4 segredos para escolher o melhor cobertor

Conseguir escolher a roupa de cama entre estilos, cores e modelos disponíveis nem sempre é tão simples. De acordo com o material, o cobertor pode ter algumas características bem distintas. Alguns esquentam mais, são leves ou podem ser lavados com mais facilidade.

Contudo, há diversas especificações nessas peças, que variam com o modo de produção. Então, se você tem dúvidas sobre o que avaliar na hora de escolher o melhor cobertor, confira esses 4 segredos para fazer a compra perfeita.

1 – Conheça os tipos de tecido

4 segredos para escolher o melhor cobertorEstampa: Aurora

A principal função do cobertor é agir como isolante térmico. Portanto, o tipo de fibra, a trama do tecido e a sua densidade interferem diretamente na capacidade de reter o calor. Por isso, é importante conhecer cada tipo de matéria-prima antes de fazer a sua escolha. Confira as principais abaixo:

Algodão

Leve e menos volumoso, o tecido é altamente recomendado para a roupa de cama. Por ser uma fibra natural, quando submetido a um processo de tratamento, não causa alergias nem irritações na pele.

Pesado por causa de sua densidade, é perfeito para temperaturas baixas, pois tem maior capacidade de armazenar calor. Esse efeito acontece porque seu fio tem ondulações e escamas, impedindo a dissipação do frio.

Poliéster

É uma fibra sintética que pode ser usada no cobertor de microfibra, tanto em filamentos contínuos, quanto em fios cortados e misturados a outros tipos, como os de algodão. Quando uma peça é produzida com alto volume de fibras de poliéster tem a vantagem de apresentar maior durabilidade e ser macia, leve e de fácil manutenção.

Acrílico

É um exemplo de fibra sintética parecida com a lã. Além disso, é leve e tem boa resistência a luz do sol.

Cashmere

Produzido a partir de lã de cabras da região Caxemira, no Himalaia, esse distinto material tem durabilidade e brilho. Além disso, o cobertor em lã de cashmere compõe um produto perfeito para dias frios, devido ao seu volume e grossura em tecido.

2 – O ideal para bebês

4 segredos para escolher o melhor cobertor

Até nas estações mais quentes, os bebês recém-nascidos precisam ser protegidos das drásticas alterações de temperatura.

As opções em algodão e lã merino são as mais indicadas para um cobertor infantil, pois possuem fibras naturais e se adequam melhor a peles sensíveis.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

3 – Combine as estampas do cobertor

4 segredos para escolher o melhor cobertorEstampa: Roberta

Escolher as estampas do seu cobertor é uma etapa fundamental, pois este artigo também precisa combinar com o décor do quarto. Você pode optar por cores e padronagens neutras, assim você transforma a decoração do quarto e o cobertor continuará adequado ao ambiente.

Além disso, o modelo dupla face é ideal para dos adultos. Isso porque o cobertor de casal fica com duas opções de estampas para combinar e variar no cômodo.

4 – Leia as instruções de lavagem

4 segredos para escolher o melhor cobertor

É fundamental que você se atente às instruções de lavagem e armazenamento, pois isso irá influenciar a vida útil do seu cobertor. Antes de iniciar o processo, confira se a sua máquina de lavar suporta o peso do artigo. Logo após, caso ele seja colorido, faça o teste de cor e veja se soltará tinta. Lembre-se que não é recomendado lavar o produto junto com outras peças.

Já em relação ao armazenamento, é importante deixá-lo acomodado em local arejado para não corra o risco de ficar com cheiro de guardado.

Escolher entre tantos modelos de cobertor nem sempre é fácil, mas conseguindo distinguir as características de cada um e atentando-se aos detalhes de material e usabilidade, você conseguirá definir a melhor opção.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário