Almofadas para sofá: dicas para combinar

Quer mudar a decoração da sua sala sem gastar muito? Além de oferecer uma dose extra de conforto, as almofadas para sofá são ótimas para compor o décor. Afinal, dependendo da sua escolha de cores, estampas e materiais, o cômodo pode ganhar diferentes estilos.

Mas como combinar o sofá com almofadas para conseguir um resultado interessante? E como posicionar as peças sobre o móvel de forma harmônica? Neste artigo você encontra dicas práticas e referências para se inspirar.

Escolhendo almofadas para sofá

Almofadas para sofá

É mais fácil escolher almofadas para sofá se o móvel tiver cores neutras, como bege, cinza ou preto. Nesses casos, é possível ousar mais nas estampas. Ainda assim, é importante considerar o estilo de decoração que você quer.

Para um resultado mais clean e sofisticado, o ideal é priorizar tecidos em tons neutros e lisos ou com estampas discretas. Já quem quer deixar o ambiente mais alegre pode apostar em almofadas coloridas.

Se o seu sofá for estampado, o mais indicado é comprar almofadas lisas. Por outro lado, caso ele seja colorido, siga as dicas dos próximos tópicos para escolher as combinações.

Combinando cores

Almofadas para sofá

Nossa sugestão para combinar diferentes cores sem erro é usar como base o círculo cromático, que aparece abaixo.

Almofadas para sofá

Ele ajuda a visualizar quais são os tons complementares (que ficam em lados opostos, mas combinam) e análogos (que são parecidos, então ficam um ao lado do outro no círculo).

Círculo cromático

A não ser que você busque uma decoração sóbria, escolher almofadas para sofá com cores complementares à do móvel é uma ótima estratégia. Dessa forma, dê uma olhada no círculo cromático mostrado acima. Veja algumas combinações que funcionam muito bem:

  • Azul e laranja
  • Roxo e amarelo
  • Rosê e verde azulado
  • Vinho e petróleo
  • Rosa e menta
Almofadas para sofá

Você pode escolher tons fechados se quiser um efeito um pouco discreto. Para um estilo escandinavo, aposte em tons pastel com um sofá cinza. Se estiver buscando um resultado alegre e vibrante, opte por almofadas em nuances bem vivas.

Outra opção é fazer a combinação das almofadas para sofá com base nas cores análogas. Você pode tanto usar um efeito de tom sobre tom, como almofadas azul escuro sobre um sofá azul claro, quanto combinar azul com verde, por exemplo.

Harmonizando com o ambiente

Almofada para sofá

Além do próprio sofá e das outras almofadas, lembre-se de levar em consideração as cores de outros itens da sala. Se você tem uma mesa ou cadeiras amarelas, por exemplo, esse tom pode ser uma boa base para seu jogo de almofadas, caso o contraste com o sofá também funcione.

O mesmo vale para cores ou estampas de objetos decorativos, cortinas etc. Se houver um ou mais tons predominantes no cômodo, pense em como as almofadas vão combinar com eles também.

Misturando estampas

Almofadas para sofá

É claro que além das cores, ao escolher suas almofadas para sofá você também pode fazer combinações de estampas. No entanto, isso exige um cuidado maior para evitar a poluição visual.

A dica é procurar peças que tenham algo em comum entre si, seja o tom predominante ou o estilo da estampa.

Almofadas para sofá

Você pode, por exemplo, combinar uma almofada branca com bolinhas pretas com outra preta com listras brancas. Diferentes motivos geométricos com tons complementares também costumam funcionar bem juntos.

Para uma solução mais simples, misture almofadas estampadas com outras lisas. Nesse caso, busque desenhos com o mesmo tom da peça lisa, ou cores análogas ou complementares a ela.

Texturas e tecidos

Almofadas para sofá

Em relação aos tecidos das almofadas para sofá, não há muitas restrições. Recomenda-se, inclusive, usar materiais diferentes no móvel e nas almofadas. Assim, você faz com que cada elemento se destaque mais.

Se o sofá for coberto por um tecido liso, a dica é escolher almofadas de materiais texturizados. Caso ele seja de couro, por exemplo, decore com itens em tecido texturizado, com pelos, relevos ou feitas em tricô.

Brincando com tamanhos e formatos

Almofadas para sofá

Outro fator a levar em consideração ao escolher almofadas para sofá é o tamanho. Afinal, se elas forem grandes demais, podem cobrir demais o sofá. Se forem muito pequenas, por outro lado, talvez não ofereçam tanto conforto.

Em linhas gerais, sofás com encosto mais baixo ficam bem com almofadas pequenas. Já os móveis grandes e com chaise podem receber modelos maiores. Outra opção interessante é misturar almofadas pequenas e grandes.

Fazer um conjunto com formatos diferentes dá movimento para a composição. Misture almofadas quadradas com retangulares e redondas. O resultado é criativo e cheio de charme.

Posição das almofadas

Por fim, vamos falar sobre como dispor as almofadas no sofá. Caso você tenha optado por um mix de formatos e tamanhos, a recomendação geral é deixar as maiores atrás e sobrepô-las com as menores.

Para sofás de 3 lugares

Como dispor almofadas no sofá

Separe cinco almofadas com cores e estampas que combinem entre si, sendo duas grandes e iguais, outras duas um pouco menores (também iguais entre si) e uma comprida na frente. O ideal é que essa última tenha um formato, estampa ou textura que a destaque das demais.

Coloque, então, as duas almofadas maiores nos cantos dos sofás, junto de cada braço. Depois, ponha em frente a elas cada uma das outras duas almofadas iguais. E conclua posicionando o modelo diferente no meio do móvel.

Para sofás grandes de 2 lugares

Como dispor almofadas no sofá

Em sofás de dois lugares, a dica é limitar-se às duas almofadas de cada lado. Assim você pode combinar estampas, texturas e cores de diferentes formas. Um bom truque é dispor as peças maiores na parte de trás e as menores na parte da frente.

Para sofás de 2 lugares pequeno

Como dispor almofadas no sofá

Aqui, menos é mais. Coloque no máximo três almofadas, duas de um lado e uma do outro. Em sofás pequenos, recomenda-se evitar muitos contrastes de cores, para não poluir a sala. Usar almofadas menores também é uma boa ideia.

Para sofás de canto

Como dispor almofadas no sofá

Sofás de canto têm a vantagem de caber muitas almofadas. Para compor com harmonia, coloque duas almofadas em cada canto e três no meio. Deixe a peça mais colorida e de maior destaque no centro do sofá. Dessa forma, ela ganha o destaque que merece.

Para sofás retráteis

Como dispor almofadas no sofá

Estes móveis costumam gerar muitas dúvidas na hora de combinar almofadas no sofá. Porém, a solução é simples: duas almofadas do lado fechado do sofá e três no lado aberto.

Se ainda tiver dúvidas sobre almofadas para sala, é só perguntar nos comentários.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário