Encha seu espaço de alegria com um quarto colorido

Gosta de ambientes cheios de alegria? Aposte em um quarto colorido! Com planejamento, é possível conseguir um resultado harmônico mesmo combinando vários tons. Você pode inserir toques de cor em roupas de cama e outros itens decorativos, ou apostar em paredes e móveis em nuances diferentes.

Ao escolher as cores e as formas de aplicá-las, a primeira coisa a levar em consideração é seu gosto pessoal. No entanto, também recomendamos pensar em questões como a sensação que você quer passar, o equilíbrio entre tons e o tamanho do quarto. Veja nossas dicas para transformar sua decoração de quarto com muita cor.

1- Considere os efeitos das cores

Quarto colorido
(Reprodução – Pinterest)

Quer deixar seu quarto decorado com suas cores preferidas? Ótimo! Mas antes de colocar a mão na massa, avalie se os tons que escolheu vão funcionar no ambiente.

Considere, por exemplo, o tamanho do quarto. Se ele for pequeno, cores fortes podem fazê-lo parecer ainda menor. Nesse caso, o ideal é restringir os tons mais vivos a detalhes. Cores mais claras, por outro lado, provocam uma sensação de amplitude.

Quarto colorido
(Reprodução – Pinterest)

Outro ponto a avaliar é como você quer se sentir quando estiver no seu quarto colorido. Isso porque as cores têm o poder de nos afetar emocionalmente, como explica a cromoterapia. Enquanto o vermelho desperta emoções intensas, o azul e o verde claro relaxam, o laranja traz vitalidade e o amarelo desperta criatividade, e assim por diante.

2- Planeje a combinação de tons

Quarto colorido
(Reprodução – Pinterest)

Quer seguir por um caminho mais fácil? Cores neutras como preto, branco e cinza combinam com qualquer outro tom. Assim, combinar cinza e amarelo, branco e verde ou preto e azul são bons exemplos. Mas se quiser colorir seu quarto com cores mais variadas, o chamado “círculo cromático” é um bom ponto de partida.

Círculo cromático
Círculo cromático

Ele é um círculo composto por 12 cores: as três primárias (vermelho, azul e amarelo), três secundárias (laranja, verde e roxo) e seis terciárias: roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado e roxo-azulado. Assim, podemos visualizar quais cores são análogas (vizinhas entre si) e quais são complementares (em lados opostos do círculo).

Círculo cromático

Uma possibilidade é fazer uma combinação entre cores análogas. Você pode usar o azul com o verde-azulado e o roxo-azulado, por exemplo. Outra opção é ousar mais e escolher uma combinação contrastante. As cores que ficam em posições contrárias no círculo cromático são consideradas complementares: uma mais “fria” e uma mais “quente”. Azul e laranja é uma combinação alegre e descontraída, enquanto roxo e amarelo trazem um ar jovial.

Você pode, ainda, escolher uma só cor do círculo cromático e combiná-la com variações um pouco mais claras ou mais escuras, seguindo a tendência tom sobre tom. Nesse caso, é como se estivesse misturando uma tinta com pigmentos brancos ou pretos.

3- Comece seu quarto colorido aos poucos

Quarto colorido
(Reprodução – Pinterest)

Ainda não sente confiança para encher o cômodo de cor? Componha seu quarto colorido aos poucos, apostando nos detalhes.

Você pode colorir só uma parede e manter móveis e itens decorativos em tons neutros, como branco e amadeirado. Ou então fazer o contrário: deixar todas as paredes brancas e usar cores em objetos pelo quarto. Abajur, vasos, quadros, itens de escritório, lixeira ou mesmo um cesto para roupa suja podem trazer pontos de cor.

Tendo o branco como base também fica mais fácil escolher um ou mais móveis coloridos para quarto. Se não encontrar opções nas cores que quer, você pode inclusive misturar a tinta e pintá-los em casa.

Quarto colorido
(Reprodução – Pinterest)

Além disso, uma ótima opção é brincar com cores nas roupas de cama. Edredom, fronha, almofadas e capas de travesseiro coloridas fazem muita diferença no ambiente. E a melhor parte é que podem ser trocados facilmente se você enjoar daquela cor.

Para colorir ainda mais o seu quarto:

Por fim, se quiser colorir o ambiente de forma mais delicada a dica é escolher um tom pastel, como rosê, azul claro ou verde água. Essas cores costumam causar menos impacto que as mais vibrantes. Assim, você pode avaliar se gosta mesmo de um quarto colorido. E depois, se for o caso, incluir ainda mais elementos de cor na sua decoração.

Tem dúvidas sobre como deixar seu quarto colorido de forma alegre e harmônica? Pergunte nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário