Guia para escolher o melhor travesseiro para você

Precisa trocar de travesseiro, mas não sabe qual é o tipo ideal entre tantas opções disponíveis? A escolha do melhor travesseiro faz muita diferença na qualidade do seu sono. Por isso, essa compra merece uma atenção especial.

Afinal, um travesseiro inadequado pode provocar dores de cabeça e coluna e até mesmo insônia. A peça correta, por outro lado, contribui para que você durma na postura ideal e tem um impacto direto no seu bem estar. Mas qual é, então, o melhor travesseiro para dormir bem?

O que considerar para escolher o melhor travesseiro?

Melhor travesseiro

Não existe um travesseiro ideal para todos. Essa escolha deve ser feita com base em fatores como a posição em que você dorme, eventuais predisposições a alergias e suas preferências pessoais. Neste artigo, vamos falar sobre os principais aspectos que você deve levar em consideração.

1- A posição em que você dorme

Além de oferecer conforto, o travesseiro é importante pelo apoio estrutural que oferece. Ao contrabalancear as curvas da coluna e alinhar sua postura, ele ajuda a proporcionar uma boa noite de sono e a evitar dores nas costas. Por isso, para saber qual é uma peça certa para você é preciso considerar a posição em que costuma dormir.

Caso durma de costas, o ideal é escolher um travesseiro que preencha o espaço entre a cabeça e o colchão. Ele deve ficar bem encaixado na cervical e nuca. Assim, o recomendado é um produto mais baixo, que não deixe o pescoço projetado para cima.

Melhor travesseiro

No entanto, os especialistas afirmam que o correto é dormir de lado. Se for seu caso, procure uma peça de altura média ou alta. A ideia é que ela seja alta o suficiente para manter a espinha dorsal alinhada. O travesseiro deve apoiar a curva lateral do seu pescoço de modo que tanto o pescoço quanto a cabeça fiquem retos em relação à coluna. O ombro, por sua vez, deve ficar num ângulo de 90 graus.

Além disso, recomenda-se deixar os joelhos parcialmente flexionados. De preferência, posicione outro travesseiro entre eles. Assim você evita o atrito entre os joelhos e tornozelos e a rotação da lombar.

Melhor travesseiro

Uma boa opção para favorecer o alinhamento perfeito da coluna durante a noite é usar um travesseiro de corpo. Esse é aquele modelo comprido, que ajuda a ajustar a coluna vertebral e corrigir sua postura.

Dormir de bruços, por sua vez, não é indicado. Afinal, deixar o pescoço virado de lado pode prejudicar sua cervical e forçar sua musculatura. Mas se você tiver que optar por essa posição, escolha travesseiros mais baixos para reduzir o desnível.

2- O material

Como escolher travesseiro

Outro fator importante a se considerar na escolha do melhor travesseiro é o material do produto. Afinal, existem opções muito variadas disponíveis no mercado. A composição influencia em termos de conforto, durabilidade, temperatura e surgimento de alergias. Vamos conhecer os principais materiais disponíveis no mercado?

Espuma

Muito comum devido ao custo relativamente baixo, o travesseiro de espuma pode ser composto por uma espuma compacta ou em flocos. Enquanto a opção em flocos é mais macia, a compacta dá ao travesseiro uma altura mais estável, oferecendo um bom apoio para a cabeça.

Espuma viscoelástica

Tipos de travesseiro

Feito de espuma viscoelástica, esse tipo de produto é mais conhecido como travesseiro Nasa, já que sua tecnologia foi desenvolvida para atender a agência espacial americana.

Esse material é muito moldável, se adaptando à pressão do corpo e absorvendo o peso da cabeça e do pescoço. Por isso, esse tipo de peça promove relaxamento e facilita a circulação sanguínea. Ele é, então, uma boa opção para quem quer evitar dores musculares.

Além disso, essa espuma é termossensível, o que faz com que ela mantenha o conforto térmico. A matéria-prima também reduz a proliferação de ácaros, reduzindo a probabilidade de alergias.

Látex

Tipo de travesseiro

O travesseiro de látex é feito com um tipo de espuma cheia de pequenos furos, o que permite uma alta circulação de ar. Por isso, costuma ser recomendado para pessoas que moram em regiões quentes ou que transpiram bastante durante a noite.

Ele também é altamente elástico, voltando ao formato original mesmo com muita pressão. Assim, ele mantém um aspecto de novo por mais tempo. Outra vantagem é que o produto pode ser lavado facilmente, o que torna a higienização mais prática.

Melhor travesseiro

Seja qual for sua escolha, lembre-se que mesmo o melhor travesseiro do mundo tem uma vida útil limitada. O recomendado é trocar o seu artigo a cada dois anos, no máximo. Afinal, os travesseiros vão acumulando micro-organismos e podem facilitar a proliferação de ácaros, além de perderem seu formato original. Se quiser entender mais o que acontece com a sua peça após a data de validade, confira nosso artigo sobre o assunto.

Escolha o melhor travesseiro para você:

Ainda tem alguma dúvida sobre qual o melhor travesseiro para você? Deixe um comentário!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário