Aposte na decoração tropical: muita brasilidade em casa

Provavelmente, o estilo de decoração tropical seja o mais brasileiro de todos. Isso porque ele reflete toda a energia, cores, elementos característicos de nosso país e é bastante versátil. As plantas, artesanato, elementos rústicos e coisas que remetem à natureza são parte indispensável desta abordagem, deixando os ambientes mais agradáveis e acolhedores.

Uma estampa tropical por si só já é uma festa. Se aplicada a elementos como almofadas, cortinas, guardanapos ou estofados, então, o resultado é incrível. Se você tiver o objetivo de remeter ao sol abundante, às praias paradisíacas e à fauna e flora, confira o nosso artigo e aprenda a investir na decoração tropical.

Como montar uma decoração tropical: cores e estilos

decoração tropical

O estilo tropical utiliza cores vibrantes e alegres, combinadas a tons mais neutros. Azul, lilás, amarelo, verde, bege e branco são as mais empregadas nesse estilo, mas também pode haver variações.

O ideal, para não sobrecarregar o ambiente, é escolher três ou quatro dessas cores e mesclá-las com tons neutros. Nesse momento, a dica é aproximar os tons e ver se combinam entre si. Depois, é hora de aplicar as cores tropicais em todos os espaços da casa.

As estampas que remetem à decoração tropical geralmente envolvem folhagens ou animais. Plantas, borboletas, flores, pássaros, frutas e, eventualmente, listras, compõem o décor. Elas podem ser aplicadas tanto em almofadas, papéis de parede, poltronas, roupas de cama, guardanapos ou até em peças decorativas, por exemplo.

O estilo tropical aplicado aos cômodos da casa

decoração tropical

A decoração tropical pode fazer parte de um ou mais ambientes da casa, dependendo da sua intenção. Para te ajudar nessa tarefa, a seguir, listamos os aspectos mais importantes a serem considerados em cada ambiente.

Na cozinha tropical, invista em cores e estampas tropicais nos detalhes. Isso significa pincelar a inspiração da natureza em itens como jogos de mesa, porta-copos, guardanapos, azulejos decorativos ou até aparelhos de jantar.

Quando o assunto é decoração para uma sala tropical, a pedida são almofadas com essa inspiração, aliadas a elementos clássicos, como madeira e plantas. Por isso, foque no acabamento rústico, nos sofás com tecidos mais neutros e capriche nos detalhes. Aqui, vale investir em vasos de cerâmica inspirados no tema, quadros, porta-retratos ou cachepôs.

No momento de escolher a decoração para sala tropical você pode levar a inspiração da natureza para os móveis e detalhes na parede, por exemplo. Um painel, quadros ou placas decorativas refletem bem o estilo. Além disso, peças de madeira, como poltronas e criados-mudos, dão o toque natural que faltava. Já os tecidos leves e frescos combinados a peças estampadas e mais quentes dão o toque que faltava ao ambiente. Cestos de vime, vasos coloridos ou até plantas complementam o espaço.

O banheiro tropical também prioriza a natureza e seus encantos. A dica para compor esse ambiente é investir em plantas e folhagens. Também é válido peças de madeira, vasos e elementos de vime, por exemplo, complementam o décor. Se você estiver montando o banheiro do zero, acabamentos com inspiração tropical são uma boa pedida.

Festa em estilo tropical: como montar uma

decoração tropical

Animada, divertida, colorida e muito alto astral. Esse é o resumo da festa tropical, em que não podem faltar elementos naturais.

Tecidos e materiais sintéticos estão de fora desse evento, que deve priorizar bambu, madeira, algodão, palha e vime. As estampas se encarregam de animar a festa, seja em toalhas de mesa, cadeiras, poltronas, guardanapos ou enfeites colocados no espaço.

O cardápio da festa tropical também deve ser caprichado. Frutas não podem faltar, já que elas são algumas das delícias dos países tropicais. Drinks bem coloridos também são indicados! Mojito, piña colada e caipifrutas estão em alta! Se você quiser algumas receitas de drinks, confira esse artigo que preparamos.

Também é essencial investir em flores – que podem até compor um painel atrás da mesa de doces -, elementos que remetam à natureza e muita cor. Tudo o que for colorido e estiver relacionado à fauna e flora deve ser priorizado.

Flamingos são tendência nesse tipo de festa e podem ser incluídos na sua lista de itens para compor a decoração tropical. As folhagens também podem estar presentes em quadros, painéis e até no bolo, por que não? Basta ter criatividade!

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

O estilo de decoração tropical é, sem dúvida, um dos mais charmosos e alegres que existem. Seja para decorar a sua casa ou inspirar uma comemoração, o segredo é mesclar elementos coloridos com outros neutros. O resultado pode ser incrível!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário