Decoração industrial por cômodo: estilo para a casa toda

Ter uma casa moderna, aconchegante e estilosa é o objetivo de todos que optam pela decoração industrial. Porém, o que poucos sabem é que a estética pode ser aplicada em todos os cômodos do imóvel, do banheiro e até da cozinha.

Ao usar as referências do estilo industrial, você consegue um espaço original inspirado em um loft nova-iorquino dos anos 1950. Quer saber como? Então veja as dicas a seguir e comece agora a transformar sua casa.

A história do estilo industrial

O que é decoração industrial

A crise americana da década de 1950 foi responsável pelo abandono de diversas fábricas e galpões. Como muitos desses imóveis eram bem localizados e tinham o valor de aluguel reduzido, acabaram transformados em residências, que mantinham a estética industrial da construção, criando-se assim os lofts.

A decoração de loft na época resguardava as características das grandes fábricas, com paredes cruas, pé-direito alto, luz natural, tubulação aparente, entre outros. Dessa forma, aos poucos, essa estética foi invadindo os apartamentos e casas comuns, transformando na decoração estilo industrial que conhecemos hoje.

Banheiro industrial

Decoração industrial - banheiro(Reprodução – Pinterest)

Toda decoração industrial para banheiro começa com a escolha dos revestimentos. Assim, cimento queimado, subway tiles (ou azulejos de metrô) e porcelanato que simula madeira de demolição são os mais usados no estilo.

A seguir, é hora de incluir os detalhes. Para a iluminação, aposte em luminárias aramadas. Os móveis podem ser feitos em aço ou madeira. As esquadrias do box e torneiras ficam com um ar mais moderno se pintadas de preto.

Cozinha industrial

Decoração industrial para cozinha(Reprodução – Pinterest)

Imagine a área culinária de uma fábrica. Essa é a estética ideal para uma cozinha industrial.  Portanto, eletrodomésticos em aço inox combinam perfeitamente com o clima esperado para a decoração do espaço.

Aqui você também pode apostar em subway tiles, os famosos azulejos de metrô que estão em alta e dão um visual moderno para o backsplash, aquele espaço de parede que fica atrás da pia. Para complementar, aposte em detalhes que lembrem encanamentos antigos.

Sala industrial

Decoração industrial para sala(Reprodução – Pinterest)

Para criar uma decoração industrial para sala, lembre-se que você precisa de um ambiente bem iluminado. Se não tiver luz natural, não tem problema. Aposte em spots, plafons, luminárias e pendentes por todos os cantos. Assim você consegue um espaço visualmente delicado e leve.

Deixe as paredes sem revestimento, apostando em um ambiente com tijolos aparentes ou cimento queimado. Para os móveis, prefira um visual rústico, com estofados em couro, itens em madeira de demolição e ferro.

Uma das características mais marcantes do estilo industrial é o reaproveitamento de peças, que geralmente iriam para o lixo. Por isso, coloque sua imaginação para funcionar e ache um novo propósito para seus itens. Um baú antigo, por exemplo, pode virar uma mesa de centro, enquanto algumas tábuas antigas ficam ótimas como prateleiras.

Quarto industrial

Decoração industrial - quarto

A base para um quarto industrial é bem parecida com a da sala. Paredes cruas, materiais rústicos e um clima de fábrica são os objetivos da decoração. Porém, nesse cômodo há uma preocupação ainda maior com o conforto.

Para fazer um contraponto entre as referências marcantes da decoração, a dica é optar por roupas de cama em tons suaves. Os tons pastel, por exemplo, combinam perfeitamente com esse espaço de uma forma nada óbvia.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

Seja em um cômodo só ou na casa inteira, o estilo industrial é responsável por modernizar a casa e enchê-la de conforto.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário