Como organizar o armário de cozinha e mantê-lo arrumado?

Na hora de arrumar a casa, sempre surgem inúmeras dúvidas de como organizar o armário de cozinha. Alguns fatores contribuem para que essa prática seja dificultada e que em pouco tempo o espaço esteja bagunçado outra vez.

Para que local fique mais funcional, este mini guia irá te inspirar e auxiliar a sanar um obstáculo de organização, além de manter o ambiente clean de forma simples. Confira!

Como organizar o armário de cozinha?

Como organizar o armário de cozinha
(Reprodução: Pinterest)

Organizar o armário de cozinha é uma tarefa que, antes de você começar, requer atenção a algumas dicas gerais:

  • Escolha um dia da semana para colocar tudo em ordem;
  • Descarte o que não serve mais para uso;
  • Estabeleça uma parte do armário para cada grupo de itens;
  • Separe esses grupos para visualizar melhor o que tem para guardar.

Inicie o processo retirando tudo que há no armário e deixe a postos um pano úmido, água e sabão neutro. Em seguida, limpe por dentro e fora. Então, quando o espaço estiver totalmente seco, forre-o com um tecido emborrachado.

Organizando as louças

Como organizar o armário de cozinha - Organizando as louças
(Reprodução: Pinterest)

Pratos, copos, bowls, pires, xícaras e travessas são louças que precisam de cuidados extras, já que são usadas como recipientes para alimentos. Então, a limpeza e o armazenamento correto garantem a segurança de quem utiliza esses artigos, além de aumentar a durabilidade de cada peça.

Além disso, separe as louças e itens que são usados com maior frequência daqueles que você apenas manuseia em ocasiões especiais. Na parte mais baixa do armário guarde os mais utilizados e deixe no lugar alto o que você usufrui eventualmente.

Aliás, implemente um suporte aramado na organização de armário de cozinha. Sendo assimao invés de empilhar todos os pratos juntos, você consegue separá-los por tipo e tamanho.

Organização de mantimentos

Como organizar o armário de cozinha - Mantimentos
(Reprodução: Pinterest)

Levando em consideração a adequação de áreas disponíveis com as necessidades de cada pessoa, organizar os alimentos no armário de cozinha está cada vez mais comum. Isso acontece devido aos espaços reduzidos em casas e apartamentos, que não contam mais com um cômodo dedicado à despensa.

Dispor alimentos não perecíveis em potes transparentes de plástico ou vidro e etiquetados é uma boa ideia para mantimentos como arroz, café, açúcar, macarrão e outros. É válido escrever o nome e validade dos alimentos no recipiente.

Com exceção dos que vão à geladeira, demais alimentos perecíveis, como algumas frutas, verduras, legumes e pães, podem ser armazenados em sacos plásticos bem fechados, guardados em caixas plásticas ou caixotes de feira.

Inovando no porta-temperos

Como organizar o armário de cozinha - Temperos(Reprodução: Pinterest)

Em relação a temperos, procure deixá-los bem acessíveis, pensando na frequência em que são utilizados. Uma dica é dispor, próximo ao fogão, uma bandeja com óleos, azeites e especiarias.

Entretanto, você pode fazer um porta-tempero magnético, como o ilustrado na primeira foto. Para isso, utilize potes de comida de bebê, imã, cola quente e tinta spray preta e giz branco.

  • Retire o rótulo do pote;
  • Lave bem;
  • Deixe secando no sol;
  • Após, cole o imã no fundo do recipiente;
  • Pinte a tampa com spray;
  • Escreva o nome de cada tempero com giz.

Logo após, você pode pendurá-lo na geladeira ou em um mural de aço.

Utilizando as portas de armários

Como organizar o armário de cozinha utilizando a porta dos armários(Reprodução: Pinterest)

As tampas de panelas são itens que sempre estão perdidos e desorganizados dentro do armário. Para reverter essa situação de forma simples, basta utilizar um escorredor de louça e colocar as tampas de forma organizada.

Outra alternativa para priorizar espaço é instalar um suporte na porta do armário de cozinha. Assim, você consegue estruturar tampas e demais peças ocupando um lugar inutilizado.

Organizando com aramados

Como organizar o armário de cozinha e mantê-lo arrumado com aramados
(Reprodução: Pinterest)

Se você possui uma cozinha pequena com poucos armários ou com um número reduzido de divisórias e prateleiras, sabe o quanto é difícil encontrar uma maneira de organizar. Então, os aramados, que são itens de organização em arame, entram em cena para oferecer um auxílio prático.

Existem diversas opções e modelos para organizar cozinha. Alguns podem ser encaixados perfeitamente no décor e disposição do seu cômodo. Eles permitem a melhor visualização dos alimentos e são ideais para guardar utensílios. Além disso, por serem vazados, facilitam a limpeza. Em sua opção de cesta, são ótimos para armazenar pães, frutas e legumes.

Opções alternativas para organizar

Como organizar o armário de cozinha - Opções alternativas
(Reprodução: Pinterest)

Se você possui pouco espaço e pensa como organizar o armário de cozinha de forma simples, alguns itens alternativos podem te auxiliar.

Os pegboards estão super em alta! Esse elemento nada mais é do que uma placa de eucatex perfurada. Para fazer o seu, de forma simples, basta pintar o painel na cor desejada, adquirir alguns ganchos em S e utilizá-lo como suporte para utensílios;

Prateleiras externas e nichos, por exemplo, são excelentes possibilidades para ampliar a área. Além disso, confira alguns truques práticos que você pode fazer em sua cozinha para ganhar mais espaço.

  • Instale mais prateleiras no armário, caso o possua espaço vertical entre elas;
  • Insira prateleiras na área abaixo da pia e disponha tampas e potes empilhados em caixas;
  • Pendure canecas e xícaras em ganchos introduzidos no espaço superior entre as prateleiras.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

Agora que você leu sobre como organizar o armário de cozinha, pode perceber que é muito mais fácil do que imaginava. Essas dicas vão te auxiliar a mantê-lo arrumado sempre. Aproveite!

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Avatar
    Célia Barboza
    Responder

    Legal, já utilizo alguns aramados, mas vi que posso utilizar as portas também, uau!

Deixe um Comentário