Cabana infantil: 4 formas fáceis de fazer

É difícil achar uma criança que não goste de brincar de cabaninha, não é? Na imaginação dos pequenos, uma cabana infantil pode representar um esconderijo, portal para um mundo de fantasia ou uma casinha.

Elas podem ser usadas para uma brincadeira específica ou como parte do quarto da criança ou brinquedoteca. Além disso, são ótimos recursos lúdicos para ocasiões especiais como festas do pijama e ficam lindas em ensaios fotográficos. E sabe o que é melhor? Você mesmo pode fazer uma cabana infantil em casa!

Como fazer uma cabana infantil?

Cabana infantil

É possível fazer uma cabana infantil de diversas formas. A escolha vai depender de fatores como sua vontade de fazer dela um item permanente na casa ou não. Além disso, é preciso levar em consideração suas habilidades manuais e materiais disponíveis.

Quem tem mais disposição para providenciar os itens necessários e fazer toda a montagem pode fazer um modelo de cabaninha infantil mais complexo. Se não for seu caso, é possível conseguir um ótimo resultado com soluções mais improvisadas. Veja algumas opções e inspire-se.

1- Oca indígena americana

Cabana infantil

O modelo de tenda infantil que está mais na moda atualmente é o que remete a uma oca indígena norte-americana. Esse tipo aparece muito em fotos de quartos infantis estrangeiros e fica mesmo um charme. É uma ótima opção para quem quer deixar a cabaninha fixa em alguma parte da casa.

Para fazer uma cabana infantil nesse modelo, providencie seis varetas com cerca de 180 centímetros de comprimento. Você pode usar ripas de madeira, canos de PVC, bambus ou até mesmo cabos de vassoura. Em seguida, corte um lençol velho em um semicírculo com raio de 150 centímetros.

Para a montagem, amarre todas as varetas juntas, formando um hexágono na base. Use uma corda para unir as pontas no topo e outra para envolver os pés, deixando espaço para a “porta”.

Cabana infantil

Depois, cubra a estrutura com o lençol. Se quiser deixar o resultado bem colorido, você pode fazer uma composição com retalhos ou pedir às crianças que pintem o tecido.

O passo seguinte é decorar o interior da cabana infantil. Para deixá-la bem aconchegante, cubra o chão com EVA, um tapetinho, colchonetes ou um cobertor e acrescente almofadas.

Tanto dentro quanto fora da cabaninha você pode incluir elementos decorativos como pisca-piscas, bandeirinhas e pompons. As crianças também podem escolher brinquedos ou ursinhos para complementar o espaço.

2- Cabana com cadeiras

Cabana infantil

Quer fazer uma cabana infantil temporária sem ter muito trabalho? Uma das formas mais fáceis é usando cadeiras. Coloque duas cadeiras de costas uma para outra. Em seguida, cubra-as com um lençol e ponha um peso no assento de cada cadeira para segurá-lo.

No vão entre elas estará formada sua cabana! Assim como no item anterior, você pode colocar colchonetes e outros itens fofinhos para deixar o espaço mais confortável.

3- Usando a mesa de jantar

Cabana infantil
(Reprodução – Pinterest)

Outra forma muito fácil de improvisar uma cabana infantil é aproveitar a mesa de jantar. É só cobrir as laterais da mesa com lençóis e aproveitar o espaço embaixo dela. Se sua mesa for grande, a cabaninha vai virar uma verdadeira mansão.

Caso você tenha habilidades com costura, pode incrementar essa cabana fazendo “paredes” sob medida, com direito a portinha e janela. Quando as crianças quiserem brincar, é só prender o tecido na mesa. Chegada a hora de comer, basta guardá-lo.

4- Cabana para quintal

Cabana infantil
(Reprodução – Pìnterest)

Sua casa tem um quintal com grama ou areia? Então você pode fazer uma cabana infantil usando como base um varal. É só colocar um tecido dobrado em cima do cordão, prender com pregadores e colocar um peso na base. Aliás, essa é uma ótima opção para entreter as crianças na casa de praia ou de campo, por exemplo.

Gostou das dicas para fazer uma cabana para criança por conta própria? Então compartilhe este texto!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário