Chega de lavanderia! Aprenda como lavar edredom em casa

Assim como as outras roupas de cama, os edredons precisam ser higienizados periodicamente. Afinal, com o passar do tempo eles acumulam ácaros e bactérias que podem ser prejudiciais para a saúde. Mas você sabe como lavar edredom corretamente?

Muita gente recorre à lavanderia sempre que precisa higienizar o edredom, mas é possível fazer isso em casa. É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados para não danificar a peça, que costuma ser grande e pesada. Neste artigo você encontra o passo a passo para ter edredons sempre limpinhos e cheirosos!

Como lavar edredom na máquina?

Como lavar edredom

Antes de mais nada, você sabe com que frequência deve lavar essa peça? Caso você use o edredom durante o ano todo, recomenda-se lavá-lo a cada três ou quatro meses. Se só usá-lo no inverno, basta fazer a higienização duas vezes por ano.

Entre lavagens, vale passar aspirador de pó para remover poeira e cabelos, sempre com o bocal limpo. Aliás, nossa dica é separar um bocal só para este fim. Outra dica é estendê-lo em um lugar arejado por algumas horas. Confira a seguir como lavar edredom da maneira correta.

1- Leia as orientações da etiqueta

Como lavar edredom

Antes de lavar qualquer peça, o ideal é verificar as informações presentes na etiqueta. Nela, você encontra ícones que representam as instruções de lavagem. Entre os desenhos mais comuns está uma bacia de água.

Caso ela esteja coberta por um X, significa que o item deve ser lavado a seco. Se houver o desenho de uma mão, é porque aquela peça precisa ser lavada à mão. E se houver um número dentro da bacia, essa é a temperatura máxima para a lavagem à máquina.

Outros ícones importantes são um quadrado com círculo dentro, que indica se o produto pode ser secado em secadora, e um que mostra se você pode usar ferro de passar. Ambos os símbolos costumam ter pontinhos dentro deles, que indicam a temperatura permitida: um só ponto corresponde a temperatura baixa.

2- Confira a capacidade da sua máquina de lavar

Como lavar edredom

Outro passo importante para saber como lavar edredom é checar a capacidade da sua máquina de lavar. O peso e o volume dos itens lavados não deve ultrapassar o volume determinado pelo fabricante. Assim, você evita danos tanto à peça quanto ao eletrodoméstico.

Em linhas gerais, máquinas de lavar com capacidade acima de 10 kg comportam edredons infantis, de solteiro e de casal. Modelos queen size ou king size, no entanto, devem ser lavados em máquinas que comportem a partir de 15 kg.

Na hora da lavagem, confira se o edredom não fica espremido dentro do tambor da máquina. Se a capacidade do equipamento não for suficiente, será preciso lavar o sua peça em uma lavanderia.

3- Hora da lavagem!

Como lavar edredom

Confirmou que seu edredom pode ser lavado à máquina e que o equipamento da sua casa tem capacidade suficiente? Ótimo! Vamos agora às dicas de como lavar edredom em casa.

Para começar, coloque o edredom na lavadora, acomodando-o bem de modo a distribuir seu peso igualmente. Em seguida, selecione o ciclo de lavagem delicado, evitando assim possíveis danos às costuras.

Como lavar edredons

Recomenda-se lavar edredons com sabão líquido para evitar manchas e resíduos entre as fibras. Se for usar sabão em pó, a dica é diluí-lo em água antes de colocar na máquina.

Por fim, não se esqueça de verificar na etiqueta se seu edredom pode ser lavado com amaciante. Os modelos compostos por fibras sintéticas geralmente não podem, porque isso altera o formato do recheio da peça.

4- Seque o edredom

Como lavar edredom

Lavagem concluída? Agora é hora de secar o edredom. Se tiver uma máquina secadora e se a peça em questão puder ser secada na máquina, faça isso. Mas lembre-se de checar a capacidade da sua máquina na função “secar”, que pode ser diferente do limite para lavagem.

Além disso, fique atento à temperatura máxima indicada na etiqueta. Outra dica é virar a peça de tempos em tempos, para que seque uniformemente.

Caso vá secar o edredom ao ar livre, basta estendê-lo bem em um lugar bem arejado. Se ele for de uma cor escura, deixe-o secar à sombra. Caso seja branco ou em tons claros, você pode estendê-lo sob o sol.

Como lavar edredom

Se possível, deixe o edredom totalmente esticado no varal. Caso não tenha espaço suficiente, pendure-o dobrado ao meio, mas vire-o durante o dia.

Caso o lugar de secagem não seja muito ensolarado ou ventilado, provavelmente será preciso esperar de dois a três dias. Assegure-se de que o edredom secou completamente antes de guardá-lo, para evitar que a peça mofe ou fique mal cheirosa.

5- Guarde de forma adequada

Como lavar edredons

Terminado todo esse processo, é hora de colocar seu edredom na cama ou guardá-lo no armário. E aí surge outra questão tão importante quanto como lavar edredom: como deve ser o armazenamento da peça?

A primeira coisa que você deve fazer é conferir se o armário está livre de mofo, poeira e umidade. Se preciso, limpe-o com água e sabão neutro e deixe-o secar. Também vale a pena colocar algumas pastilhas antimofo.

Aproveite e escolha seu edredom:

Para guardar o edredom, recomenda-se evitar sacos plásticos, que retêm umidade e facilitam a proliferação de microrganismos. O ideal é usar sacos a vácuo, que também são úteis por reduzir o tamanho da peça. Aliás, outra boa opção são sacos de TNT ou algodão, que deixam o edredom “respirar”.

Ainda tem alguma dúvida sobre como lavar edredom? Então pergunte nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário