Como privilegiar a luz natural em casa?

A falta de luz natural em casa costuma incomodar bastante. Afinal, cômodos bem iluminados trazem sensações de conforto e alegria, além de reduzir gastos com a conta de energia. Por outro lado, a falta de luz solar pode afetar a saúde, influenciando desde o humor e o ritmo biológico dos moradores à sua visão e a produção de vitamina D.

Mas a boa notícia é que você não precisa fazer uma reforma para melhorar a entrada de luz natural na sua casa. Ao considerar a iluminação natural em pequenas atitudes você já verá uma grande diferença. Quer saber como? Confira as dicas que reunimos aqui.

Dicas para privilegiar a luz natural

Luz natural
(Reprodução – Pinterest)

Caso você esteja reformando ou construindo sua casa ou apartamento, recomendamos pensar na iluminação desde o início do projeto. A criação de ambientes integrados, como cozinhas americanas, é um exemplo de recurso arquitetônico que facilita a passagem da luz, além da instalação de janelas maiores e clarabóias.

No entanto, existem medidas simples que você pode colocar em prática sem grande esforço para ter uma casa naturalmente iluminada. Veja alguns exemplos:

1- Aproveite bem as janelas

Luz natural
(Reprodução – Pinterest)

Começamos por um passo simples, mas que nem sempre é colocado em prática. Abrir as cortinas e as janelas é pela manhã é importante não só para permitir a entrada de luz natural, como também para renovar o ar do ambiente. Isso contribui para que sua casa fique mais saudável e iluminada. E, como consequência, você provavelmente vai se sentir mais disposto.

Além disso, procure usar janelas de vidro, para que a luz passe mesmo quando for preciso fechá-las. E não se esqueça, é claro, de deixá-las sempre limpas. Se suas janelas estiverem empoeiradas, o sol vai encontrar barreiras para sua passagem. Lembre-se de fazer essa limpeza regularmente, usando produtos que não manchem o vidro.

2- Escolha cortinas adequadas

Luz natural
(Reprodução – Pinterest)

Outro ponto importante é a escolha de cortinas. Em ambientes como sala, cozinha e banheiro, muitas vezes elas são desnecessárias. Se quiser ou precisar usá-las, uma dica é escolher tecidos mais leves, como o voil ou linho. Assim, mesmo fechadas elas não bloqueiam completamente a luminosidade.

Você também pode optar por modelos de cortinas que não sejam muito volumosos e possam ser abertos por completo. Uma sugestão é usar persianas, que permitem um controle bem preciso da quantidade de luz que entra no cômodo.

3- Prefira cores claras

Iluminação natural
(Reprodução – Pinterest)

Uma dica importante para otimizar as fontes de luz natural é pintar as paredes com cores que refletem os raios solares. Cores escuras absorvem a luz, prejudicando seu aproveitamento no ambiente. Por isso, o ideal é privilegiar o branco e outros tons claros, especialmente nos cômodos que precisam de mais claridade.

O mesmo vale para cortinas, móveis e acessórios decorativos. Ambientes com materiais de tons claros ajudam a refletir a luz. Além disso, provocam a sensação de que o espaço é mais amplo.

4- Use espelhos e objetos refletores

Iluminação natural
(Reprodução – Pinterest)

Decorar os ambientes com espelhos é outro recurso que serve simultaneamente a um dois propósitos. Além de otimizar a iluminação da casa, provoca uma sensação de amplitude. Se posicionados de forma estratégica, como em frente a uma janela, os espelhos refletem a luz natural pelo espaço.

Além de espelhos propriamente ditos, outras superfícies brilhantes ou espelhadas também ajudam. Móveis de laca e acessórios prateados ou dourados, por exemplo, contribuem para distribuir a luz pelo ambiente.

5- Desobstrua passagens de luz natural

Luz natural
(Reprodução – Pinterest)

Outro erro comum é ter barreiras físicas em frente das entradas de luz da sua casa. Se você tem um móvel cobrindo a janela, por exemplo, avalie se não é possível tirá-lo dali. O ideal, inclusive, é manter os ambientes mais clean, evitando o excesso de mobiliário. Móveis grandes, especialmente se forem opacos e escuros, atrapalham a passagem de luz.

O mesmo vale para o exterior da sua casa ou apartamento. Caso haja árvores ou arbustos bloqueando a entrada de sol pelas janelas, verifique a possibilidade de aparar alguns galhos. Tenha sempre cuidado, no entanto, para não prejudicar o desenvolvimento da planta. Afinal, ter verde ao redor de casa é um privilégio!

Você tem outras dicas para facilitar a entrada da luz natural em casa sem fazer reforma? Já usou algum desses pequenos truques e teve bons resultados? Compartilhe nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário