6 truques para cuidar da sua toalha de praia

Você adora sua toalha de praia, mas sente que ela não dura tanto quanto gostaria? Saiba que há algumas formas de evitar que isso aconteça e uma delas é não tratá-la como toalha de banho.

Como está sempre em contato com areia ou cloro, a toalha de banho é confeccionada com outra gramatura. Isso, por si só, já faz com que ela seja diferente e mereça uma atenção especial. Então, se você deseja que sua toalha para praia dure mais, vale a pena conhecer as nossas dicas!

Toalha de praia e de banho são iguais?

Toalha de praia
Toalhas Infantil ARTEX

A toalha de praia, geralmente, tem mais algodão por centímetro quadrado. Isso significa que, em um dos lados, ela é mais felpuda e absorve melhor a umidade do corpo. Já no outro, o acabamento é aveludado.

Caso, algum dia, você esqueça da toalha de praia, saiba que é possível utilizar a de banho. Entretanto, essa solução não é a ideal, já que a essa pode acumular muita areia e desbotar.

1 – Não use amaciante nas toalhas de praia

Toalha de praia

Pouca gente sabe, mas o amaciantes criam uma película de gordura nas toalhas. Isso, ao longo do tempo, prejudica a absorção da água. Então, não utilize essas substâncias em nenhum tipo de toalha.

Se tiver alguma dúvida, confira o artigo que preparamos para você aprender a amaciar toalhas de maneira correta.

2 – Lave a sua toalha de praia separadamente

Toalha de praia

Se possuírem tecidos ou cores diferentes, as toalhas de praia devem ser lavadas separadamente. O ideal é utilizar sabão líquido e, se optar pela versão em pó, dissolvê-la antes de colocar as peças. Alvejantes também não são recomendados.

3 – Vale passar a toalha, mas secagem deve ser moderada

Toalha de praia

O ato de passar a toalha de praia pode deixá-la mais macia. Colocá-la na secadora também devolve o toque macio e vitalidade à fibra. Um cuidado, no entanto, é fazer isso em temperaturas moderadas, já que o excesso de calor produz o efeito contrário.

Além disso, outra recomendação, é não puxar os fios da toalha, caso eles comecem a se soltar. O indicado é cortá-los cuidadosamente e rente à toalha.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

4 – Fique de olho na etiqueta

Toalha de praia

Pode parecer óbvio, mas a melhor forma de conservar uma toalha de praia é seguir as instruções do fabricante, que estão na etiqueta. Isso vale para lavagem, secagem e uso da peça.

5 – Detergente neutro contra as manchas

Toalha de praia
Toalha de Praia Aveludada Le Bain Arpoador

Aqui vai uma dica muito legal! Para remover as manchas de protetor solar da toalha de praia basta esfregar o tecido ainda seco com detergente neutro.

Na sequência, coloque a peça em uma bacia com água morna, suco de limão e sal. Depois de alguns minutos, basta lavar a peça normalmente, e de preferência, à mãe.  

6 – Vinagre para definir as cores

Toalha de praia
Toalha de Praia Aveludada Le Bain Arpoador

Se você deseja cores mais vibrantes na sua toalha de praia, adicione um pouco de vinagre durante o enxágue. Deixe-a de molho por alguns minutos e, depois, continue com a lavagem normal.

Com essas dicas é possível garantir a vitalidade da sua toalha de praia por muito mais tempo. Ou seja: elas estarão sempre higienizadas, bonitas e prontas para o próximo verão!

Gostou? Conte para nós aqui nos comentários!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário