Cores para banheiro: dicas práticas e inspiração

O mais comum na hora de decorar o banheiro é manter os tons neutros, como branco e bege. Porém, isso está longe de ser uma regra. É possível escolher várias outras cores para banheiro de acordo com o estilo decorativo que preferir e, de quebra, deixar o espaço com muito mais personalidade.

Seja através das paredes, revestimentos, móveis ou pequenos objetos, existem muitas possibilidades para usar cores na decoração de banheiro. Neste artigo, vamos ajudá-lo a decidir os melhores tons para seu banheiro e trazer imagens para você se inspirar.

Como escolher as melhores cores para banheiro

Cores para banheiro
(Reprodução – Pinterest)

As cores usadas nos ambientes são muito importantes para determinar como os moradores e visitas se sentirão neles. Por isso, antes de decidir quais são os tons ideais para seu banheiro é importante ter clareza sobre a atmosfera que você deseja criar.

Antes de escolher as cores para banheiro, é importante decidir se você quer um espaço elegante e discreto, se prefere um ambiente moderno e ousado, se deseja provocar alegria em quem entra no espaço ou prefere um ambiente de relaxamento. Isso tudo ajudará a nortear a decisão das nuances da decoração.

Cores para banheiro
(Reprodução – Pinterest)

Para criar uma sensação de amplitude no ambiente, por exemplo, você pode usar cores claras e suaves. Esses tons também são indicados para quem tem medo de ousar ou de enjoar da cor do ambiente. Além disso, encontrar acessórios que combinem fica mais fácil quando a base é neutra.

Se escolher o branco como cor principal, no entanto, uma dica é não deixar que o ambiente se torne muito impessoal. Uma forma de evitar isso sem arriscar muito é usar branco nas paredes e apostar em pontos de cor. Assim, você pode mudar mais facilmente a cara do banheiro quando der vontade.

Cores para banheiro
(Reprodução – Pinterest)

Mas que cor escolher? Cores vivas como laranja, rosa e amarelo brilhante levantam o ânimo. Lilás e azul são boas opções para quem busca uma atmosfera de tranquilidade, enquanto o verde claro remete a bem-estar e saúde.

E você também pode misturar diferentes tons, desde que sejam complementares. A clássica combinação de preto e branco costuma ter um resultado elegante. Amarelo e cinza, por sua vez, é uma boa opção para um ambiente moderno. E quem quiser um banheiro muito alegre pode combinar, por exemplo, turquesa e laranja.

Paredes e revestimentos de banheiro

Cores para banheiro
(Reprodução – Pinterest)

Escolheu os tons desejados? Agora é hora de colocar a mão na massa! Mas como fazer isso? Afinal, existem muitas formas de aplicar cores em banheiros.

Se o espaço não for coberto por azulejos, você pode pintar as paredes com uma tinta adequada para ambientes úmidos. Outra opção é aplicar papel de parede, escolhendo também produtos resistentes à umidade.

Azulejos coloridos são uma ótima solução para trazer cores para banheiros. Você pode escolher uma versão de uma só cor ou uma opção estampada. E também pode, caso queira uma opção mais prática, cobrir azulejos lisos com adesivos estampados.

Cores para banheiro
(Reprodução – Pinterest)

Uma dica é cobrir as paredes com azulejos lisos e escolher uma só área para aplicar um padrão estampado. Lembre-se de selecionar uma estampa com tons que combinem com a cor predominante no ambiente.

Existem, ainda, muitas opções de revestimento para banheiro com pastilhas. Elas estão disponíveis em vários materiais, cores e modelos e podem ser usadas para revestir as paredes e o piso.

Além disso, você pode aplicá-las para criar detalhes. Com isso, áreas como o espaço acima da bancada da pia e o entorno do espelho podem se tornar lindos pontos de cor.

Cores nos itens decorativos

Cores pára banheiro
(Reprodução – Pinterest)

Mudar o revestimento do cômodo não é, no entanto, a única forma de deixa-lo mais colorido. Afinal, você pode incrementar a decoração para banheiro de diversas formas através dos móveis e acessórios.

Que tal pintar com cores vibrantes uma estante, prateleiras ou o gabinete que fica embaixo da pia? Você pode também escolher um conjunto de vaso sanitário e pia com um tom diferente do branco habitual. Preto é uma escolha relativamente comum e muito bonita, mas você também pode ousar com outras opções.

Para colorir o seu banheiro:

E para quem busca uma forma rápida e barata de renovar a decoração do banheiro, acessórios coloridos são uma ótima saída. Escolha a mesma cor para a moldura do espelho, porta-toalhas, porta papel higiênico, lixeira, cortina de chuveiro, tapetes e toalhas, por exemplo. O resultado vai ficar lindo!

Gostou das nossas dicas de cores para banheiro? Conte para nós o que achou nos comentários.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário