Como decorar um quarto infantil pequeno?

Decorar e organizar um quarto infantil pequeno é um desafio que exige algumas medidas práticas. Isso porque é fundamental aproveitar cada espacinho de maneira inteligente. Itens multifuncionais, bem como peças que acompanharão a criança em seu crescimento, são primordiais.

Com algumas dicas é possível deixar esse cômodo bonito, funcional e organizado. Mas, para isso, é fundamental considerar as necessidades e a personalidade da criança. Depois, então, investe-se na composição do ambiente e preenchimento dos espaços. Por isso, confira nossas dicas para montar um quarto infantil pequeno cheio de estilo.

Móveis multifuncionais são grandes aliados

Quarto infantil pequeno
(Reprodução – Pinterest)

Ambientes pequenos exigem soluções que facilitem a organização dos itens e se transformem em peças-chave. No momento de decorar montar o quarto infantil completo é preciso definir os lugares de cada elemento.

Depois, é hora de investir nos móveis multifuncionais, que permitem o aproveitamento de cada centímetro do cômodo. A cama infantil, por exemplo, pode receber gavetas ou uma mini cama na parte de baixo.

Quarto infantil pequeno
(Reprodução – Pinterest)

Camas com escadas também são uma boa pedida para quartos infantis pequenos. Você pode instalá-la e, na parte de baixo, montar uma escrivaninha para estudos.

Quando for escolher o guarda-roupas infantil, a recomendação é apostar em um móvel planejado. Assim você consegue aproveitar melhor o espaço, inserindo gavetas e nichos para organizar roupas, sapatos e objetos da criança.

Decorando o quarto infantil pequeno

Quarto infantil pequeno
(Reprodução – Pinterest)

Escolhidos os móveis e delimitados os espaços, é o momento de pensar nas cores e na decoração. O recomendado para quem tem espaços pequenos para montar o quarto infantil completo é investir em tons neutros na maioria das paredes, que podem ajudar muito a criar amplitude. Para criar um destaque, você pode apostar em um papel de parede ou pintar um pequeno espaço com colorações vibrantes.

Uma dica para quartos infantis são as tonalidades azuis. Elas proporcionam tranquilidade e inspiração e podem ser combinadas com outras cores para dar contraste. Aliás, você pode combinar padronagens (listras, estampas, bolinhas, flores e xadrez) para trazer mais aconchego ao espaço. O importante, nessa hora, é focar em uma parede principal para receber esse acabamento e contrastar esse efeito com tons neutros nas demais.

Abuse de luminárias e pisca-pisca

Quarto infantil pequeno
(Reprodução – Pinterest)

O quarto infantil pequeno ganha muito mais charme e aconchego com a iluminação adequada. Crianças adoram cores vibrantes, formas e objetos divertidos, então que tal investir nisso?

Luminárias unem funcionalidade e capacidade decorativa. Elas são ideais para complementar a decoração do quarto infantil e devem ser escolhidas com base no gosto da criança.

Uma dica é combinar dois tipos diferentes de luminárias divertidas. Se preferir, pode também apostar no pisca-pisca em locais como cabeceira da cama, na parede ou na borda de quadros, por exemplo.

Como organizar o cantinho dos brinquedos?

Quarto infantil pequeno
(Reprodução – Pinterest)

A organização dos brinquedos e livros da criança é fundamental para manter o quarto infantil pequeno em ordem. Por isso, é fundamental investir em soluções que mantenha os itens à vista e, ainda, permitam que eles fiquem nos locais certos.

Uma dica, caso seu filho ou filha tenha pecinhas de montar, bonequinhos ou carrinhos, é guardá-los em potes de plástico. Uma fruteira também pode ser útil, sabia? Ela acomoda tudo em diferentes compartimentos e permite que a criança encontre facilmente o que deseja.

Quarto infantil pequeno
(Reprodução – Pinterest)

Baldes, cestos, sapateiras e até caixotes de madeira pintados transformam-se em peças super charmosas! Se bem combinadas com a decoração, elas deixam o quarto infantil pequeno funcional e divertido.

Uma dica para abrigar os livros infantis são os pallets de madeira ou os revisteiros. Fixados à parede, eles facilitam a localização dos livros e ajudam a criança a se organizar.

Para uma quarto infantil lindo:

Acolhedor, bonito e funcional, o quarto infantil precisa ser o reduto de diversão, descanso e estudos dos pequenos. É importante ter em mente que um ambiente com tamanho reduzido não significa um décor simples.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário