Como ter uma rotina matinal mais saudável e produtiva?

Quer começar o dia de forma mais saudável e produtiva? Adote uma rotina matinal. Desenvolver um ritual com hábitos positivos a ser cumprido assim que acordar o ajudará a se sentir mais disposto e motivado.

Depois de alguns dias ou semanas fazendo as mesmas atividades, elas vão se tornar automáticas. E por não precisar tomar decisões pela manhã, você poupa energia, que pode ser dedicada a atividades mais produtivas. Neste artigo, vamos dar dicas para estabelecer uma boa rotina matinal.

7 Hábitos para uma rotina matinal saudável

Rotina matinal

Antes de mais nada, vale ressaltar que não existe uma fórmula padrão que sirva para todos. Você deve priorizar as tarefas que façam sentido para você. Além disso, pense em atividades que consiga, de fato, executar. Idealizar algo pouco realista fará com que você se sinta frustrado e perca a motivação.

Se tiver dificuldade no início, uma dica é pendurar no quarto um check-list da sua rotina da manhã até que ela entre no “modo automático”.

1- Alongue-se

Rotina da manhã

Alongar o corpo assim que sair da cama, ou mesmo antes de se levantar, é um hábito matinal muito interessante. Essa atividade fortalece os músculos, reduz a chance de dores durante o dia e dá mais disposição.

Você pode fazer alongamentos simples, em pouco minutos. Por exemplo, espreguiçando-se ainda deitado, com o corpo reto e braços e pernas bem esticados. Ou movimentando o pescoço de forma circular, massageando a nuca, dobrando-se para encostar as mãos nos pés ou fazendo a “postura da criança” da yoga.

2- Coma bem

Rituais matinais

Nutrir o corpo também é importante para começar o dia com energia. Você pode não se dar conta, mas a produtividade é bastante afetada pela alimentação. Sem os nutrientes necessários, você tende a sentir-se fraco ou sem energia.

Gorduras boas, como as do abacate e ovo, são indicadas para começar o dia, assim como carboidratos simples como os da banana. O ovo também se destaca por ser uma boa fonte de proteína, proporcionando mais saciedade.

Rotina matinal

No quesito frutas, nutricionistas indicam comer pela manhã as que são ricas em carotenoides, como melancia, goiaba e mamão. Elas são antioxidantes e contém vitamina C e fibras.

E como não mencionar o cafezinho matinal? A cafeína proporciona disposição e aumenta os níveis de concentração. Além disso, você pode acrescentar ao café especiarias como canela, gengibre e cardamomo, que estimulam o metabolismo.

3- Medite pela manhã

Rotina matinal

Muita gente ainda tem uma impressão errada a respeito da meditação. Essa prática não precisa estar conectada a motivações espirituais, nem é possível apenas para quem se considera “zen”. Em linhas gerais, a meditação é um exercício de foco e concentração.

No início, você certamente vai se distrair bastante enquanto tenta meditar. Mas sempre que perceber sua mente divagando, volte a atenção para um mantra, sua respiração ou as sensações do seu corpo, por exemplo. Quando outros pensamentos chegarem, tente apenas encará-los como um observador externo, sem se concentrar neles.

Estudos científicos comprovam os benefícios da meditação. A prática regular ajuda, por exemplo, a evitar estresse e ansiedade, além de ser uma ótima aliada de quem tem insônia. Além disso, melhora a disposição e aumenta a capacidade de concentração e memória. Alguns minutos por dia já fazem diferença!

4- Pratique exercícios

Exercícios de manhã

Praticar exercícios no início do dia também é indicado para uma boa rotina matinal. Pesquisas mostram que esse hábito contribui para a concentração e é benéfico para o metabolismo. No aspecto psicológico, você pode sentir-se bem ao exercitar-se logo depois de acordar devido à sensação de dever cumprido.

No entanto, muitas pessoas não sentem disposição para realizar atividades mais enérgicas logo depois de acordar. Por isso, vale experimentar e decidir se isso cabe ou não na sua rotina matinal.

Se preferir, você pode deixar a prática de exercícios para outro momento do dia. O ideal, entretanto, é fazê-lo até três horas antes de ir dormir, para não prejudicar sua higiene do sono.

5- Escreva em um diário

Rotina matinal

Começar o dia escrevendo em um diário, seja em papel ou no computador, é outro hábito muito benéfico. Separe de 10 a 20 minutos toda manhã para registrar seu fluxo de pensamentos sobre qualquer coisa que esteja ocupando sua mente.

Essa é uma boa maneira de “liberar espaço” no cérebro e melhorar sua concentração. A ideia é colocar para fora problemas ou questionamentos que ficariam presentes durante o dia, provocando ruído mental.

6- Faça coisas motivadoras

Rotina matinal
(Reprodução – Pinterest)

Começar o dia fazendo algo que lhe dá prazer também é muito positivo, especialmente se você não sabe como acordar cedo. Encarar a rotina matinal como algo agradável costuma ser um bom estímulo para sair da cama.

A atividade escolhida vai depender dos seus gostos e prioridades. Você pode assistir a um vídeo, ler algumas páginas de um livro ou ouvir uma playlist com músicas animadas, por exemplo. Dedique ao menos alguns minutos a cada manhã para fazer algo que lhe motive.

7- Arrume a cama

Arrumar a cama de manhã

Arrumar a cama é uma excelente forma de se manter motivado. Dessa forma, você reforça que a primeira tarefa do dia foi completada com sucesso. Isso te dará mais um impulso para seguir e ter um dia produtivo.

Além disso, manter a cama arrumada ajuda a alinhar o feng shui, evita alergias, te ajuda a dormir melhor e faz o quarto ficar mais bonito e convidativo. Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o nosso post.

Para uma cama bem arrumada:

O que não fazer na sua rotina matinal?

Esses hábitos mencionados acima terão um impacto muito positivo no seu ritual matinal. Mas existem também algumas práticas que você deve evitar para começar bem o dia. Por exemplo:

1- Usar a função “soneca” do despertador

Ritual matinal
(Reprodução – Pinterest)

Você seleciona a função “soneca” do despertador e dorme alguns minutos a mais todos os dias? Saiba que isso pode lhe deixar menos disposto, e não o contrário.

Isso porque nosso sono é composto de ciclos. Quando acordamos, são liberados hormônios que nos ajudam a despertar. Quando voltamos a dormir, os hormônios que levam ao adormecimento voltam à tona. O resultado é que nosso corpo fica confuso e não descansa bem.

Por isso, a recomendação é definir uma hora certa para acordar e sair logo da cama. Fazer alongamentos, como mencionamos acima, é uma dica para ajudar nesse processo. Há até quem costume pular da cama e fazer uns polichinelos para despertar.

2- Usar o celular logo ao acordar

Rotina matinal
(Reprodução – Pinterest)

Estamos tão habituados a conferir notificações de redes sociais e e-mails que fazer isso logo depois de acordar pode ser algo instintivo. Porém, o ideal é deixar o celular de lado nas primeiras horas do dia.

Ao se envolver com mensagens, atualizações e demandas alheias você tende a perder o foco da sua rotina matinal. Sua mente é tomada por preocupações ou distrações. E, como consequência, outras pessoas acabam determinando suas prioridades.

Por isso, a dica é só checar e-mails, mensagens e redes sociais depois que concluir seu ritual matinal. Se puder, deixe para fazê-lo ainda mais tarde, após terminar a tarefa mais importante do seu dia.

Gostou dessas recomendações de hábitos para começar a manhã de forma saudável e motivadora? Conte para nós como é a sua rotina matinal!

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