Decoração criativa: 8 ideias para quarto

Ter um espaço bem decorado ajuda a relaxar e organizar as ideias. Isso é ainda mais importante no dormitório, pois é o cômodo dedicado ao descanso. Pensando nisso, o ideal é empenhar-se para montar um ambiente clean, bonito e harmonioso, buscando sempre referências e ideias para quarto.

Está procurando inspirações de decoração para quarto? Então aproveite o artigo a seguir e veja alguns projetos simples, fáceis de copiar, e com alternativas criativas. Confira e transforme seu cômodo com as nossas dicas.

1 – Parede de cortiça

Ideias para quarto - parede de cortiça

A cortiça, além de trazer uma cor para a parede branca, serve para organizar avisos, recados, lembretes e até ilustrações e imagens decorativas. Um revestimento do tipo é ideal para espaços destinados ao estudo e trabalho, como escrivaninhas e home office no quarto. Outra vantagem é que o material dá a sensação de aconchego e ajuda a isolar acusticamente o cômodo.

Outra boa notícia é que você pode revestir uma parede de cortiça sem ajuda profissional. Dessa forma, é só comprar uma placa fina de cortiça adesiva, colar com cuidado e aproveitar o seu mural gigante no quarto.

2 – Criado-mudo de caixote

Ideias para quarto - criado-mudo de caixote

Essa ideia já virou um clássico do DIY para quarto. Além de sustentável, usar um caixote como criado-mudo é uma forma prática, econômica e que pode ficar muito bonita em espaços descolados e criativos.

Fazer essa transformação é muito fácil. Se for buscar seu caixote na feira, escolha um que esteja limpo, seco e sem manchas. Depois, é só lixar toda a superfície para remover as farpas. Passe um produto anti cupim e, se desejar, pinte a caixa com a cor desejada. Se preferir deixar o móvel cru, é só finalizar com um verniz.

3 – Parede colorida sem pintar

Ideias para quarto - parede colorida sem pintar

A dica agora vai para quem deseja fazer uma decoração de apartamento alugado ou enjoa fácil das composições. Já pensou em ter uma parede colorida sem precisar pintar e poder trocar sua cor quando quiser? É só criar um painel de tecido atrás da cama.

Primeiramente, instale um varão de cortina na parede de cabeceira. Depois, é só escolher a cortina ou tecido que vai decorar o espaço e trocá-la quando quiser.

4 – Cestos de vime como calçadeira

Ideias para quarto - cestos de vime como calçadeira

Muito usadas nas décadas passadas, as calçadeiras voltaram à decoração de quarto com tudo. Isso porque, com o crescimento de projetos de apartamentos pequenos, cada cantinho para armazenamento pode ser considerado sagrado.

Uma forma diferente de ter um lugar para guardar roupas de cama extra é o uso de cestos quadrados de vime. Dessa maneira, coloque-os nos pés da cama e complemente com um futon em cima de cada um. Assim, você tem onde deixar suas peças e ainda ganha um espaço para sentar.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

5 – Ideias para quarto com plantas

Ideias para quarto com plantas

Há diversas espécies de plantas para ambientes internos que podem ser colocadas no dormitório. Embora a crença popular diga o contrário, esses cômodos não só podem como devem ter uma presença verde.

Quem garante isso é o engenheiro ambiental Bill Woverton, da Nasa. Após um estudo realizado nos anos 80, o pesquisador chegou à conclusão que todos devem ter pelo menos uma ou mais plantas no quarto. Segundo ele, as espécies ajudam a dormir melhor, filtram o ar, relaxam, reduzem incidências de alergias e deixam o espaço lindo e aconchegante.

Conheça as melhores espécies de plantas para o quarto:

  • Lavanda;
  • Espada-de-são-jorge;
  • Babosa;
  • Jasmim;
  • Gardênia;
  • Jasmim;
  • Jiboia;
  • Palmeira-dama;
  • Lírio da paz.

6 – Prateleira suspensa

Ideias para quarto - prateleira suspensa

Se você tem um quarto pequeno e não tem espaço para um criado-mudo, experimente criar uma prateleira suspensa, com tábuas e cordas. Certamente o resultado é criativo e você pode aproveitá-lo para dispor plantas, um abajur, alguns porta-retratos e seus livros de cabeceira.

O sistema de montagem é parecido com o de um balanço. Primeiramente, separe duas tábuas de tamanhos iguais e faça quatro furos nos mesmos lugares. Depois é só passar a corda, dando um nó na parte de cima e de baixo de cada tábua, para que ela fique firme.

7 – Cabeceira de pallet

Ideias para quarto - cabeceira de pallet

Com a popularização da cama box, começaram as buscas por formas de criar cabeceiras DIY. Dessa forma, uma das mais populares é o modelo com pallet, um tipo de estrado de madeira muito versátil e fácil de encontrar em feiras, supermercados e estabelecimentos comerciais.

O procedimento é parecido com o do caixote. Em primeiro lugar, escolha peças bem limpas e secas. Lixe-as para retirar as farpas. Se desejar, pinte ou aplique verniz. Depois, é só fixar na parede ou apoiar atrás da cama.

8 – Tape Art

Ideias para quarto - tape art

Essa é uma das ideias para quarto que estão fazendo sucesso entre os que adoram decoração e DIY. Tape art é a técnica de usar fitas adesivas para criar desenhos, abstratos ou não, em paredes vazias, geralmente brancas.

No dormitório, a tape art tem diversos usos, com destaque para a decoração da parede de cabeceira. Em suma, a técnica pode criar uma moldura, feita de fita isolante preta, fitas adesivas coloridas e washi tapes.

Se você busca inspirações e ideias para o quarto, navegue pelo nosso blog e conheça as maiores tendências, passo a passo e ideias para decorar.

Postagens Recomendadas
Mostrando 4 comentários
  • Avatar
    Solange Oliveira Lucas da Silva
    Responder

    Adorei a reportagem e as dicas. A parte das plantas foi top.
    Obrigada
    solangelucas2011@gmail.com

    • Camila Alves
      Camila Alves
      Responder

      Oi Solange, tudo bem?

      Fico feliz que tenha gostado. Conta pra gente o que mais você quer ver aqui no blog 🙂

      Obrigada

  • Avatar
    Maria de Fátima da Silva
    Responder

    Olá bom dia, amei as decorações vou mim respirar em uma para fazer uma em minha casa rsrsrs bjosss 😘

    • Camila Alves
      Camila Alves
      Responder

      Oi Maria! Que bom que gostou 🙂 Depois conta para nós como ficou sua casa!

Deixe um Comentário