Dicas de como fazer decoração para quarto de bebê

A chegada de um bebê é sempre um momento de alegria para a família. Com ele, também nascem novos pais, avós e tios. É um período de redescoberta e preparação para receber o mais novo membro da família da melhor forma possível. Nesse pacote, vem a dúvida: como fazer a decoração para quarto de bebê?

Para ser justo ao encanto que é receber de um novo ser ao mundo, é preciso planejar a decoração de quarto de bebê. Trata-se de escolher o cantinho para o pequeno, os móveis, as cores, os enfeites e a roupa de cama que vai deixar o ambiente aconchegante e receptivo. 

Pensando nas dificuldades que os novos papais e mamães podem encontrar para fazer decoração para quarto de bebê, nós, da ARTEX, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Quarto de bebê pequeno

A escolha do cômodo

Nesse momento, é normal querer entrar nas lojas e ir comprando as coisas que mais nos agradam, seja para quarto de bebê menino ou menina. Mas, antes de começar a pesquisar sobre enfeites e móveis, é importante saber o espaço que você tem disponível para construir o quarto do seu pequeno. 

A casa tem um cômodo que pode ser usado só para isso ou o bebê vai dividir o quarto com os pais? Qual é o tamanho do espaço disponível? Com essas informações, é mais fácil saber a dimensão máxima dos móveis e quanto do ambiente poderá ser usado com enfeites para quarto de bebê.

O gasto com a decoração para quarto de bebê

O gasto com a decoração para quarto de bebê

Depois de saber qual espaço da casa será dedicado para o mais novo membro da família, a pergunta seguinte é: quanto há disponível para gastar com os móveis e a decoração desse cômodo?

Cada família é única, e não existe um valor mínimo ou máximo que deve ser gasto. Então, o planejamento financeiro serve para você ir comprando as coisas aos poucos, esperar promoções ou fazer alguns enfeites e objetos de decoração artesanalmente. A intenção é criar um quarto que seja encantador e caiba no seu bolso!

Os móveis indispensáveis no quarto de bebê

Os móveis indispensáveis no quarto de bebê

Na hora de construir quartos de bebê que sejam aconchegantes, bonitos e funcionais, há quatro móveis indispensáveis: o berço, a cômoda, o trocador e a poltrona de amamentação.

Além de fazer parte da decoração do cômodo, o berço é o local em que a criança vai dormir, portanto, precisa ser pensado para promover segurança e conforto. É importante garantir que seja uma peça certificada. Só assim você terá a certeza de que as barras têm as medidas corretas e a pintura usada não é tóxica.

A cômoda e o trocador podem ser um único móvel, ocupando menos espaço em um quarto pequeno e sendo mais funcional. A poltrona de amamentação garante o conforto da mãe e do bebe nesse momento tão importante do crescimento infantil, por isso precisa ser confortável e promover bem-estar. 

Para que o quarto de bebê simples seja mais funcional, é interessante optar por móveis planejados, que sejam adaptáveis, possuam o tamanho ideal e cores que já combinem com o ambiente. O berço pode virar uma cama infantil, por exemplo, e o guarda-roupa com trocador embutido pode ser usado em outras fases da vida da criança.

A temática e as cores da decoração infantil

A temática e as cores da decoração infantil

Algo que tem se tornado cada vez mais comum na decoração para quarto de bebê é a escolha de um tema e uma paleta de cores. Isso ajuda os pais na hora de escolher elementos, estampas e até móveis para decorar o quarto dos pequenos, facilitando a combinação de tons e objetos. 

O quarto de bebê menina e menino perdeu os tons tradicionais de rosa e azul, ganhando temáticas como safári, viagem, ursinhos de pelúcia e navegação marítima. As paredes podem ganhar estampas de bichinhos, em zigue-zague colorido, ou desenho do mapa mundi, tudo de acordo com o tema e a paleta escolhida. 

Só é importante tomar cuidado com as cores escolhidas, pois elas têm influência sobre as pessoas e não seria diferente com os pequeninos. Além dos tons neutros, como o branco e o bege, as cores pastéis ganharam o coração das famílias. Essas tonalidades claras são um charme, transmitem serenidade e fazem com que o ambiente fique visualmente maior.

Se há dúvidas de como decorar quarto de bebê e escolher a temática para isso, o melhor é criar uma pasta no Pinterest e ir salvando as imagens que mais te agradam. Aos pouquinhos, você vai notar que deve ter pontos em comuns nelas, como determinada padronagem ou cor. Assim, você consegue ir construindo um ambiente apaixonante e que seja perfeito para a sua família.

Os elementos decorativos do quarto

Os elementos decorativos do quarto

Com móveis, cores e temática pensados, está na hora de colocar a mão na massa, deixar a criatividade fluir e começar a deixar a decoração para quarto de bebê encantadora e aconchegante. Você pode investir em um trocador e uma roupa de cama para berço com a mesma estampa.

O enxoval de berço é um elemento muito importante na decoração do quarto infantil, pois cobre o ponto principal do cômodo e estará em contato direto com a pele do pequeno enquanto ele dorme, por isso a necessidade de escolher peças lindas e de alta qualidade.

Almofadas decorativas, tapetes, cortinas e até papel de parede ficam um charme e te ajudam a criar a atmosfera receptiva que o seu bebê precisa. Além disso, você pode sempre acrescentar toques lúdicos, como nichos com ursinhos de pelúcia e quadrinhos na parede.

Pronto para ir as comprar e decorar o cantinho que vai receber o mais novo membro da família? Entre no site da ARTEX e conheça as peças de cama, banho e decoração que vão renovar o seu lar.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário