerar a sua varanda como um espaço pouco funcional. E ela até pode ser isso, se a decoração não for bem pensada. Para evitar que isso aconteça, é primordial evitar os seguintes erros: :

1 – Móveis desproporcionais

De nada adianta investir em itens grandes se não há espaço para acomodá-los.

Por isso, a dica é optar por móveis funcionais, que possam ser desmontados ou se transformem em outra peça. E, claro, é preciso tomar cuidado para deixar espaço para a circulação de pessoas.

2 – Tecidos errados

Decoração de varanda pequena
(Reprodução – Pinterest)

O sol da varanda acelera – e muito – a deterioração dos tecidos. Por isso, é primordial investir nos que resistem a essa condição.

Atualmente, há tecidos específicos para áreas externas, com características impermeáveis. Eles aumentam a durabilidade das peças e conferem charme ao espaço.

3 – Má escolha de plantas

Se você deseja uma varanda florida precisa investir em belas plantas. E, acima de tudo, cuidar bem delas.

A dica, aqui, é pesquisar espécies que vivam bem nas condições da sua varanda. Aqui no blog ARTEX, você pode aprender a montar um jardim vertical, por exemplo, e saber quais plantas ter em casa.

Lembre-se que é preciso avaliar quesitos como vento, sol, chuva e umidade.

Como deixar uma varanda pequena linda e funcional

Decoração de varanda pequena

Primeiramente, o momento de decorar uma varanda pequena deve considerar o espaço que você tem e o que deseja para ela. Sua varanda será um cantinho de relaxamento, lazer entre amigos ou um espaço de leitura?

Definida a sua utilidade, é o momento de adotar medidas que a deixem aconchegante e gostosa. Móveis de varanda são essenciais e, se forem multifuncionais, melhor ainda!

Decoração de varanda pequena
(Reprodução – Pinterest)

Um banco que vira mesinha, um aparador que recebe as bebidas, mesas e cadeiras dobráveis… vale tudo isso na hora de compor uma varanda pequena.

Se você não tem espaço para plantas, porém deseja investir nelas, que tal vasos pendentes? Eles são charmosos e não ocupam espaço no chão. Neles, você pode investir em espécies diferentes.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

Também é essencial reservar locais para sentar, mas que possam se transformar em um espaço de meditação, por exemplo.  Uma das paredes pode, inclusive, receber vasinhos, cores ou texturas para dar um charme ao local.

A cerejinha do bolo na decoração de varanda pequena é a iluminação. Sabe aquelas luzinhas de Natal? Você pode colocar alguns cordões no espaço e acendê-los à noite. Fica um charme!

Decoração de varanda pequena

Pontos indiretos de luz e até uma lanterna – se houver espaço – complementam o charme desse ambiente.

Se bem decorada, a sua área externa pode ser um dos locais mais gostosos de uma casa. Por isso, vale a pena caprichar na decoração de varanda pequena, pensar no que você deseja com esse espaço e desfrutar de todos os seus encantos!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário