10 motivos para se preocupar com sua falta de sono

Existe algo melhor do que acordar com a energia renovada, bem humorada e pronta para um novo dia? Esse é o resultado de uma noite de descanso bem-sucedida, momento que beneficia nosso corpo mais do que podemos imaginar. Entretanto, do outro lado, a falta de sono, desperta efeitos contrários e muito preocupantes.

Afinal, quem nunca sofreu com uma noite mal dormida e sentiu mais cansaço no decorrer do dia? No entanto, a falta de sono, além de resultar na queda da nossa produtividade durante o dia seguinte, pode desencadear problemas mais sérios. Por isso, é preciso ficar alerta. A fim de te ajudar, separamos dez razões para você entender o impacto que a insônia causa em seu organismo. Confira:

1 – Prejudica a tomada de decisões

A falta de sono provoca cansaço, além de causar desatenção e queda no seu rendimento. Isso é o que revela um estudo realizado pela universidade americana Washington State, que comprovou que pessoas que não dormem bem possuem dificuldade na compreensão de regras e tomada de decisões. Por isso, se mostra imprescindível ter uma noite de sono confortável antes de uma apresentação no trabalho ou a realização de uma prova importante, por exemplo!

2 – Pode te deixar mal-humorada

Quando você não consegue dormir bem, seu cérebro não consegue descansar de modo efetivo e trabalhar da melhor forma possível. A privação do descanso prejudica a comunicação entre os seus neurônios, colocando em risco a produção da serotonina, substância muito relacionada ao bem-estar. Sendo assim, algumas pessoas com sérios quadros de depressão sofrem com a falta de sono.

3 – A insônia envelhece seu rosto…

A insônia envelhece seu rosto

Uma boa noite de sono pode prevenir o surgimento de sinais de envelhecimento, como as temidas rugas. Enquanto dormimos, nosso corpo produz a melatonina, substância com propriedades rejuvenescedoras, que reparam a pele. Além disso, quem sofre com a insônia, produz menos colágeno, que sustenta nosso rosto. Por isso, descansar bem é fundamental!

4 – …e seu cérebro

Pode parecer impossível, mas a insônia pode envelhecer seu cérebro em cinco anos. Isso é o que revela uma pesquisa do instituto americano, California Pacific Medical Centre Research. O estudo comprovou que a falta de sono regular desencadeia na diminuição da qualidade cognitiva, colocando em risco a resolução de problemas e a facilidade na realização de planejamento.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

5 – A falta de sono prejudica o sistema imunológico

Dormir bem traz mais benefícios do que você imagina. Uma noite de sono efetiva ajusta o funcionamento das defesas do corpo. Assim, nossa imunidade se reconstrói constantemente. Do outro lado, quem sofre com a insônia, produz cortisol em excesso, substância que diminui a proteção do organismo e está diretamente relacionada ao estresse. Dessa maneira, você fica mais suscetível a pegar um resfriado e outras infecções.

6 – Atrapalha a memória

Falta de sono atrapalha a memória

Quando a noite mal dormida se torna rotina, você perde em muitos aspectos. Um deles é a diminuição da sua memória. Durante o sono, nosso cérebro faz uma busca em todas as lembranças do seu dia, guardando os momentos mais importantes a fim de preservá-los para a posteridade. Nesse sentido, quem sofre de insônia crônica, pode não se recordar de eventos simples com facilidade.

7 – Impede seu emagrecimento…

Se você acompanha sua balança constantemente, saiba que a falta de sono pode inibir a perda de calorias no seu corpo! Enquanto dormimos, nosso organismo produz a leptina, hormônio responsável pela saciedade. O que quer dizer quando a noite de descanso não é efetiva, sentimos mais fome.

O mesmo acontece com a grelina, um hormônio que resulta no desejo de comer e diminui o gasto de energia do corpo. Menos horas de sono estimulam sua produção, o que provoca o aumento da ingestão de calorias. Essas descobertas foram comprovadas por um estudo da King’s College London, uma renomada universidade britânica, que concluiu que quem dorme menos do que sete horas por dia tem um apetite maior do aquelas com o descanso em dia.

8 – … e não ajuda o seu desempenho físico

Falta de sono não ajuda no seu desempenho físico

Você se exercita regularmente, ainda não conseguiu observar resultados e não imagina a razão por trás disso? Uma possível explicação é a falta de sono! Enquanto dormimos, nosso organismo produz o hormônio do crescimento conhecido como GH. Essa substância combate a osteoporose, melhora nossa performance e inclusive evita o acúmulo de gordura.

9 – Pode causar acidentes

De acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária americana, 40 mil pessoas por ano se envolvem em algum acidente no trânsito na região por conta da falta de sono. No país, um estudo feito na Harvard mostrou que 250 mil motoristas dormem ao volante diariamente. Entretanto, é importante destacar que a insônia também pode desencadear em incidentes domésticos. Por isso, fique atenta!

10 – Afeta a pressão sanguínea

Falta de sono afeta a pressão sanguínea

Quando seu organismo não descansa durante a noite, a produção de adrenalina no corpo aumenta, nos deixando em estado de alerta. Com isso, a pressão arterial sobe. Em alguns casos de insônia crônica, essa constância se torna permanente, resultando na hipertensão.

Como você viu, muitos são os motivos para se preocupar com a falta de sono. Por isso, tenha hábitos mais saudáveis, exercite-se e tenha uma alimentação balanceada. Lembre-se ainda de criar um ambiente relaxante com uma roupa de cama confortável, invista no travesseiro correto e aposte em uma iluminação baixa. No entanto, se a insônia persistir, procure um profissional para investigar e descobrir sua causa!

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Avatar
    alex
    Responder

    antes de parar de fumar sofri muito com a questão de insonia ficava noites e noites em claros devido a ansiedade e agitação é horrível e isso começou a me prejudicar muito no trabalho e consequentemente diminui a minha produtividade

  • Avatar
    Geovanna
    Responder

    parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida hoje tenho muito mais tempo para ler livros que eu realmente gosto.

Deixe um Comentário