Decorar apartamento alugado: dicas para ter a casa dos sonhos

Ter um espaço aconchegante, que reflita a nossa personalidade e ao mesmo tempo transmita paz é o sonho de todo mundo, não é mesmo? Mas quando o assunto é decorar apartamento alugado, algumas complicações podem surgir antes de torná-lo o lugar ideal.

São as paredes que precisam ser entregues da mesma forma que você alugou, é a dificuldade de furá-las ou o piso que não pode ser trocado. Mas não é porque esses espaços costumam apresentar uma série de restrições que você não pode ter o apartamento decorado da forma como sempre sonhou. 

Soltando a criatividade e apostando em soluções econômicas e que não interfiram de maneira direta na infraestrutura do apê, o espaço pode ficar a sua cara! Por isso, nós, da ARTEX, separamos as principais dicas de como decorar apartamento alugado gastando pouco para te ajudar nessa missão. Confira:

A função de cada cômodo do apartamento

A função de cada cômodo do apartamento

Antes de colocar a mão na massa e começar a fazer a decoração do seu apartamento, você sabe como você vai usar cada cômodo? A sala, por exemplo, vai ser o espaço para conversar com a família e assistir séries ou vai ser usada só esporadicamente para receber visitas?

Caso tenha mais de um quarto, todos vão ser utilizados como tal ou algum vai se tornar escritório? Na cozinha, você prepara e faz todas as refeições ou é um espaço usado apenas nos finais de semana? 

Cada uma dessas questões é importante na hora de pensar a decoração do apartamento alugado. Sabendo a finalidade de cada um dos espaços fica mais fácil aproveitá-los da melhor forma, com móveis que funcionem para você e sua rotina.

Móveis planejados ou não?

Móveis planejados ou não?

Outra preocupação de quem vai decorar apartamento alugado são os móveis. Muitos sonham com aquelas cozinhas planejadas apaixonantes. Mas tem um detalhe importante: o que fazer com o mobiliário planejado quando for se mudar? 

O apê alugado, para bem ou para mal, não é um espaço onde temos a garantia de estar para sempre. E acontece que você pode se mudar para um espaço completamente diferente, maior, com paredes de tamanhos diferentes, com cômodos completamente opostos, os móveis podem ficar deslocados e até perdidos.

Outro problema é se o proprietário não quiser ficar com aqueles móveis que você mandou fazer com tanto carinho e cuidado. Por isso, é interessante que você compre o mobiliário da decoração de ambientes de tamanho padrão. Você pode optar por aqueles artigos com um design moderno, que ofereçam alta durabilidade e podem ser movidos com facilidade.

Mudando paredes e pisos sem reforma

Mudando paredes e pisos sem reforma

Antes de mais nada, é importante lembrar, quando for decorar apartamento alugado, que o imóvel deve ser devolvido como foi recebido, ou seja, se as paredes eram brancas, devem ser entregues brancas. O mesmo acontece com o piso. 

Então, como tirar aquelas paredes brancas ou mudar aquele piso que você não gosta tanto sem precisar quebrar nada e evitando dores de cabeça na hora de entregar o imóvel? Algumas dicas de decoração apartamento alugado sem precisar de reforma são:

Transformando suas paredes

Transformando suas paredes

Nas paredes você pode aproveitar a decoração com papel de parede, mas lembre-se que vai precisar tirá-lo depois. Então, dê preferência aos adesivos, que são mais fáceis de serem retirados. Esses modelos ainda podem te ajudar a repaginar os azulejos do banheiro de forma rápida! 

Mas se você quer mesmo pintar a parede, opte por cores neutras, pois elas são mais fáceis de cobrir depois. Além disso, você pode aproveitar os espaços vazios para colocar estantes ou nichos com seus livros, estátuas, plantas e outros enfeites. Eles são uma ótima forma de decorar apartamento alugado.  

Isso sem falar nos quadros que trazem frases e outras estampas que sejam sua cara. Para instalar esses últimos, pode ser necessário furar a parede, mas nada que apenas um pouquinho de massa não resolva.

Decorar apartamento alugado com tapetes

Decorar apartamento alugado com tapetes

Se os quadros e estantes são uma ótima opção para renovar as paredes, os tapetes são os queridinhos de quem quer mudar o piso e não pode. Aconchegantes e encantadores, eles são peças que deixam o clima da casa mais confortável e, ao mesmo tempo, dão um up no décor.

Na cozinha, por exemplo, você pode usar o modelo passadeira e comprar um jogo bem delicado. No quarto e na sala, se jogue nos modelos bem fofinhos e peludos, levando mais aconchego para os seus pés.

No mercado existem vários modelos, tamanhos e tipos de tapetes modernos diferentes. Basta escolher aqueles que mais combinam com sua personalidade e o estilo decorativo da casa para chamar de seu e mudar a cara do seu apartamento.

A atenção aos detalhes na decoração apartamento alugado

A atenção aos detalhes na decoração apartamento alugado

Os menores detalhes, quando somados, fazem muita diferença na hora de escolher como decorar apartamento alugado. Eles serão a cereja do bolo e deixarão o seu ambiente ainda mais a sua cara.

Além dos quadros que falamos anteriormente, você pode optar por colocar nichos com estátuas dos seus personagens favoritos, medalhas, troféus, canecas bonitas e cachepots com plantinhas. Isso dá um toque todo especial ao décor sem precisar de grandes transformações.

Outra dica de decoração simples em apartamento alugado, é colocar porta-retratos, livros decorativos e bombonieres na mesinha de centro, rack e escrivaninha. Você pode também trocar os puxadores dos seus móveis. Esse é um detalhe que faz toda a diferença no resultado final.

A decoração com os têxteis

A decoração com os têxteis

Os móveis, piso e paredes já estão ok. Agora é pensar em outras formas de deixar a sua casa apaixonante. Para isso, você pode sempre contar com as roupas de cama, mesa e banho.

Indispensáveis no dia a dia, essas peças também compõem a nossa casa e dão outra cara ao ambiente. Uma cama cheia de almofadas e com uma colcha que reflete a personalidade do morador, por exemplo, passa a sensação de maior aconchego e acolhimento.

As cortinas, que podem estar na maior parte dos cômodos, também são artigos que ajudam a decorar apartamento alugado com personalidade e estilo. Para não ficar na dúvida na hora de escolher as estampas e tons, defina previamente uma paleta de cores e estilo decorativo para a sua casinha.

Os apartamentos modernos e industriais ficam encantadores com cores fechadas e neutras, como preto, cinza e azul-marinho. Já as decorações românticas, escandinavas e clássicas se dão bem com florais, tons pastel e muitas almofadas. Os modelos rústicos combinam com madeira e os tropicais, com tonalidades terrosas e verdes.

Agora que já tem dicas de como decorar o seu apê alugado, entre no site da ARTEX e conheça nossos produtos de cama, mesa, banho e decoração. Também fique ligado no nosso blog, por aqui sempre trazemos dicas de decoração e organização!

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Avatar
    Maria
    Responder

    Mg boa as dicas que vc deu!!!!!👍👍👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe um Comentário