8 receitas de esfoliante caseiro com ingredientes que você tem em casa

A esfoliação é uma etapa importante da rotina de cuidados com a pele do rosto e do corpo. Esse método remove células mortas, reduz a incidência de acne e cravos e previne pelos encravados. Aliás, ele também melhora a absorção de outros produtos, como hidratantes e cremes anti-idade. O ideal, no entanto, é usar um esfoliante caseiro.

Apesar de existirem muitos esfoliantes à venda no mercado, é sempre melhor apostar em uma alternativa natural, com ingredientes que você conhece. Por isso, indicamos fazer um esfoliante com ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Quer saber como?

Receitas de esfoliante caseiro

Esfoliante caseiro

As receitas de esfoliante caseiro são compostas por ingredientes esfoliantes e umectantes. Os esfoliantes são os agentes abrasivos responsáveis, na prática, pela remoção das células mortas. Alguns exemplos são açúcar e café.

Os umectantes, por sua vez, são combinados a eles para dar à mistura uma consistência adequada à aplicação. Além disso, eles fornecem outros benefícios, como nutrição e hidratação da pele. Dessa forma, entre os umectantes usados nessas receitas você vai encontrar mel, óleo de amêndoas e iogurte natural.

Esfoliantes caseiros para o rosto

Esfoliante caseiro

1- Mel, açúcar e aveia

O mel possui propriedades hidratantes e contribui para a renovação celular, enquanto o açúcar e a aveia oferecem uma esfoliação delicada, perfeita para a pele do rosto.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos

Misture bem e aplique na face com movimentos circulares. Não faça força para não lesionar a pele. O indicado é fazer a esfoliação uma vez por semana.

2- Bicarbonato de sódio

Além de ser útil para limpeza da casa e das roupas, o bicarbonato de sódio pode ser usado como esfoliante caseiro, contribuindo para clarear manchas na pele.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Creme de limpeza facial ou água

Coloque o bicarbonato em um pote e vá misturando o creme ou água aos poucos, até obter uma pasta de consistência semelhante a um creme dental.

3- Café e azeite

Esfoliante caseiro

O café tem ação antioxidante, contribuindo para a renovação da pele. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias. O azeite ajuda a nutrir e hidratar.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de café em pó
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Coloque os dois ingredientes em um potinho e misture até obter uma pasta homogênea. Passe no rosto em movimentos circulares por dois minutos. Enxágue.

4- Óleo de amêndoas, fubá e açúcar

O óleo de amêndoas tem propriedades hidratantes, formando uma barreira protetora que reduz a perda de água pela pele. Além disso, possui nutrientes como as vitaminas E, B, A, arginina e ácido fólico. O açúcar e o fubá são ideais para retirar as células mortas e promover a regeneração da pele.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de fubá
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas doce

Faça uma misturinha com todos os ingredientes e aplique na pele, massageando suavemente. Depois, enxague com água morna.

Esfoliantes caseiros para o corpo

Esfoliantes caseiros

1- Açúcar e óleo de coco

O óleo de coco é um umectante poderoso, contribuindo para deixar a pele bem hidratada. O açúcar, como falamos anteriormente, é o agente esfoliante dessa mistura.

Ingredientes:

  • 200 gramas de açúcar
  • 1 xícara de chá de óleo de coco

Aqueça o óleo de coco no microondas por 1 minuto. Depois, misture o açúcar. Passe no corpo antes de tomar banho, fazendo movimentos circulares por 3 minutos.

2- Azeite e sal

Esse esfoliante caseiro promove uma limpeza eficaz da pele do corpo. O azeite ainda ajuda a hidratar.

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara de chá de sal fino
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem

Una todos os ingredientes em um recipiente. Em seguida, aplique no corpo e massageie. Logo depois, enxague com água gelada para fechar os poros.

3- Aveia e mel

Esfoliante caseiro

Essa combinação é muito hidratante, sendo recomendada para peles ressecadas. Ela é ideal também para regiões sensíveis, pois oferece uma esfoliação leve.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de aveia em flocos finos
  • 1 colher de sopa de mel

Cubra o corpo com a mistura. Faça uma massagem suave e deixe agir por 5 minutos. Tome banho normalmente e seque-se com uma toalha macia.

4- Açúcar, mel e iogurte

Para a esfoliação do rosto, o ideal é usar açúcar mascavo, que é menos agressivo. Para o corpo, no entanto, é possível usar o açúcar cristal. O iogurte é usado na mistura porque o ácido lático presente no produto tem propriedades hidratantes e antimicrobianas.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 sopa de mel
  • Iogurte natural (o suficiente para a mistura)

Em um pote, misture o açúcar e o mel. Depois, vá colocando iogurte até conseguir a consistência de um creme. Aplique.

A princípio, essas receitas são indicadas para todos os tipos de pele, mas o ideal é consultar um dermatologista. Em geral, recomenda-se fazer o processo uma ou duas vezes por semana, em dias alternados. Lembre-se: a esfoliação em excesso é prejudicial para a pele.

Para sua rotina de autocuidado:

Tem alguma receita caseira de esfoliante que você costuma fazer? Conte para nós nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário