Conheça 10 alimentos que ajudam a dormir

Você sofre de problemas para dormir? Saiba que a alimentação pode ser uma grande aliada do seu relaxamento. Por isso, investir em alimentos que ajudam a dormir é uma maneira fácil, eficiente e econômica de garantir um sono de qualidade.

Existem alimentos indicados para dormir rápido, como os ricos em triptofano. Eles ajudam na redução do ritmo cerebral, por isso seu uso é altamente recomendado para facilitar o sono. Aliado ao carboidrato, ele ajuda a acabar com a insônia. Então, confira algumas formas naturais que listamos para você melhorar sua alimentação e o sono.

1. Mel para elevar o nível de relaxamento

10 alimentos que ajudam a dormir

Já experimentou tomar um fio de mel com leite algumas horas antes de se deitar? Essa quantidade de glicose fornecida pelo alimento reduzirá os níveis de orexina. Isso significa que, com menos desse neurotransmissor, ele eleva seu nível de relaxamento com mais facilmente.

2. Grãos integrais: alimentos que ajudam a dormir  

Quem tem dificuldade para relaxar antes de dormir pode ingerir um pedaço de pão ou torrada integrais algumas horas de ir deitar. Esses grãos ajudam na produção de insulina, que fornece o triptofano e são ótimos para insônia e funcionam como sedativo natural para o cérebro.

3. Feijão: um dos melhores alimentos para dormir

10 alimentos que ajudam a dormir

As vitaminas do complexo B são utilizadas para combater o estresse e ansiedade. O feijão é um alimento ótimo para auxiliar a dormir rápido porque oferece diversas vitaminas. Entre elas, o complexo B que inclui B6, niacina e ácido fólico.

O feijão é um dos alimentos que ajudam a dormir e regular nosso ritmo circadiano. Quando acompanhado com arroz, ele pode acelerar a chegada do sono.

4. Nozes para elevar a serotonina no cérebro

As nozes são um ótimo alimento para ajudar a dormir. Além de ricos em triptofano, que elevam os níveis de serotonina no cérebro, são uma ótima fonte de magnésio. Outros alimentos indicados são as sementes de linhaça, de abóbora e de girassol.

5. Banana: potássio a favor de uma noite tranquila

10 alimentos que ajudam a dormir

Rica em potássio, um mineral que ajuda a ter uma boa noite de sono, a banana é um ótimo sedativo natural. Além disso, esse também é um dos alimentos ricos em triptofano e magnésio, altamente indicado para ter uma noite tranquila.

6. Aveia para controlar o ciclo do sono

Fonte natural de melatonina, a aveia ajuda a controlar o ciclo do sono. Por isso, invista em uma pequena tigela de mingau ou biscoito de aveia antes de dormir.

Um dos benefícios da aveia é que ela, assim como a água de aveia, oferece um teor nutricional relevante. Ele permite manter um equilíbrio adequado na glicose para evitar picos.

7. Uva: alimento que ajuda a dormir rico em melatonina

10 alimentos que ajudam a dormir

A uva é rica em melatonina, por isso vale a pena degustar a fruta antes de dormir ou até tomar uma taça de vinho. Lembre-se de que o álcool em excesso pode atrapalhar o sono de longa duração. Além de melhorar o sono, ela minimiza os efeitos do jeg lag e ajuda na insônia.

8. Ovo para dormir rápido

O ovo também é um alimento rico em triptofano. Grande aliado das noites de tranquilidade, ele pode ser ingerido com uma xícara de chá de camomila ou pão integral.

Seu alto teor de proteínas também caracterizam o ovo como um grande aliado no combate à depressão. Por isso mesmo, ele relaxa o corpo e mente antes de dormir, favorecendo uma noite tranquila.

9. Grão-de-bico: rico em hormônio da felicidade

10 alimentos que ajudam a dormir

O grão-de-bico é um alimento para insônia rico em “hormônio da felicidade”. Portanto, ajuda a dormir mais rápido e possui alta dose de vitamina B6, que tem um papel importante na produção de serotonina.

Denominado “grão da felicidade”, o grão de bico auxilia na oxigenação no cérebro e também melhora a síntese de mielina, que permite uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos nervosos. Isso, consequentemente, aprimora o raciocínio e o humor.

10. Iogurte para ajudar no processamento de hormônios

Uma tigela de iogurte é rica em cálcio e processa os hormônios indutores do sono (triptofano e melatonina). Além disso, você pode adicionar seus ingredientes naturais, como frutas vermelhas ou granola, para obter resultados ainda melhores.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

Diante de uma rotina cada vez mais estressante e desafiadora, adotar técnicas e alimentos para dormir é fundamental. Aposte em refeições para combater a insônia e veja como ela pode te beneficiar.

Aqui, você conheceu 10 alimentos que ajudam a dormir. Então, vale a pena montar um cardápio apenas com os itens para relaxar, mas sem esquecer que a última refeição deve ser consumida três horas antes de dormir. Assim, você eleva a produção de melatonina e relaxa mais rapidamente. Que tal investir nisso?

Para dormir ainda melhor:


Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário