Aprenda a manter sua toalha branca sempre com cara de nova

Acha lindo um banheiro com toalhas branquinhas, mas não consegue mantê-las na cor original? É comum que a toalha branca fique amarelada ou com aparência escurecida após algumas lavagens. Mas não precisa desistir de comprar peças dessa cor: existem vários truques para mantê-las sempre com cara de novas.

Não recomendamos o uso de alvejante com cloro, nem amaciante, porque essas substâncias estragam a toalha de banho branca. Por ser gorduroso, o amaciante acaba selando as fibras da peça, reduzindo seu poder de absorção com o passar do tempo. Felizmente, existem várias alternativas naturais. Veja nossas dicas para cuidar das suas peças deixando-as sempre limpas, bonitas e macias.

Como manter a toalha branca?

Toalha branca

Uma dica básica para manter suas toalhas em bom estado e limpas é deixá-las secar sempre em locais bem ventilados, tanto depois de lavar quanto entre cada uso. Aliás, recomenda-se, também, efetuar a lavagem das toalhas a cada semana, para evitar o acúmulo de bactérias.

Além disso, vale apostar em produtos naturais, evitando os químicos agressivos encontrados no mercado. Afinal, você economiza, consegue bons resultados e prolonga a durabilidade das peças. Aliás, você ainda contribui para evitar impactos ambientais negativos, como a poluição das águas.

Veja alguns exemplos de substâncias que você provavelmente já tem em casa, ou pode comprar facilmente, e são eficazes para branquear toalhas:

1- Vinagre branco

Toalha branca

O vinagre branco é extremamente útil na limpeza do lar e com a lavagem de roupas não é diferente. Nossa dica é colocar o vinagre no compartimento destinado ao amaciante quando for lavar suas toalhas.

Esse produto é natural e ajuda a limpar as peças, removendo manchas. Além disso, ele contribui para manter as toalhas macias e com bom poder de absorção.

Recomendamos usar, para cada toalha, meia xícara de vinagre branco e um quarto de xícara de detergente para roupas. Caso a toalha esteja manchada, aplique o vinagre diretamente sobre a área afetada e espere 30 minutos antes de lavar à máquina.

2- Bicarbonato de sódio

Toalhas brancas

Outro item que ajuda muito a manter as toalhas brancas é o bicarbonato de sódio. Essa substância tem propriedades antifúngicas e desinfetantes, o que é ótimo para a higiene. Além disso, o bicarbonato contribui para neutralizar maus odores e deixar as toalhas mais macias e com aparência de limpeza.

A dica, nesse caso, é usar um quarto de xícara de bicarbonato de sódio diluído em um litro de água quente para cada toalha que for lavar. Dessa forma, mergulhe a peça por uma hora nessa solução e depois lave-a normalmente na máquina. Para remover manchas, antes da lavagem você pode esfregar a área afetada com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com limão.

3- Vinagre e bicarbonato

toalhas brancas

Outra opção é fazer uma mistura dessas duas substâncias: bicarbonato de sódio e vinagre branco. Aliás, a solução resultante pode ser usada para limpeza de várias superfícies na sua casa, e não apenas da toalha branca. Recomenda-se usar uma xícara de vinagre branco para meia xícara de bicarbonato de sódio, acrescentando água quente conforme necessário.

4- Limão

Toalhas brancas

Sabia que o limão também ajuda a manter a toalha branca? O ácido cítrico presente na fruta branqueia os tecidos de forma natural, além de ter propriedades antibacterianas. Assim, ele também pode ser usado para limpeza de várias superfícies na casa.

Você pode usar tanto o suco quanto a casca do limão. Uma opção é misturar meia xícara de suco de limão a um litro de água quente e mergulhar a toalha na solução por meia hora.

Outra forma é cortar quatro limões em rodelas, coloca-los em uma panela com um litro d’água e deixar ferver. Então desligue o fogo e mergulhe as toalhas nesse líquido por uma hora. Seja qual for a alternativa escolhida, lave as toalhas normalmente em seguida.

5- Sal

Toalha branca

Já imaginou que o sal também pode ajudar a branquear e suavizar suas toalhas? Para isso, misture uma colher de sopa de sal a um litro de água quente. Mergulhe a toalha branca na solução, esfregue-a e deixe-a ali por uma hora. Depois, lave-a como de costume.

Veja nossas opções de toalhas brancas:

Você tem outras sugestões de receitas caseiras e truques que contribuem para manter as toalhas brancas com aparência de novas? Então compartilhe com a gente na seção de comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário