15 estilos de decoração: qual é o seu preferido?

Antes de começar a decorar qualquer cômodo, é importante estabelecer qual dos estilos de decoração combina melhor com você. Mesmo que a resposta seja mais de um, esse é o ponto de partida ideal para quem quer compor um espaço personalizado, com as referências certas e, claro, bonito.

São muitos os estilos de decoração que você pode usar para compor um ambiente. Entre boho, romântico, coastal e minimalista, selecionamos 15 das principais estéticas e te ajudamos a descobrir qual delas é perfeita para a sua casa.

Conheça os principais estilos de decoração:

1- Boho

Estilos de decoração - boho
(Reprodução – Pinterest)

Nos últimos anos, o boho invadiu não só a decoração, como também a moda. O estilo faz muito sucesso por valorizar a personalidade dos moradores da casa, além de dar liberdade para misturar cores, estampas e referências de uma forma despojada. A estética é basicamente uma combinação de referências folk, ciganas e hippies, sempre com uma pitada de autenticidade. Aqui vale colocar tudo o que te faz feliz: lembranças de família, souvenires de viagens, presentes, etc.

2- Clássico

Estilos de decoração
(Reprodução – Pinterest)

Que tal buscar referência nos designs mais marcantes da antiguidade, quando uma decoração bem feita era sinônimo de riqueza de detalhes e curvas elegantes? Aqui, a simplicidade dá lugar para itens em madeiras nobres entalhadas, veludo, estofados com capitonê, papéis de parede e lustres luxuosos. Alguns artigos de mobiliário são típicos do estilo clássico, como poltronas Luis XV, cadeiras medalhão, recamiers, itens de referência francesa e peças com pés estilo chippendale.

3- Coastal

Estilos de decoração - Coastal
(Reprodução – Pinterest)

Um espaço com clima de casa de praia parece um sonho, não é mesmo? É exatamente essa a essência do estilo coastal, que empresta sua beleza das cidades litorâneas e as moradas de veraneio. A receita é simples: móveis de madeira e fibras naturais, cores suaves e objetos decorativos que remetem ao mar, como âncoras, areia, pérolas, conchas, cordas, barcos e peixes.

4- Colonial

Estilos de decoração
(Reprodução – Pinterest)

Tradicional, familiar e com uma pitada rústica. Essa é a base do estilo colonial, que passeia pelo encontro entre estrangeiros e nativos, criando uma mistura entre itens sofisticados e artigos artesanais. O resultado é uma decoração cheia de história, baseada na mistura de culturas. Os elementos mais presentes na estética são: madeira envernizada, tons terrosos e sóbrios, tapetes pesados, cadeiras acolchoadas, camas com dossel, obras de arte e artigos artesanais.

5- Country

Estilos de decoração
(Reprodução – Pinterest)

O country é um dos estilos de decoração mais usados em casas de campo. Porém, ele também pode ser aplicado por quem mora em metrópoles e quer um ar aconchegante em seus cômodos. Não pode faltar: madeira rústica, canto alemão, móveis de fazenda, xadrez, fogão à lenha, florais e estofados de couro. Tudo o que remete ao clima bucólico é muito bem-vindo nesse tipo de ambiente e o efeito é de puro conforto visual.

6- Escandinavo

Estilos de decoração - Escandinavo
(Reprodução – Pinterest)

O estilo escandinavo é o queridinho da vez. Ele tem origem nórdica e é resultado do rigoroso inverno europeu, que gerou a necessidade de levar mais aconchego para o lar. A estética surgiu trazendo minimalismo, muita madeira rústica, materiais felpudos e tons neutros, como gelo, branco, bege e cinza. Aqui, a ideia é celebrar o simples, o conforto e a luz do sol, priorizando a iluminação natural.

7- Glam

Estilos de decoração - Glam
(Reprodução – Pinterest)

Tudo que é luxo cabe dentro do estilo glam. Veludo, seda, lustres imponentes, móveis espelhados, cristais e peças metálicas em dourado, prateado e cobre são o símbolo da decoração inspirada no glamour hollywoodiano. Cores densas também são perfeitas para mostrar personalidade. Por isso, abuse do roxo, vinho, verde musgo e marinho e espalhe elegância por todos os seus ambientes.

8- Industrial

Estilos de decoração - Industrial
(Reprodução – Pinterest)

Inspirado nos lofts nova-iorquinos, o estilo industrial nasceu em galpões de fábricas que, inicialmente, foram transformados em moradas. Assim, surgiu o conceito de uma arquitetura residencial com espaços amplos, sem divisórias, janelas e portas grandes, além da incorporação de elementos de fábricas nas casas. Atualmente, a estética é facilmente adaptável a espaços menores, investindo em paredes sem acabamento, pisos de cimento queimado, tons neutros e muitos metais, como alumínio, cobre e ferro. Canos expostos e vigas complementam o décor.

