Como limpar colchão com 6 truques caseiros

Você tem o hábito de limpar seu colchão? Se a resposta for não, então está na hora de repensar. Com o tempo, o acúmulo de impurezas na cama pode acarretar diversos problemas respiratórios, crises alérgicas e até irritações na pele. Além disso, uma boa higienização aumenta a vida útil do seu produto, sabia?

Estamos aqui para te ajudar a dar o primeiro passo rumo a uma cama livre de sujeiras. Descubra como limpar colchão com truques caseiros infalíveis e com ingredientes fáceis de encontrar na sua despensa. Quer ver?

1. Como tirar mancha de colchão?

Como limpar colchão com manchas

Para tirar manchas de colchão o segredo está no seu armário do banheiro: água-oxigenada. O ideal é optar pela mais fraca, de 10 volumes, para não prejudicar o tecido ou correr o risco de manchá-lo. 

Comece molhando uma esponja com um pouco do líquido. Em seguida, esfregue o local a ser limpo até a mancha sair por completo. Depois, use um pano úmido para tirar o excesso de produto. Espere secar. 

Atenção: essa dica não é recomendada para revestimentos estampados ou em cores escuras, que podem desbotar com a água-oxigenada. Se esse for o seu caso, o recomendado é retirar a mancha com uma misturinha de vinagre e bicarbonato. Borrife no colchão, deixe a espuma agir por meia hora e depois esfregue.

2. Como limpar colchão encardido ou amarelado?

Como limpar colchão amarelado

Com o tempo de uso, é comum que sua peça deixe de ser branquinha. Mas você pode reverter isso! Descubra como limpar colchão encardido com bicarbonato e vinagre de uma forma fácil e rápida:

  1. Retire as manchas mais profundas usando a nossa dica do tópico anterior;
  2. Polvilhe bicarbonato por todo o colchão;
  3. Borrife vinagre por cima. A mistura formará uma espuma;
  4. Deixe a espuma agir por cerca de uma hora,
  5. Depois de seco, passe o aspirador para retirar o bicarbonato.

Você pode repetir essa forma de como limpar colchão sempre que seu tecido começar a amarelar. Dessa maneira, fica cada vez mais fácil fazer a manutenção periódica da sua peça.

3. Como tirar odores do colchão?

Como limpar colchão com odores

Existem duas formas de como limpar colchão e deixá-lo livre de odores indesejados. Você pode optar por uma delas ou usar as duas juntas para potencializar seus efeitos.

A primeira forma de limpar fazer uma limpeza a seco. Para isso, basta polvilhar bicarbonato de sódio em todo o colchão. Deixe agir por algumas horas. Depois, use o aspirador para retirar o pó que sobrou.

Outro truque infalível é fazer a limpeza de colchão borrifando uma misturinha de água quente e vinagre. E não se preocupe: os líquidos vão evaporar e o tecido não ficará com nenhum cheiro residual.

4. Como limpar colchão a seco?

Como limpar colchão a seco

Algumas peças são sensíveis à água. Se a etiqueta do seu produto diz que ele não pode ser molhado, o indicado é fazer uma lavagem de colchão a seco em uma empresa especializada ou seguir esse passo a passo:

1-  Polvilhe bicarbonato de sódio por toda a extensão do colchão;

2-  Deixe agir por aproximadamente 40 minutos;

3-  Com ajuda de uma escovinha, esfregue todo o tecido;

4- Deixe agir por mais 10 minutos,

5- Aspire para tirar o bicarbonato.

Se você sofre de alergias, a dica de ouro é fazer essa limpeza de tempos em tempos. O bicarbonato tem o poder de absorver umidade e, com ela, os ácaros. O resultado é que eles acabam indo embora no aspirador.

5. Como manter o colchão limpo?

Seu colchão está limpinho e sem manchas aparentes? Ótimo! Então você só precisa fazer uma manutenção para garantir que ele fique assim por bastante tempo. Siga os três passos abaixo uma vez por semana:

  1. Tire toda a roupa de cama, incluindo protetores e capas com zíper.
  2. Faça a higienização de colchão usando um aspirador. Não esqueça de dar uma atenção especial às costuras e cantinhos.
  3. Deixe o colchão respirar por meia hora antes de colocar a roupa de cama limpa.

É importante avisar que o colchão nunca deve ser colocado no sol. Isso porque o calor cria uma espécie de estufa, favorecendo a multiplicação de pragas. Prefira deixar sua peça ventilando à sombra. 

6. Para que o seu colchão dure mais

Como limpar colchão

Depois de descobrir como limpar colchão, que tal aprender a fazê-lo durar por muito mais tempo? Assim, você garante noites tranquilas sem se preocupar em trocar sua peça tão cedo.

A primeira dica é girá-lo em 180 graus a cada 15 dias. Isso evita que a espuma afunde de forma desigual com o tempo, forme lombadas ou marcas. Pode apostar: isso vai aumentar e muito a durabilidade do seu colchão.

Outro hábito indispensável é o uso de protetores de colchão. Com eles, sua peça fica blindada contra as sujeiras do dia a dia. Se você puder ter um modelo impermeável, melhor ainda.

Tenha a noite de sonho que você sempre sonhou

Você sabia que a ARTEX lançou uma linha exclusiva de colchões? São três modelos com combinações de espumas exclusivas, que vão revolucionar suas noites de sono de uma forma que você nunca imaginou. Clique no link abaixo e surpreenda-se.

Agora que você já sabe como limpar colchão e manter sua cama impecável, aproveite para navegar pelo nosso site e encontre um enxoval com a sua cara! Você vai se encantar com a qualidade e maciez dos nossos produtos.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário