4 passos para montar seu cantinho de leitura

Um chá, uma coberta bem felpudinha, seu sofá favorito e um bom livro são excelentes companhias, não é mesmo? Ter um cantinho de leitura, sem distrações, pode tornar esse momento ainda mais gostoso e especial.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, você não precisa construir uma biblioteca enorme ou gastar muito para ter esse espaço. Na verdade, qualquer cantinho da casa pode virar um ambiente confortável para seus momentos com um livro. Por isso, separamos algumas ideias para te ajudar a montar um cômodo ideal.

Canto de leitura de baixo da escada

1) Faça um orçamento

Por mais que você possa ir fazendo as mudanças aos poucos e não precise gastar rios de dinheiro para ter o seu espaço de leitura, é importante que tenha uma noção de quanto tem disponível para deixá-lo mais aconchegante e com sua personalidade.

Com um teto de gastos em mãos, você pode buscar o modelo de cantinho de leitura que deseja no Pinterest, por exemplo, pesquisando móveis que combinem e caibam no seu bolso, seja na internet ou até em lojas físicas. Além disso, fazer manualmente algumas peças decorativas podem te ajudar a economizar.

O cantinho de leitura de baixo da janela

2) Escolha o espaço

Para a construção do seu cantinho de leitura, é ideal que você escolha o cômodo mais calmo da casa, sem tanto barulho e circulação de pessoas. Assim, é mais fácil manter-se concentrado, entrando, de fato, na leitura.

Nem todo mundo tem um cômodo inteiro disponível para a criação desse espaço, e isso nem é necessário. Um canto de leitura no quarto, na varanda ou até debaixo da escada funciona muito bem. O corredor e o terraço também são ótimas opções. 

Apenas considere que o ideal é que este seja um ambiente bem iluminado, podendo estar localizado abaixo de uma janela, por exemplo. Assim, você aproveita o máximo da luz natural e tem bastante conforto para ler. 

Também leve em consideração que você vai querer usar seu canto de leitura durante à noite, então, é válido investir em uma luminária ou um abajur para te auxiliar nesse período.

Tenha o máximo de conforto na hora de ler

3) Priorize o conforto

Na hora de ler, apesar de podermos fazer isso nos mais diversos espaços, um ambiente aconchegante te ajuda na concentração e no relaxamento. Por isso, é importante pensar no conforto do seu cantinho de leitura.

Para começar, pense em que lugar você prefere ler: num sofá, numa poltrona, num pufe ou no chão? Isso te ajuda a ter uma noção dos móveis que serão comprado e outros acessórios que podem deixá-los mais aconchegantes ainda.

Uma manta para poltrona, tapetes, almofadas no chão e um apoio para descansar os pés são alguns itens que podem te ajudar a conseguir um espaço cheio de conforto e relaxamento.

Uma mesinha de apoio, para colocar uma luminária, óculos, água e livros, também te ajuda a ficar mais confortável para a leitura. Com ela, você tem tudo próximo e não precisa ficar indo buscar coisas essenciais toda hora. Nichos para deixar seus livros sempre à mão e uma tomada para carregar o tablet também facilitam a leitura!

A decoração é importante para o seu conforto

4) Decore o seu cantinho de leitura

Agora que tem mais informações, já pensou em como decorar um cantinho de leitura? Sentimo-nos muito mais motivados e concentrados a fazer algo quando o ambiente tem um visual bonito.

Pois é, somos muito influenciados pelo lugar onde estamos, as cores e os estímulos, tanto visuais, quanto auditivos, que recebemos dele. Então, na hora de decorar seu cantinho de leitura, aposte em peças que combinem com sua personalidade e não vão trazer uma sobrecarga visual.

Invista em objetos de decoração que conversem entre si. Escolher um estilo decorativo ou uma paleta de cores pode ser útil para isso. Assim, ao olhar para determinada peça, você já sabe se ela vai combinar com os móveis que já tem!

Se você vai ter um lugar para guardar os livros no seu cantinho, também pense na decoração para estante. Ela merece um cuidado especial, já que pode ser o ponto alto do espaço. Para isso, você pode usar vasos, velas, letreiros, plantinhas e organizar os livros por cor: basta soltar a criatividade!

Incentive seus filhos a lerem com um cantinho de leitura infantil

Dica bônus: crie um cantinho de leitura para crianças

Quer incentivar as crianças a começarem a ler? O canto da leitura infantil pode ser uma excelente opção. Ele só precisa ser um lugar descontraído, que atraia a atenção dos pequenos e os deixe bem à vontade. 

Brinque com cores, criando um ar lúdico e divertido. Aposte em prateleiras mais baixas, para que eles escolham os próprios livros, sem depender de outras pessoas. Também evite outras distrações nesse espaço, como brinquedos.

Criar um ambiente de leitura conjunto para seus filhos também é uma ótima opção. Assim, eles veem o que você está fazendo e tendem a seguir esse exemplo. Na ARTEX, você consegue encontrar diversos objetos que vão deixar a leitura de todos mais aconchegante e prazerosa.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário