Quarto provençal: inspiração para os românticos

A decoração provençal nasceu em Provença, no sul da França, por volta do século XVI. O estilo mistura e combina elementos românticos, rústicos e sofisticados e, por esse motivo, possui características singulares. Pode ser aplicado nos quartos através de lustres, espelhos, móveis de madeira, arranjos de flores, papéis de parede e almofadas. Esses itens são peças-chave para transformar um ambiente normal em um quarto provençal sem muito esforço.

O estilo de decoração provençal pode ser facilmente identificado em um local se prestarmos atenção em seus elementos. É importante saber que os móveis antigos são parte importante para compor a decoração do décor. Então, para incorporar essa decoração no quarto é necessário ter cuidado com as peculiaridades. Assim, confira abaixo as principais dicas para você se inspirar e transformar seu quarto.

Os tons pastel estão presentes

quarto-provencal-camas
(Reprodução: Pinterest)

A decoração provençal tem a leveza, suavidade e delicadeza como principais características. Então, se encaixam perfeitamente com cores da paleta em tons pastel.

Rosa claro, amarelo claro, azul claro, bege e branco são tonalidades ideais, tanto para as paredes quanto para os objetos de decoração do quarto. Tons de lavanda e verde menta são perfeitos para esse estilo, pois imprimem  romantismo e elegância ao quarto provençal.

A tinta Chalk Paint

quarto-provencal-detalhes

Feita á base de água, a tinta Chalk Paint é ideal para a estética e possui gesso em pó ou giz como principais componentes. Além de pintar qualquer material e superfície, possui uma ampla gama de cores e está diretamente relacionada a tons pastéis e a aspectos vintage. Assim, a Chalk Paint traz o efeito desgastado e rústico de forma simples e por isso é a escolha perfeita para aderir na transformação de um quarto provençal.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

Delicadeza na roupa de cama

quarto-proencal-quarto

Um quarto bem decorado é a garantia de bons momentos, noites tranquilas e uma sensação aconchegante. Da escolha dos móveis à roupa de cama, cada detalhe é importante no resultado final. Um jogo de cama floral, por exemplo, complementa o mobiliário em madeira rústica, afinal as cores e estampas são característicos.

Para deixar seu quarto provençal ainda mais bonito, invista em uma colcha ou edredom com essa temática. Também aposte em modelos dupla face pois, desta forma, você pode explorar o jogo de cama de maneiras diferentes em seu quarto.

Acessórios essenciais para seu quarto provençal

jogo-provencal-tolie-jouy
(Reprodução: Pinterest)

O décor provençal é marcado pela presença de flores, tons claros e objetos delicados, além de madeira e de móveis envelhecidos com ar rústico. A fim de balancear esses elementos, confira alguns detalhes que você não pode deixar de fora no quarto provençal:

  • Flores: os florais do estilo provençal têm a intenção de adicionar delicadeza e romantismo à decoração. Você pode incorporá-los no papel de parede, quadros, revestimento nos sofás e poltronas ou nos tecidos de mantas e almofadas. Também aposte nas estampas floridas em roupas de cama e cortinas. Já no ambiente, as plantas presentes na decoração são responsáveis pelo toque provençal rústico do cômodo;
  • Cabeceira: um item que pode fazer toda a diferença na decoração provençal é a cabeceira de cama. Ela pode trazer um visual desgastado ou mais moderno, sendo pintada em branco patinado;
  • Cama dossel: as camas com cortinas nas extremidades são conhecidas como cama dossel. Essa peça adiciona classe, romance e elegância ao seu décor provençal;
  • Espelhos: para incorporarmos esse objeto no estilo provençal é necessário prestar atenção em suas molduras. As mais delicadas garantem romance, já molduras envelhecidas levam ar rústico, enquanto as clássicas deixam o ambiente mais sofisticado;
  • Lustres e pendentes: remetendo aos palácios franceses, os lustres e pendentes levam elegância e sofisticação ao ambiente e são essenciais em um décor provençal;
  • Toile de Jouy: é um estilo de estampas que surgiu no século XVIII e faz parte da decoração provençal. Essas estampas possuem o fundo branco com desenhos que retratam a vida campestre em vermelho, azul ou preto. São uma ótima escolha para intensificar a presença dessa estética no ambiente.

Com essas dicas, você conseguirá compor um ambiente delicado, romântico, sofisticado e elegante. Essas são todas as características necessárias para ter um quarto provençal e imprimir sua personalidade.

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Avatar
    Elma Maria de Oliveira
    Responder

    Gostaria de receber promoção de roupa de cama de casal.

    • Avatar
      Andressa Persan
      Responder

      Oi, Elma. Colocamos você para para receber as nossas newsletter. Agora você vai conferir em primeira mão as novidades da Artex! Fique de olho no seu e-mail =)

Deixe um Comentário