Brincadeiras em casa: entretendo as crianças nas férias

As férias estão chegando e manter as crianças distraídas não é uma tarefa nada fácil. Cheias de energia, elas precisam de alguma coisa que as ajude a extravasar. Por isso, que tal preparar brincadeiras em casa?

Isso evita que elas fiquem entediadas, permite que saiam um pouco de frente das telas, ajuda os pais a se aproximarem e pode auxiliar em capacidades cognitivas, como memória e criatividade. Separamos dicas de como fazer brincadeiras em casa e ter um tempo divertido com seus filhos.

Brincando em casa: caixa de papelão

Usando caixas de papelão para brincar em casa

Sabe aquelas caixas que vieram com as compras de supermercado? Elas podem virar objetos em brincadeiras para fazer em casa. Com uma tesoura, uma régua, tinta e muita imaginação, elas podem virar coisas incríveis.

Trenzinhos, aviões e casinhas são algumas das opções que você possui. E o melhor: os pequenos podem participar ativamente e ajudar a cortar, colar e pintar tudo, deixando o espaço bem a cara deles!

Além disso, é possível fazer outras brincadeiras para crianças em casa com as caixas de papelão. Em uma escada, elas se tornam uma rampa ideal para carrinhos. Já recortadas, são excelentes escudos e espadas. 

Cabo de Guerra

Gastando energia com o cabo de guerra

Outra das brincadeiras em casa é o cabo de guerra. Bem simples de fazer, você pode usar apenas uma corda, com cada time de um dos lados puxando. Algumas almofadas podem servir como delimitação de espaço: quem sair primeiro perde.

Isso faz com que as crianças precisem se esforçar durante a brincadeira e elas acabem gastando bastante energia. Além disso, a brincadeira estimula o trabalho em equipe e o condicionamento físico dos pequenos. No site da ARTEX, você encontra várias almofadas para tornar o momento gostoso e lúdico.

Cabaninha com crianças

Cabana em casa

Toda criança gosta de brincar de cabaninha. Na imaginação delas, esse espaço pode ser um esconderijo, o portal para um lugar secreto ou sua própria casinha. Ali, vocês podem fazer diversos jogos para crianças, como era uma vez e — porque não? — uma festa do pijama.

Você pode criar uma cabana para fazer parte definitiva da decoração do quarto dos pequenos, que pode funcionar como cantinho de leitura também. Ou então, preparar uma cabana rapidamente com um lençol e duas cadeiras para brincar e depois desmontar.

Contando histórias

Era uma vez: soltando a imaginação

Que tal criar histórias únicas com seus filhos? Com essa brincadeira é possível, e nada além da imaginação é necessário. Você pode começar a contar uma história e fala durante um minuto e, quando o tempo terminar, outra pessoa começa de onde você parou. E assim segue até que todos já tenham acrescentado suas ideias.

Só isso pode ser muito divertido, mas se você quiser transformar a brincadeira e arrancar boas risadas de todo mundo, pode separar previamente alguns acessórios e, quando algum for mostrado, quem estiver contando a história tem que encaixá-lo de alguma forma na narrativa.

Brincando de mimica

Brincando de mímica

Atemporal, a mímica está entre as atividades para crianças mais clássicas de todos os tempos e tem diversas formas de brincar. Pode-se fazer um sorteio de temas ou inventar na hora. 

Pode ser em times e uma pessoa para fazer as mímicas, e a equipe que acertar primeiro ganha. Ou pode ser por rodadas e cada pessoa joga sozinha, quem conseguir fazer mais pontos é o vencedor. 

O importante é que todos se divirtam. Brincadeiras em casa, como essa, ainda fazem com que as crianças precisem interpretar, podendo ajudá-las a desenvolver essa capacidade.

quem sou eu

Quem sou eu?

Um post it e uma caneta são mais que suficientes para essa brincadeira. Ah, sem esquecer das habilidades de detetive. Para se divertir, cada jogador escolhe um personagem, uma pessoa ou até de um objeto de decoração, escreve o nome em um papel e cola na testa do participante à direita sem que a pessoa veja o que está escrito.

Depois disso, quem estiver na brincadeira faz perguntas como: “Eu sou real?”. Os outros jogadores só podem responder com sim ou não. A partir das dicas, cada um tem uma chance de tentar adivinhar quando acreditar que sabe quem ele é.

Festa do pijama em casa

Festa do pijama entre a família

As dicas de atividades para fazer em casa com as crianças não param por aí. Se as brincadeiras em casa já são divertidas separadas, imagina todas juntas. Pois é, numa festa do pijama você pode reunir várias atividades para deixar a noite em família ainda mais gostosa.

A “adedonha” pode começar a noite. Quando todos estiverem mais animados, vocês podem fazer um cabo de guerra ou uma batalha de travesseiros. A cabaninha é um ótimo espaço para vocês brincarem de era uma vez e o local ideal para dormir. 
Entre as brincadeiras para brincar em casa, vocês podem separar lanchinhos rápidos que não sejam pesados, mas que reponham as energias para a próxima rodada.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário