Quarto de irmãos: como expor a personalidade dos dois?

Quem tem dois filhos e só um cômodo para ambos pode encontrar dificuldades para expressar a personalidade dos dois no mesmo espaço. Mas decorar um quarto de irmãos que agrade aos seus ocupantes não é assim tão difícil.

O mais importante é contar com a participação das crianças ou adolescentes na hora de escolher cores e objetos decorativos, para que se sintam representados ali. Ao mesmo tempo, os pais devem ter uma visão macro, para manter o ambiente harmônico. Listamos aqui algumas dicas que vão ajudá-lo nessa missão. Vem ver!

Expressando a personalidade de cada um

Quarto de irmãos
(Reprodução – Pinterest)

Ter um quarto que expresse sua personalidade é muito importante, especialmente para crianças e adolescentes. Afinal, eles estão numa fase importante de desenvolvimento da identidade. Por isso, não deixe de levar em consideração os gostos de cada filho na hora de decorar o quarto de irmãos.

Para fazer isso sem deixar o ambiente muito carregado, uma boa opção é pintar as paredes com cores como branco, cinza ou bege. A partir dessa base neutra, inclua as cores favoritas de cada um em detalhes do ambiente. Isso pode ser feito através de quadros, pôsteres ou objetos decorativos colocados em estantes ou nichos, por exemplo.

Quarto de irmãos
(Reprodução – Pinterest)

Também é possível expressar as personalidades de cada um dos irmãos através de itens como tapetes e têxteis. Existem muitos conjuntos de roupa de cama para crianças com estampas e padrões de cores lindos. Peça que os pequenos lhe ajudem a escolher!

Só tome cuidado para que o ambiente não fique muito visualmente poluído e mantenha-se aconchegante. Especialmente em quartos pequenos, um grande número de itens decorativos ou de estampas diferentes pode gerar a sensação de excesso de informação.

Para um quarto de irmãos cheio de personalidade:

Também é interessante investir em móveis separados para cada um. Ter escrivaninhas e guarda-roupas diferentes para cada talvez não seja possível em um quarto infantil pequeno, mas nichos para decoração e baús ou caixas para guardar brinquedos pode ser mais fácil. Não deixe de incluir ainda luminárias individuais junto de cada cama.

Por fim, caso o quarto seja espaçoso, você pode até mesmo dividir o ambiente fisicamente, delimitando a área de cada irmão. Para isso, é possível usar biombos, cortinas ou móveis, como uma estante. Assim, cria-se um ambiente de mais privacidade. Que é, aliás, algo a ser considerado especialmente na adolescência.

2- Facilitando a organização no quarto de irmãos

Quarto de irmãos
(Reprodução – Pinterest)

Organização sempre é um tema importante quando se fala em quarto infantil compartilhado. Afinal, os pequenos geralmente ainda estão aprendendo a cuidar dos pertences e manter o ambiente em ordem. No caso de um quarto de irmãos, é ainda mais importante estabelecer um lugar para cada coisa. Assim, você estimula o respeito ao espaço do outro e evita atritos entre os dois devido à bagunça.

Como mencionamos acima, se o espaço permitir, é interessante ter dois guarda-roupas ou cômodas no quarto. Se não for possível, defina um espaço delimitado para cada filho no móvel. O mesmo pode ser feito com uma estante, usada para guardar livros ou objetos decorativos.

Para organizar brinquedos, uma sugestão é apostar em um baú ou caixa organizadora para cada um. Você pode usar cores diferentes para que eles se sintam representados.

3- Aproveitando o espaço

Quarto de irmãos
(Reprodução – Pinterest)

Se o quarto de criança da sua casa não tem muito espaço, a dica é apostar em móveis compactos e multiuso. Nesse quesito, a opção mais óbvia são os beliches. Se optar por essa solução, fique atento à altura do pé direito do quarto ao escolher o móvel, para garantir o conforto de quem dormir na cama superior.

Outra opção interessante são as camas altas que têm uma escrivaninha embaixo. Essa é uma ótima ideia para que cada um tenha seu próprio espaço de estudos sem ocupar muito espaço. Aliás, uma boa dica é investir em móveis feitos sob medida. Assim, você pode aproveitar cada espacinho de forma inteligente.

Quarto compartilhado
(Reprodução – Pinterest)

Camas com gavetas embutidas ou baús de brinquedos que viram um sofá podem ser muito úteis. Portas de correr no guarda-roupa e no próprio quarto também são uma boa saída para economizar espaço.

Além disso, para obter uma sensação de espaço mais amplo recomenda-se usar paredes e revestimentos brancos ou em tons claros. Colocar espelhos no ambiente é outro truque interessante.

4- Estimulando a interação

Quarto compartilhado
(Reprodução – Pinterest)

Outra boa dica de decoração de quarto infantil é criar um espaço lúdico, que estimule a criatividade das crianças. Pode ser, por exemplo, uma parede pintada com tinta de lousa, que permite que ambos desenhem e escrevam. Outra sugestão é colocar no quarto uma pequena barraca onde possam brincar.

Criar um cantinho de leitura também é muito interessante. Para isso, basta instalar prateleiras para livros e colocar junto ou abaixo dela dois confortáveis pufes. Capriche na iluminação dessa parte do ambiente, para facilitar a leitura.

Quarto compartilhado
(Reprodução – Pinterest)

Além de estimular o desenvolvimento das crianças, ter uma área como essas num quarto compartilhado tende a promover uma interação lúdica entre ambos. Os bons momentos compartilhados ficarão marcados na memória.

Conhece alguém que tem dois filhos e não sabe como decorar ou organizar um quarto de irmãos? Encaminhe este artigo!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário