Como escolher a melhor cortina para quarto?

Além de controlar a iluminação e dar mais privacidade a um cômodo, a cortina é uma importante peça decorativa. Por isso, vale a pena ter uma atenção especial na hora de escolher uma cortina para quarto.

O estilo, o tipo de material, a cor e tamanho são algumas variáveis que devem ser levadas em consideração no momento da compra. Assim, confira nossas dicas para encontrar as cortinas de quarto ideais para você.

O que considerar ao comprar uma cortina para quarto?

1- Passagem de luz

Cortina para quarto
(Reprodução – Pinterest)

O primeiro passo para definir a cortina para quarto ideal para você é entender quais são suas necessidades, especialmente no que diz respeito à iluminação.

Se você quer impedir completamente a entrada de luz no quarto, uma dica é optar por cortinas blackout. Afinal, esse material impede totalmente a passagem da luminosidade e pode ser usado por si só ou, dependendo do modelo, por trás de outro tecido.

Cortina para quarto

Outra opção é escolher cortinas tipo persiana, que estão disponíveis em diferentes modelos e materiais. Elas permitem um controle bem preciso da quantidade de luz que passa para o cômodo.

Caso queira apenas filtrar a luz solar, sem bloquear totalmente a luminosidade, você pode escolher tecidos mais leves como o voil ou linho. O efeito, nesse caso, é delicado e cria uma sensação de luz indireta.

2- Estilo e materiais

Cortina para quarto
(Reprodução – Pinterest)

Outro fator a considerar na hora de escolher suas cortinas para quarto de casal ou de solteiro é o estilo da decoração do ambiente. Assim, se o cômodo for moderno, uma persiana ou uma cortina tipo painel caem bem. Cortinas tradicionais com pregas franzidas, por outro lado, são clássicas. Já materiais delicados, como renda e voil, são perfeitos para um quarto romântico.

3- Acessórios

Cortina para quarto
(Reprodução – Pinterest)

Em relação à aplicação, as cortinas com varão são mais fáceis de instalar. No entanto, caso você vá fazer um teto rebaixado de gesso, sugerimos deixar um vão pronto para embutir a cortina, obtendo assim um resultado muito elegante.

Caso opte por uma aplicação com acessórios expostos, não esqueça de levá-los em consideração. É o caso de varões, ganchos, argolas e ponteiras, além dos prendedores que podem ser usados para manter as cortinas abertas. Aliás, eles podem ser feitos de plástico, madeira ou metal e ter diferentes formatos e cores. Por isso, pense bem no estilo da sua decoração ao escolhê-los.

3- Lavagem da cortina

Cortina para quarto

Quando for decidir por um tipo de tecido para suas cortinas para quarto, pense também em como pretende lavá-las. Se puder e quiser enviá-las para uma lavanderia, não há problema em escolher tecidos naturais. Caso queira fazer a lavagem em casa, no entanto, o indicado é optar por tecidos sintéticos.

4- Escolha da cor

Cortina para quarto

A escolha da cor para as cortinas do quarto também deve ser feita com cuidado. Assim, se bate muito sol na janela, lembre-se que tecidos escuros podem aumentar a temperatura do ambiente.

Outro problema das cores escuras é que podem desbotar com o sol. Por isso, quando a incidência de luz for muito forte, o ideal é usar tons mais claros.

E, mais uma vez, é importante pensar na decoração do quarto como um todo. Cores neutras como branco, bege e off-white são mais versáteis e costumam ser uma boa escolha para quem quer versatilidade. Afinal, elas vão bem com praticamente qualquer tom de decoração.

5- Tamanho da cortina

Cortina para quarto

Por fim, vamos falar de um assunto que costuma gerar muitas dúvidas: o tamanho das cortinas de quarto.

Geralmente se considera que cortinas curtas ficam melhores em quartos infantis, inclusive para evitar acidentes caso as crianças pisem no tecido. No entanto, elas também são uma boa escolha se houver algum móvel logo abaixo da janela.

Em outras situações, nossa dica é optar por cortinas que vão do teto ao chão. Cortinas grandes para quarto tornam o ambiente elegante e aconchegante.

A não ser que o pé-direito do seu quarto seja muito alto, com uma distância de mais de 30 centímetros até a janela, vale deixar a cortina próxima ao teto. Já o suporte deve ser instalado a pelo menos 10 cm do batente superior da janela.

Para obter um efeito de alongamento no pé-direito, deixe uma sobra de 2 ou 3 centímetros na barra. Já em relação à largura, o cálculo deve ser assim: para o varão ou trilho onde vai pendurar a cortina, meça a largura da janela e some 40 cm, sendo 20 cm para cada lateral.

Conheça nossas cortinas:

Na hora de comprar o tecido, por sua vez, essa soma deve ser multiplicada de acordo com o material. Dessa forma, sugerimos multiplicar por 2 no caso de tecidos encorpados (como linho e algodão) e por 3 para tecidos mais leves (como seda ou voil).

Tem alguma dúvida sobre a escolha de cortina para quarto? Então compartilhe nos comentários!

Postagens Recomendadas
Comentários
  • Avatar
    Juliana
    Responder

    Estou a bastante tempo buscando uma cortinas. Obrigada!

Deixe um Comentário