Aprenda a usar velas aromáticas na decoração

Quer criar um ambiente aconchegante em casa? As velas aromáticas são uma ótima opção. Afinal, elas aliam iluminação suave a perfumes delicados, criando uma atmosfera muito agradável. Disponíveis em diversos tamanhos, aromas, formatos e cores, elas podem ser usadas em qualquer cômodo.

No entanto, muita gente acaba deixando-as guardadas em uma gaveta por não saber como usá-las. Por isso, reunimos dicas de decoração com velas aromatizadas, seja numa ocasião especial ou no dia a dia. Inspire-se!

Formas de usar velas aromáticas na decoração

Velas aromáticas

Vai comprar velas aromáticas para decorar sua casa? Para escolher tamanho, cor e aroma, pense no ambiente da casa e na ocasião em que pretende usá-las. Um happy hour elegante, um jantar romântico e a ambientação de um quarto no dia a dia, por exemplo, podem combinar com diferentes tipos de velas perfumadas.

Considere também as diversas possibilidades de arranjos com velas. Quer alguns exemplos? Para um efeito romântico, você pode compor com tecidos em tons claros e flores diversas. Para decorar uma área externa, uma boa opção é colocar pequenas velas flutuando na água. E se quiser um resultado mais criativo, reutilize garrafas, latas ou potes de conserva como castiçais.

Velas aromáticas
(Reprodução – Pinterest)

Você também pode colocar a vela no interior de uma gaiola vintage, que combina com ambientes rústicos e românticos. Ou então posicionar várias velas de tamanhos diferentes em um suporte em forma de prato ou numa bandeja sofisticada. Para manter a harmonia, escolha opções da mesma cor ou de tons complementares.

Seja como for, fique sempre atento para que as chamas não se aproximem de objetos, evitando acidentes. Além disso, evite misturar velas com aromas muito contrastantes.

Como usar as velas aromáticas em diferentes ambientes?

1- Banheiros

Velas aromáticas
(Reprodução – Pinterest)

Em termos de decoração, os banheiros muitas vezes não recebem tanta atenção quanto outros ambientes da casa. No entanto, é possível deixar esses cômodos mais bonitos e aconchegantes com detalhes. E as velas aromáticas são um ótimo exemplo.

Uma dica é colocar uma ou mais velas em suportes com o mesmo tom ou material de outros acessórios do banheiro. Assim, mesmo quando elas não estiverem em uso você consegue um efeito decorativo interessante.

Velas aromáticas
(Reprodução – Pinterest)

Experimente também acender várias velas e deixar a luz apagada enquanto toma um banho relaxante à noite. Depois de um dia cansativo, essa experiência sensorial vai ser como ter um SPA em casa!

Outro recurso excelente é deixar seu banheiro sempre cheiroso usando velas com aromas que remetam à limpeza. Limão siciliano e pinho são exemplos de cheiros que trazem uma sensação de frescor. Que tal acender algumas quando for receber visitas?

2- Sala de estar

Velas aromáticas
(Reprodução – Pinterest)

As possibilidades de uso de velas aromáticas na sala de estar são inúmeras. Você pode colocá-las em castiçais ou compondo com a decoração de prateleiras ou nichos, por exemplo.

Elas também ficam lindas dispostas em uma bandeja posicionada na mesa de centro ou aparador. Para uma ocasião especial, combine as velas com arranjos florais, pinhas, tecidos ou folhas secas.

Uma sugestão é escolher velas baixas e colocá-las dentro de antigos potes de conserva transparentes. Outra ideia é usar velas perfumadas flutuantes, posicionando-as dentro de vasos ou copos. Se a área for muito ventilada, escolha suportes altos, que protejam a chama.

3- Sala de jantar

Velas decorativas
(Reprodução – Pinterest)

Vai organizar um jantar especial ou receber visitas para uma celebração? Velas perfumadas proporcionam uma iluminação sofisticada e intimista.

Em ocasiões especiais, faça composições com velas de diferentes tamanhos ou use belos castiçais. Se não tiver suportes apropriados, você também pode colocá-las dentro de potinhos de vidro ou sobre a base de taças invertidas.

Se for colocá-las na mesa onde serão servidas as refeições, uma dica é não deixar o ambiente escuro demais. Além disso, atente-se à altura da chama e ao perfume. Afinal, aromas fortes podem ficar desagradáveis ao se misturar ao cheiros dos alimentos. Uma chama muito alta, por sua vez, pode se tornar um incômodo se ficar entre os convidados.

4- Quarto

Velas decorativas
(Reprodução – Pinterest)

Por que não colocar uma vela aromática (ou várias) no seu quarto? Escolha aromas suaves como de rosas ou lavanda para provocar uma atmosfera relaxante. Faça composições com objetos decorativos como livros, porta-retratos ou vasos de flores, ou coloque uma vela no criado-mudo.

Velas aromáticas para decorar sua casa:

Uma dica é acender as velas cerca de duas horas antes de ir se deitar. Quando você entrar no quarto para dormir, ele vai estar com um perfume delicioso! Aproveite e descubra como a aromaterapia pode te ajudar a ter uma noite de sono melhor.

Gostou dessas dicas sobre velas aromatizadas? Compartilhe este artigo.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário