As maiores tendências de decoração 2021

A casa é um lugar de refúgio, de reunir a família e os amigos, de descanso e, para alguns, de trabalho. E esse ambiente precisa, portanto, ser cada vez mais aconchegante. As tendências de decoração 2021 mostram que, com criatividade, você consegue chegar em uma casa que reflita a sua personalidade e seja acolhedora ao mesmo tempo.

Valorizando o natural, desde formas humanas e animais, passando por uma paleta de cores diversificada e chegando ao uso de plantas pela casa, as principais tendências de decoração 2021 são sinônimos de exuberância e muita autenticidade. Selecionamos nossas apostas de décor para este ano, confira.

O enfoque no natural

O enfoque no natural

Ao rolar o feed do Pinterest ou do Instagram, você deve já ter se deparado com inspirações de decoração neutra, que trazem o maior número de elementos naturais possível, principalmente no estilo que chamamos de “novo natural”. 

São artigos como tapetes e cabeceiras de palha, vasos em cerâmica ou barro cru, móveis de madeira rústica, roupas de cama em linho e muita folhagem seca na decoração. Esses elementos chegam junto com o minimalismo e dão ao ambiente uma atmosfera clean, de aconchego e leveza. 

O estilo cottagecore, que traz um ar de campo com suas flores e estampas clássicas, como o xadrez vichy, sai dos looks e chega com força total às roupas de cama, toalhas de mesa e objetos de decoração, em especial os quadros, mostrando novamente o reencontro do homem com o natural.

Wabi sabi: Do repaginado ao feito à mão

Do repaginado ao feito à mão

A tendência de wabi sabi também volta com tudo. O conceito, que remonta ao Japão do século XV, reconhece as coisas imperfeitas e enxerga beleza nelas, o que está diretamente ligado às formas e elementos que encontramos na natureza. 

Na decoração, esse movimento ganha força com vasos irregulares, objetos desiguais e objetos com um acabamento rústico.

Outro forte ponto entre as tendências de decoração são as formas irregulares. Essa expressão que saiu do feed das redes sociais, com padrões geométricos assimétricos, chegou também no décor. São os espelhos orgânicos, tapetes que saem do tradicional retangular ou em círculo e passam a não ter mais bordas e até os móveis, que recebem um acabamento arredondado mais natural.

Aqueles elementos decorativos que lembram portais seguem em alta. São pequenas pinturas na parede, quadros, novos formatos de portas e até espelhos, que refletem essa característica orgânica. Os trabalhos manuais, como bordados e tricô, também ganham destaque nesse modelo de décor.

Imagem: Pinterest

As silhuetas como tendências de decoração

As silhuetas vêm junto com as principais tendências de decoração 2021. As formas humanas, como já temos visto em abajures, vasos e velas ganham destaque, indo desde esculturas com apenas o rosto até partes do corpo específicas, por exemplo, as mãos e os braços.

Os animais também ganham seu espaço. Em alguns casos, eles dão forma a objetos de decoração, mas em sua grande maioria aparecem em outros elementos, como estampas. O animal print ganha uma nova roupagem, com sua silhueta estampada ou novas linhas e cores.

Maxi boho: muitas cores e estampas
Imagem: Pinterest

Maxi boho: muitas cores e estampas 

Se a aproximação ao campestre, ao natural e ao minimalismo vem com força em 2021, a decoração de interiores também ganha mix de estampas e cores para criar um ambiente ousado e cheio de personalidade tão característicos do estilo boho.

A estética boho, que foi inspirada nos boêmios da década de 1920, imprime a personalidade dos moradores em elementos que se misturam e se completam, formando uma decoração única e com muito estilo. Tudo isso sem perder a característica principal de 2021: o natural.

Um mix de estampas na decoração
Imagem: Pinterest

Um mix de estampas na decoração

A nova roupagem do animal print chega em móveis e em papéis de parede, sendo um dos destaques entre as tendências de decoração 2021. As chamadas “silhuetas da selva” fazem um mix com a estampa da pele dos animais e trazem a presença de cores fortes e únicas. 

O maxi boho também traz elementos orientais, como pássaros, flores clássicas, brilho e móveis com características únicas, mas sem deixar de trazer elementos da natureza que estarão tão em alta em 2021.

A decoração de ambientes com essa estética traz ainda os trabalhos manuais. Mas se num primeiro momento ele é visto apenas com detalhes, agora ele se une às estampas presentes na tapeçaria ikat e as franjas para criar um décor ousado.

Ou seja, entre as tendências de decoração 2021 temos dois perfis bem marcados: o minimalista, que busca uma casa aconchegante, que remete ao natural, mas buscando o minimalismo em cores e estampas, e o boho, que tem os mesmos objetivos, mas faz isso de uma forma oposta e leva vários tons e muita criatividade para decorar.

As cores de 2021
Imagem: Pinterest

As cores de 2021

Um dos momentos mais aguardados pelos apaixonados pelo design é o anúncio da cor do ano da Pantone. Quando nos aproximamos do fim do ano, a Pantone faz uma pesquisa e elege a cor tendência do ano seguinte. No entanto, se normalmente temos apenas um tom escolhido, em 2021 temos dois. 

Elas são o cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating. Enquanto o primeiro, como uma cor neutra e sóbria, traz um ar sofisticado e moderno ao ambiente, o amarelo vem com brilho e alegria, quebrando a seriedade do cinza e dando um ponto de vida no décor.

Além das cores do ano escolhidas pela Pantone, temos também alguns outros tons que farão sucesso entre as principais tendências de 2021. Os tons terrosos e o millennial purple — que é um lilás ou roxo pastel —, presentes em algumas roupas de cama ARTEX, vêm com tudo em uma combinação clássica e ao mesmo tempo jovial. 

O mix de cores chega também às paredes das casas, e ver aquele quarto ou cozinha brancos e sem explorar diferentes tonalidades vai ser mais raro. Os beges com o fundo rosado — outra grande tendência — também invadiram boa parte dos ambientes da casa, levando mais vida e alegria para todos os cômodos. 

São várias tendências para agradar a todo mundo, desde aqueles apaixonados por cores e estampas até os minimalistas. E você, já escolheu em qual das tendências vai se jogar?

Postagens Recentes

Deixe um Comentário