9 – Minimalismo

Estilos de decoração - minimalismo
(Reprodução – Pinterest)

O minimalismo carrega consigo o lema ‘’menos é mais’’. Ambientes com poucos elementos, com bastante espaço para circulação e visualmente limpos levam o conceito de simplicidade para os cômodos. Porém, ao contrário do muitos pensam, o estilo não é sem graça. Mesmo que ele peça menos artigos nos cômodos, ele faz com que cada peça seja escolhida a dedo para mostrar a personalidade dos donos da casa. Aliás, móveis multifuncionais também funcionam perfeitamente para quem quer adotar a estética.

10- Moderno

Estilos de decoração - moderno
(Reprodução – Pinterest)

O estilo moderno está em constante mudança. Afinal, o que era considerado inovador antigamente pode ser ultrapassado hoje em dia. O importante, para quem quer uma casa sempre atual é se manter atento às últimas tendências para, assim, criar uma casa que funcione como uma metamorfose de ideias. Esse costuma ser o tipo de decoração favorita de quem adora design de interiores e não perdem uma novidade.

11- Provençal

Estilos de decoração - provençal
(Reprodução – Pinterest)

Delicada, romântica e cheia de detalhes encantadores, a decoração provençal, como seu nome indica, surgiu na região de Provença, na França, localização conhecida por suas belas montanhas, seus mares azuis e seus campos de lavanda perfumados. Assim, toda essa inspiração gerou uma estética que preza pela atmosfera campestre, com móveis desgastados ou com acabamento em pátina, para simular a ação do tempo. Aliás, flores não podem ser deixadas de fora desses espaços, já que representam o estilo como ninguém.

12- Retrô

Estilo retrô
(Reprodução – Pinterest)

Primeiramente, é importante esclarecer a diferença entre um estilo retrô e vintage. Enquanto o segundo é inteiramente composto por peças antigas, o primeiro tem em sua essência o uso de artigos novos, mas que buscam referências em designs de outras épocas. Dessa forma, a dica é abusar de peças com aquela carinha nostálgica, sem deixar de lado uma pitada de modernidade. Aliás, pôsteres antigos, discos de vinil e eletrônicos de outras décadas também funcionam para harmonizar o ambiente.

13- Romântico

Estilo romântico
(Reprodução – Pinterest)

Esse é um dos estilos de decoração mais conhecidos e amados. A decoração romântica preza pela sutileza, com cores suaves e tons pastel, além de materiais delicados, como renda, voil e tule. Dessa maneira, o resultado é um espaço que se destaca por oferecer um visual leve, ideal para quem precisa que a casa represente um refúgio de descanso. Aqui, as flores também viram protagonistas, seja em estampas ou em espécie, decorando vasos e cachepôs.

14- Rústico

Estilo Rústico
(Reprodução – Pinterest)

Tijolos aparentes, paredes e balcões de pedra e muita madeira crua ou desgastada com o tempo. Essa é a fórmula do estilo rústico, que remete às antigas fazendas e cria um conforto inigualável. De fato, a estética combina perfeitamente com os dias de inverno, quando tudo o que precisamos é uma xícara de chá e um lugar aconchegante. Porém, ela pode funcionar perfeitamente em locais tropicais, se misturada com outras estéticas, como a moderna.

15- Tropical

Estilo tropical
(Reprodução – Pinterest)

Celebrar a natureza e sua essência é o principal objetivo do estilo tropical, cada vez mais presente nas casas brasileiras. Antes de mais nada, para ter um décor assim, é preciso dar preferência para materiais naturais. Afinal, não existe melhor forma de homenagear as terras nacionais do que usar matérias-primas encontradas em abundância aqui. Para complementar, muitas plantas, estampas de folhagens e muita cor.

Lençóis para todos os estilos:

Apesar de aqui termos citado somente 15, existem inúmeros estilos de decoração. O ideal é que você identifique seus preferidos e misture elementos, criando uma estética única, personalizada e, assim, ter uma casa que tenha a sua cara.

Postagens Recomendadas
Mostrando 5 comentários
  • Avatar
    Priscila Romão
    Responder

    Que matéria bacana, muito bem desenvolvida! Parabéns Camila pelo trabalho, parabéns a Artex pelo Blog . Simplesmente apaixonada por TUDO aqui. Novata, apaixonada e assumida pelo blog.

    • Camila Alves
      Camila Alves
      Responder

      Oi Priscila,

      Fiquei muito feliz com o seu comentário. Conta pra gente o que mais você quer ver por aqui 🙂

      Beijos e muito obrigada <3

  • Avatar
    Fátima Maria de Assis Ferreira
    Responder

    Boa tarde abençoada lindo e de bom gosto, parabéns cada estilo mais sofisticado do que o outro de ter vontade de acordar e ter uma decoração dessas.

    • Camila Alves
      Camila Alves
      Responder

      Dá vontade de ter várias casas só para decorar uma com cada estilo, né?

  • Avatar
    Lais
    Responder

    Em qual desses estilos se encaixa o cantemporaneo? Grata!

Deixe um Comentário