Aprenda a escolher um tapete para quarto

O tapete é um dos elementos que mais traz aconchego e conforto a um ambiente. Ele pode ser felpudo, liso, estampado, redondo, retangular, quadradinho. Tudo depende do seu gosto. Com tantas opções, fica difícil escolher um tapete para quarto e, por isso, é fundamental receber algumas dicas para se inspirar.

As perguntas relativas ao tapete ideal são inúmeras e, por isso, há formas de avaliar a melhor alternativa. Uma coisa, no entanto, é fato: quando o assunto é tapete de quarto, termos como conforto, beleza e aconchego devem sempre ser pensadas antes de adquirir a sua peça. Vem descobrir como fazer a melhor escolha!

Como escolher o material do tapete para quarto?

Tapete para quarto
(Reprodução – Pinterest)

A escolha do material do tapete deve se basear nos seus objetivos e características do ambiente. Você deve ter em mente que tapetes felpudos (também conhecidos como shaggy), por exemplo, não são ideais para pessoas alérgicas, já que eles tendem a acumular impurezas.

Uma opção para quem deseja ter um quarto aconchegante sem, no entanto, investir em um modelo felpudo são os tapetes com estampas em alto relevo. Esse modelo é confortável, moderno e mais fácil de limpar.

Tapete para quarto
(Reprodução – Pinterest)

Quem quer praticidade pode investir em um tapete para quarto com materiais como sisal ou palha. Basta passar uma vassoura ou aspirador para ter uma peça sempre limpinha.

Já ouviu falar em tapetes geométricos? Eles são uma aposta moderna e ousada para quartos. As peças com desenhos em chevron estão em alta e deixam o espaço ainda mais bonito.

Combinando tapetes

Tapete para quarto
(Reprodução – Pinterest)

Que tal sair do tradicional e apostar nas sobreposições de tapetes? Seja um modelo circular, retangular ou quadrado, vale a pena sobrepor duas peças de formas e cores diferentes. A dica aqui é que um deles seja maior do que o outro, para criar uma espécie de borda.

Você também pode apostar em duas peças separadas. Um exemplo, para um quarto clean e moderno, é escolher um tapete de quarto básico em tons terrosos. Na área de estudos, invista em um artigo cinza claro circular. Essa brincadeira ajuda a delimitar ambientes de uma forma simples.

Como escolher o tamanho ideal de tapete para quarto?

Tapete para quarto
(Reprodução – Pinterest)

O tamanho ideal de tapete é algo que gera dúvidas em muitas pessoas. Isso porque é comum não saber se o item deve percorrer todo o espaço, ficar delimitado à beira da cama, a alguns móveis, etc.

A dica é: se você quer um tapete que percorra todo o quarto, o ideal é que ele fique a, no mínimo, 0,50 m das laterais da cama e 0,60 à sua frente.

Tapete para quarto
(Reprodução – Pinterest)

Um tapete shaggy na beirada da cama ajuda a aquecer os pés logo de manhã e oferece muito mais conforto. O ideal, nesse caso, é que ele seja retangular e não muito grande. Ele pode seguir o comprimento da cama e ter uma largura de aproximadamente 50 centímetros.

O tapete para quarto deve ser visto como moldura dos móveis. Pensar dessa maneira ajuda no posicionamento da peça. A recomendação de especialistas é colocá-lo embaixo de um artigo de mobiliário pesado, como a cama, uma escrivaninha ou, se for o caso, um sofá.

Tapete para quarto
(Reprodução – Pinterest)

Importante: o tapete deve ser, sempre, o último elemento na decoração do quarto. Sua textura deve ser avaliada de acordo com o estilo do ambiente. Por isso, se você quer algo mais aconchegante, invista em tapetes felpudos. Se, por outro lado, seu objetivo é um item simples e fresco, escolha uma peça de sisal ou algodão. Os geométricos, por outro lado, dão um ar bem mais moderno para quem gosta de espaços descolados.

Um tapete para o quarto pode ser o coração de um espaço gostoso, aconchegante e bonito.

Com atenção, bom gosto e os cuidados que citamos acima você consegue montar um ambiente delicioso.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário