Monte um banheiro infantil prático e criativo

Ambientes voltados às crianças são divertidos, coloridos e lúdicos, certo? O banheiro infantil não é diferente. Por isso, deve receber atenção especial na decoração. Assim, o espaço estimula a adoção de hábitos de higiene e, ao mesmo tempo, torna-se um espaço atraente e confortável aos pequenos.

A primeira ideia que se deve ter em mente ao falarmos sobre banheiro infantil é de que esse ambiente precisa ser organizado e funcional. Ou seja, tudo deve estar ao alcance das crianças. Dessa forma, de nada adianta criar um espaço lindo e mágico se os pequenos não tiverem autonomia para alcançar os itens ou desenvolverem sozinhos atividades como escovar os dentes, por exemplo.

Como montar um banheiro infantil criativo

Como montar um banheiro infantil criativo(Reprodução – Pinterest)

Se você pensou em um banheiro infantil prático e criativo, a primeira dica é apostar em cores alegres e diferentes para o ambiente. Isso não significa necessariamente que elas precisem ser vivas. Porém, é essencial que haja uma combinação harmônica de tons, figuras e texturas. Assim, você estimula a criatividade da criança.

Combine azulejos ou pastilhas coloridas na parede e em elementos específicos localizados na pia ou no balcão, por exemplo. Adesivos costumam agradar bastante a molecada. Além disso, são fáceis de aplicar, gerando pouco trabalho e custos. Eles podem, inclusive, decorar espelhos, móveis, paredes e até o box.

Distração e aprendizado devem estar sempre em foco

Aprendizado - banheiro infantil

É fundamental que as crianças sejam estimuladas a tomar banho, escovar os dentes e cuidar da higiene geral. Por isso, aposte em brinquedos de borracha no banheiro.  É válido também apostar em recursos que remetam ao quarto dos pequenos e tragam segurança. Aqui, o mais importante é mostrar que pode ser muito gostoso e divertido cuidar da limpeza do corpo.

Recursos como toalhas animadas, personagens infantis espalhados pelo ambiente, roupão com o motivo preferido da criança e acessórios de pia divertidos são algumas das opções que transformam um banheiro infantil em um espaço convidativo e muito apreciado.

Como decorar um banheiro infantil para meninas

Banheiro infantil para meninas(Reprodução – Pinterest)

O banheiro para meninas é um espaço que não necessariamente precisa seguir o padrão de cores consideradas femininas, como se acreditou por muito tempo. O essencial, nesse espaço, é que sejam priorizadas as vontades delas, bem como preferências de cores, personagens, etc.

Se as meninas gostam de princesas e muito brilho, coloque isso na decoração do banheiro infantil. Se, por outro lado, elas preferirem algo mais sóbrio, siga por esse caminho. Uma dica para acertar é escolher um tema central para o ambiente. Depois, é só ir pincelando cada espacinho com detalhes e itens que tornam o cômodo mais gostoso e aconchegante.

Decorando um banheiro infantil para meninos

Banheiro infantil para meninos(Reprodução – Pinterest)

Ao conhecer a preferência da criança, é possível decorar o espaço de banho e higiene com foco nessa temática. Assim, você pode inovar nos acessórios, buscando sempre deixar o tradicional para trás. 

Como as preferências das crianças podem variar muito, uma recomendação é investir nos adesivos. Eles podem ser facilmente trocados assim que o pequeno for crescendo e, consequentemente, mudando de personagem favorito. Para não errar na decoração, converse com ele. Dessa forma, você descobre quais são suas cores prediletas e o que ele gostaria de ter no espaço. Depois, é só deixar a imaginação fluir!

Como garantir a segurança no banheiro infantil

Banheiro infantil - segurança

É essencial que sejam adotadas algumas medidas de segurança para evitar imprevistos com as crianças no banheiro infantil. Barras laterais, vaso sanitário infantil, pia com altura mais baixa e tapetes equipados com ventosas são alguns dos itens que devem ser priorizados no banheiro para crianças.

Se você está confeccionando um banheiro infantil do zero, calcule a média de altura da criança para os próximos anos. Assim, você pode adaptar móveis, acessórios e itens de higiene. Se a estrutura já estiver montada, uma escada infantil pode ser a alternativa. Ela permite que os pequenos escovem os dentes ou penteiem os cabelos sem a ajuda de adultos.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

Depois de conhecer algumas práticas e recomendações para decorar um banheiro infantil, é hora de colocar a mão na massa. Pense bastante nos acabamentos, acessórios, complementos e em tudo o que deixará o ambiente mais divertido e funcional.

Um pequeno esboço de como ficaria o espaço ajuda a entender melhor o que falta ou que está em excesso. Assim, você eleva as chances de você acertar em cheio na decoração do banheiro para crianças. Mãos à obra!

Foto de capa: Reprodução – Pinterest
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário