Lavabos pequenos, grandes ideias

Quer provocar uma boa impressão em quem visita sua casa? Decorar bem o lavabo é uma boa ideia. Afinal, além de funcional esse ambiente pode ser muito charmoso. E por ser um cômodo pouco frequentado, é mais fácil tanto mantê-lo organizado quanto ousar na decoração. Aliás, mesmo lavabos pequenos oferecem muitas possibilidades para quem quer usar a criatividade.

Duvida? Reunimos dicas e exemplos para mostrar como mesmo os menores lavabos podem se tornar espaços marcantes. Assim, a escolha de louças, metais, revestimentos, acessórios e iluminação do ambiente faz toda a diferença no resultado. Confira!

Como decorar lavabos pequenos?

Em geral, recomenda-se decorar o lavabo pequeno com um estilo que harmonize com a decoração do resto da casa. Dessa forma, se seu décor tem uma atmosfera mais clássica, rústica, romântica ou moderna, procure obter o mesmo efeito nesse espaço. Veja essas ideias para lavabo pequeno e inspire-se:

1- Revestimentos

Lavabos pequenos
(Reprodução – Pinterest)

Como o lavabo não é tão úmido quanto um banheiro, por não ser usado para banho, você pode aplicar nele uma gama mais ampla de revestimentos. Então por que não usar revestimentos de madeira nas paredes e no chão? O efeito é bonito, elegante e atemporal.

Outra opção é brincar com papéis de parede coloridos ou estampados. Para uma decoração de lavabo moderna, uma ideia é usar estampas geométricas. Por outro lado, se busca um efeito mais clássico, invista num padrão floral delicado. Azulejos adesivos também são um recurso prático para decorar o lavabo.

Lavabos pequenos
(Reprodução – Pinterest)

E como esse ambiente é menos úmido que um banheiro, vale até brincar com revestimentos com relevo, porque é mais difícil formar mofo nas reentrâncias.

Pastilhas coloridas e mármore são outras sugestões para decoração de lavabo pequeno. Aliás, que tal pintar uma parede inteira, ou até a metade, com uma cor forte? Assim esse ponto de cor vai trazer mais vida ao ambiente.

2- Espelhos

Lavabos pequenos
(Reprodução – Pinterest)

O espelho é uma das peças fundamentais em lavabos pequenos, tanto por sua utilidade quanto por questões estéticas. Uma ótima dica para provocar a impressão de que o espaço é mais amplo é escolher espelhos grandes.

Para um estilo clássico, escolha opções com molduras trabalhadas, em madeira ou em metal dourado. Para versões modernas, você pode usar um grande espelho redondo ou triangular sem moldura, ou com molduras coloridas. Assim dá até para fazer composições com mais de um espelho.

3- Iluminação

Lavabos pequenos
(Reprodução – Pinterest)

Outra vantagem da decoração do lavabo é ter mais liberdade para brincar com a luz. Dessa maneira, monte uma iluminação indireta se quiser provocar uma sensação de aconchego nos visitantes.

Para um efeito imponente, você pode usar um lustre pendente. Por outro lado, se quiser valorizar itens decorativos, pode colocar pontos de luz apontando para eles ou saindo de trás das peças. Aliás, fachos de luz embaixo da cuba ou do espelho também são escolhas muito interessantes.

4- Louça e metais

Lavabos pequenos
(Reprodução – Pinterest)

Já parou para pensar que também é possível ousar nos itens mais básicos de um lavabo? Uma boa ideia para dar a lavabos pequenos um estilo diferente é apostar em vaso sanitário, cuba e torneira com formatos e cores inusitadas.

Um vaso sanitário preto, quadrado e fosco é um exemplo que faz a diferença no ambiente. Já em relação à cuba, você pode usar e abusar da criatividade. Existe uma grande diversidade de materiais além da porcelana, como metal, acrílico, cobre ou vidro.

5- Acessórios

Lavabo pequeno
(Reprodução – Pinterest)

Já está com a estrutura do lavabo toda montada? É hora de pensar, então, nos acessórios. Se quiser uma decoração diferente, você pode ousar também na escolha de objetos como papeleira, saboneteira e toalheiro.

Para um resultado delicado, use kits de saboneteira e porta algodão e cotonete em materiais como porcelana e componha com um vaso de flores. Mas se preferir, vá por uma linha moderna usando materiais como metal, vidro ou acrílico.

Lavabos pequenos
(Reprodução – Pinterest)

Quer optar por uma linha clássica? Então use plantas para dar charme ao ambiente. Mas caso prefira criar um ambiente divertido, coloque quadros com frases inusitadas ou pôsteres coloridos. Outra possibilidade é brincar com adesivos de parede.

Para deixar seu lavabo lindo:

Por fim, lembre-se de pensar na decoração tendo sempre em mente a utilidade. Que tal usar uma bela bandeja para apoiar itens de higiene pessoal como fio dental, absorventes, enxaguante bucal e pasta de dentes? Suas visitas vão se sentir muito bem-vindas.

Gostou das dicas para decoração de lavabos pequenos? Então compartilhe suas impressões nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário