Chá para dormir: 8 receitas que ajudam a relaxar

A insônia pode trazer problemas de saúde, além de quase sempre prejudicar a qualidade de vida. Boas noites de sono são importantes para que tenhamos disposição, energia e bom humor durante o dia. Muitas pessoas recorrem a medicamentos para resolver isso, mas uma opção mais natural é tomar um chá para dormir.

O próprio processo de preparo do chá, que exige certo tempo para que a infusão atinja o ponto adequado para consumo, pode ajudá-lo a reduzir o ritmo antes de ir dormir. Além disso, a sensação de tomar uma bebida quente também costuma ser reconfortante. Mas se você escolher os chás adequados, os benefícios vão muito além.

Receitas de chá para dormir

Um bom chá caseiro para dormir tem substâncias que atuam no nosso organismo promovendo relaxamento. A seguir, vamos compartilhar algumas das principais opções de chá para dormir bem que você pode fazer em casa facilmente.

1- Camomila

Chá para dormir

Provavelmente a mais famosa entre as ervas usadas por seu efeito calmante, a camomila tem propriedades vasodilatadoras, antiespasmódicas e digestivas. Ela atua como relaxante muscular, alivia desconfortos digestivos e tem efeito tranquilizador.

Você pode comprar o chá de camomila já em saquinhos ou optar pelas flores e folhas secas. Nesse caso, ferva 500 ml de água e acrescente as flores e folhas de camomila. Tampe o recipiente, aguarde 15 minutos e então coe.

2- Tília

Chá para dormir

Menos popular que a camomila, a tília também tem folhas com propriedades calmantes. Para preparar esse chá, adicione uma colher de sopa de tília em uma xícara com água fervente, tampe e deixe descansar até ficar morno.

Dica de blend: tília + camomila

Outra opção é fazer um blend de tília com camomila. Coloque os ingredientes em uma panela e ferva por cerca de 15 minutos. Espere esfriar um pouco, coe e beba.

3- Chá de maracujá

Chá para dormir

Você provavelmente já ouviu falar que o suco de maracujá tem propriedades calmantes, mas sabia que o chá feito com suas folhas também é uma ótima opção para combater a insônia? Para prepará-lo, adicione duas colheres de chá de folhas de maracujá trituradas ou frescas em uma xícara de água fervente. Tampe, deixe repousar por 10 minutos e coe.

Dica de blend: maracujá + maçã

4- Passiflora

Chá para dormir

Além do chá de folhas de maracujá, a flor desse fruto, chamada de passiflora, é muito eficaz para induzir ao sono. Ela é rica em flavonoides e alcaloides e tem propriedades relaxantes, sendo muito usada na fitoterapia.

Para fazer seu chá para dormir, coloque duas colheres de chá de passiflora seca em uma xícara de água fervente, deixe repousar durante 10 minutos e coe.

Dica de blend: passiflora + camomila + hortelã

5- Valeriana

Chá relaxante

A valeriana é uma das ervas mais importantes para lidar com a insônia. Nativa da Europa e da Ásia, essa planta tem raízes com propriedades calmantes. Ela tem um efeito sedativo que atua no sistema nervoso, reduzindo os níveis de ansiedade.

Uma sugestão de consumo é acrescentar uma colher de sopa de valeriana a um litro de água fervida, deixar repousar por cinco minutos e coar. Indica-se tomar esse chá para dormir cerca de meia hora antes de ir deitar.

Dica de blend: valeriana + melissa

6- Melissa

Chá relaxante

Também muito usada para combater ansiedade e nervosismo, a melissa é outra erva recomendada para um bom chá para dormir. Além disso, ela tem propriedades digestivas. Por isso, a dica é tomar depois do jantar.

Para preparar o chá de melissa, coloque em uma xícara uma colher de chá da planta desidratada e acrescente água fervente. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos.

Dica de blend: melissa + anis estrelado + tília

7- Chá de erva-cidreira

Chá para dormir

Outra opção com propriedades calmantes é a erva cidreira. O preparo é similar ao de outros chás mencionados aqui: ferva um litro d’água, acrescente uma colher de sopa da erva, deixe repousar, coe e então consuma.

Dica de blend: erva-cidreira + capim limão

8- Lavanda

Chá relaxante

Muita gente usa o óleo essencial de lavanda no pescoço e nos punhos antes de dormir, já que o aroma da planta provoca uma sensação de relaxamento. Mas seu chá também contribui para o combate ao estresse e à insônia, além de ter propriedades analgésicas.

Para preparar esse chá para dormir, recomenda-se levar ao fogo 500 ml de água com 10 gramas de folhas de lavanda. Quando estiver prestes a levantar fervura, desligue o fogo. Espere ficar morno e sirva-se.

Dica de blend: lavanda + camomila

Você tem outras receitas de chá calmante para dormir ou já testou alguma dessas? Então conte para a gente nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário