Café na cama: dicas para impressionar

Quem não gosta de ser acordado com um delicioso café na cama? Essa é uma ótima forma de surpreender alguém que amamos. Seja em uma data especial ou em um dia comum, é um gesto simples que demonstra afeto e cuidado.

Por isso, reunimos várias dicas para você montar um café da manhã na cama inesquecível. Confira nossas ideias de comidinhas e decoração e inspire-se! Começar o dia de um jeito especial torna-o muito mais feliz.

O que servir em um café na cama?

Café na Cama
(Reprodução – Pinterest)

Antes de falar sobre a decoração do café na cama, vamos ao básico: o que servir? Se a ideia é fazer do momento uma surpresa, a dica é escolher itens que sejam fáceis de preparar.

Se você tiver talento, tempo e disposição para cozinhar, coloque a mão na massa. Com cuidado, é claro, para fazer silêncio e não acordar aquela pessoa especial. Se o quarto ficar próximo à cozinha, talvez seja bom evitar usar o liquidificador, por exemplo.

Café da manhã na cama
(Reprodução – Pinterest)

Mas caso não queira ou possa fazer tudo por conta própria, sem problemas. Passe em uma boa padaria ou mercado e escolha os itens com carinho. Antes de servir o café na cama você pode preparar algum complemento, como um sanduíche, ovos, panqueca ou vitamina.

Na hora de escolher o que incluir, pense no que a pessoa mais gosta de comer. Veja algumas sugestões para se inspirar: bolos, pães de queijo, frios, torradas, geleias ou patês, biscoitos, waffles, iogurte, cafés especiais, sucos, tapioca, cereais, avocado toast, tiras de bacon, ovos beneditinos, ovos mexidos ou omelete. Frutas também são uma ótima opção: além de saudáveis e saborosas, deixam a bandeja mais bonita.

Café da manhã na cama

Para evitar imprevistos, faça as compras no dia anterior. Com exceção, é claro, de itens que precisam ser servidos fresquinhos, como um pão francês ou croissant.

Decoração do café na cama

Lista de quitutes finalizada? Ótimo! Mas ainda falta um ponto muito importante: a decoração. Para fazer um café da manhã na cama realmente especial, não deixe de se atentar aos detalhes da apresentação.

1- Bandeja de café da manhã

Café na cama
(Reprodução – Pinterest)

Começando pelo elemento principal: a bandeja. Essa é, afinal, a opção mais prática para servir café na cama. Por isso, recomendamos escolher um modelo bem bonito e com tamanho suficiente para acomodar as comidinhas e itens decorativos.

Uma opção muito útil é uma bandeja com apoios que a transformam em uma espécie de mesa. Geralmente esses pés podem ser embutidos, permitindo o uso da peça sem eles se você preferir. Aliás, outra boa ideia é apostar em uma tábua de carne bem rústica para servir. Ela substitui a bandeja muito bem e a composição final fica muito criativa.

2- Disposição dos alimentos

Café na cama

O passo seguinte é pensar em como apresentar os alimentos na bandeja. Uma das principais dicas é não servir alimentos industrializados em suas embalagens originais. Biscoitos, bolos e frios podem ser colocados em pratinhos. Manteiga, requeijão, mel ou patês também ficam mais bonitos se servidos em pequenos recipientes de vidro ou louça.

Além de se preocupar com a apresentação, pense também na facilidade de consumo. Afinal, comer na cama não é tão prático quanto em uma mesa, apesar de ser uma delícia. Por isso, o ideal é deixar os alimentos já cortados e prontos para comer. Frutas devem ser servidas lavadas e preferencialmente picadas e sem sementes.

Bandeja de café da manhã
(Reprodução – Pinterest)

Também recomendamos não encher copos ou xícaras até a borda. Assim, você evita que derramem no deslocamento até o quarto ou mesmo durante o consumo. Evite, ainda, deixar a bandeja muito cheia, para não dificultar o manuseio das comidas.

Caso exista uma cômoda, penteadeira ou um criado-mudo grande junto à cama, uma dica é utilizá-lo como apoio. Itens maiores ou complementares podem ser colocados lá, como uma jarra de suco ou garrafas térmicas com café ou leite.

3- Louça e acessórios

Café na cama
(Reprodução – Pinterest)

Outro ponto importante para deixar seu café na cama com boa apresentação é escolher louças e acessórios bonitos e delicados. Se tiver conjuntos de louça guardados para ocasiões especiais, essa pode ser uma boa situação para usá-los.

No entanto, mesmo itens mais simples podem ficar charmosos se forem complementados com outros objetos. Por exemplo, você pode incrementar a decoração cobrindo a bandeja com um tecido ou usando guardanapos coloridos que combinem com a louça.

Café da manhã na cama
(Reprodução – Pinterest)

Se possível, invista também em acessórios para tornar a apresentação dos alimentos mais especial. Formas de biscoitos com formatos diferentes são um bom exemplo, mas também é possível improvisar.

Que tal fazer um coração em cima do bolo usando açúcar de confeiteiro? Você pode criar um molde de papel usando lápis e tesoura. Outra sugestão é fazer um recorte em forma de coração no meio de um pão de forma servido como torrada ou sanduíche.

4- Flores

Café na cama
(Reprodução – Pinterest)

Flores também dão um toque muito especial à decoração de um café na cama. Você pode escolher um arranjo pequeno ou uma só flor bem bonita. Coloque-a em um pequeno vaso, garrafinha ou copo, ou mesmo deitada na bandeja. Outra ideia é espalhar pétalas pela bandeja, embaixo da louça.

5- Outros itens personalizados

Para complementar a decoração da bandeja, vale a pena escrever um recadinho. Você pode colocá-lo sobre um pires, apoiado em um pote ou em um suporte próprio para isso. Escreva uma mensagem curta e sincera. Se quiser, inclua uma foto, cartão, coração de origami ou outro item personalizado.

Usou nossas dicas para preparar um café na cama? Conte o resultado nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário