6 formas de usar a aromaterapia a seu favor

A aromaterapia é uma especialidade terapêutica utilizada há mais de 5 mil anos. Isso porque ela cuida de aspectos físicos e emocionais, melhorando a imunidade e a aparência em geral. É, ainda, bastante empregada nos cuidados para dormir e relaxar.

Essa especialidade utiliza os óleos essenciais, extraídos de folhas, talos e flores das plantas. Eles agem diretamente sobre questões físicas e emocionais, oferecendo poder regenerador e cicatrizante. É possível, portanto, utilizá-los em massagens, difusor, banhos de imersão, etc.

Como utilizar os óleos essenciais?

Como usar oleos essenciais de aromaterapia
(Reprodução – Pinterest)

A aromaterapia pode ser utilizada no dia a dia. É preciso, no entanto, atentar para alguns pontos fundamentais. Um deles é a concentração dos óleos essenciais – 1 gota equivale a 24 xícaras da planta. Por isso, é fundamental utilizar os veículos carreadores.

Essas substâncias são ideais para diluir o óleo essencial. Eles podem ser gel, óleos vegetais (castanha, amêndoas, semente de uva, gergelim, etc.). Assim, quando utilizados da forma correta, garantem o efeito desejado da aromaterapia e trazem bem-estar e relaxamento.

Atualmente, existem inúmeros óleos essenciais. Cada um tem sua função, seja ela física ou emocional. Para escolher os melhores e mais indicados para a sua necessidade, é recomendável consultar um especialista. Dessa forma, o ideal é que se invista nas opções mais versáteis ou alinhadas ao que você precisa.

Aromaterapia e suas funções

Aromaterapia e suas funções
(Reprodução – Pinterest)

Os óleos essenciais podem ser utilizados para diversos fins. Combinados ou utilizados isoladamente, eles podem ser aplicados em aromatizadores e difusores de aromas, utilizados em massagens ou banhos de imersão. Aliás, há muitas pessoas que utilizam a aromaterapia para dormir.

Basicamente, podemos dividir os óleos essenciais em:

  • Afrodisíacos: ylang-ylang, gengibre, gerânio, patchouli e sândalo;
  • Analgésicos:camomila-romana, lavanda e louro;
  • Estimulantes:alecrim , café torrado, noz-moscada e tomilho linalol;
  • Antidepressivos:jasmin, breu branco, sálvia sclarea, gerânio e vertiver;
  • Digestivos: anis-estrelado, funcho-doce, hortelã-pimenta, laranja-doce, menta, limão-siciliano;
  • Contra insônia: laranja-doce, lavanda, lavandin e olíbano e manjerona;
  • Rejuvenescedores da pele: gerânio, copaíba, lavanda, immortelle italicum, mirra e palmarosa;
  • Respiratórios: alecrim, eucalipto glóbulos, junípero, lavandin e tea-tree.

Truques fáceis para usar a aromaterapia

Aromaterapia a seu favor

Os aromaterapeutas utilizam óleos essenciais para os mais variados tratamentos. Eles podem, ainda, serem usados em seus cuidados diários. Seus poderes vão desde elevar a imunidade até cuidar da pele e trazer bem-estar.

1- Aromaterapia aplicada ao ambiente

Aromaterapia no ambiente

Se você deseja extrair os benefícios da aromaterapia nos ambientes, pingue 10 gotas do óleo essencial escolhido no aromatizador ou difusor de aromas. Aliás, para quem gosta de usar a aromaterapia para dormir, essa peça pode ser levada para o quarto. Momentos de meditação também são ótimos para desfrutar desse recurso.

2- Aromas no travesseiro

Aromaterapia no travesseiro

Outra forma eficaz de usar a aromaterapia é na hora de dormir. Antes de deitar, pingue 2 gotinhas de óleo de lavanda, laranja-doce ou manjerona no travesseiro. Assim, o cheirinho vai te ajudar a ter uma noite de sono melhor, além de deixar o quarto com um clima relaxante. Experimente!

3- Escalda-pés para cuidados intensivos

Aromaterapia escalda pés

Um dia cansativo e estressante pode terminar delicioso com esse escalda-pés. Para fazê-lo, basta pingar 15 gotas de óleo essencial em uma colher de óleo vegetal e adicionar a mistura a um balde com água quente. Depois é só mergulhar os pés e aproveitar as sensações trazidas pela aromaterapia.

4- Massagem corporal com óleos essenciais

Aromaterapia massagem

Outro enorme benefício trazido pela aromaterapia é a possibilidade de se realizar massagens corporais. Para este fim, dilua 60 gotas de óleo essencial em 120 ml de óleo vegetal. Depois, utilize esse óleo terapêutico para relaxar e recuperar as energias.

5- Banho aromático

Aromaterapia banho
(Reprodução – Pinterest)

Outra forma popular de aproveitar as essências é com um banho aromático. Com a finalidade de relaxar e descansar o corpo, você pode pingar algumas gotinhas diretamente na banheira ou ainda usar folhas e flores secas. Aliás, você pode descobrir outras maneiras de criar um banho de ervas no nosso post sobre o assunto.

Se você não tiver uma banheira para aproveitar a aromaterapia no banho, experimente pingar duas gotinhas no chão do box. O vapor da água criará uma sauna aromática deliciosa e certamente te deixará muito melhor após um banho gostoso.

6- Almofada de aromaterapia

Aromaterapia almofadas
(Reprodução – Pinterest)

Um dia cansativo, dores de cabeça, no corpo, estresse, cansaço e até insônia. Todos esses sintomas fazem parte da rotina de muitas pessoas, que podem se beneficiar da aromaterpia para relaxar.

Com uma simples almofada para aromaterapia você consegue descansar profundamente em alguns minutinhos no sofá. Da mesma forma, os momentos na cama também ficam muito mais gostosos.

Quer aprender a fazer essa peça em casa? A gente te ensina!

Materiais necessários

  • Arroz em quantidade suficiente para encher a almofada;
  • Um pedaço de tecido fino, como toalhas de rosto ou de bebê;
  • Óleos essenciais de sua preferência;
  • Linha e agulha (ou máquina de costura).

Passo a passo:

Primeiramente, misture os óleos com o arroz para que todos os grãos sejam embebidos. Depois, deixe a mistura descansar por um período de um a dois dias. Você também pode fazer o mesmo com flores e folhas secas, como lavanda, camomila e manjericão.

Pegue o tecido e costure-o nas laterais e na parte posterior, deixando a superior aberta. Passados os dias, encha a almofada com o arroz e deixe um certo espaço para que os grãos se acomodem na peça.

Na sequência, com agulha e linha, costure o topo da almofada e feche-o. Aqui, é fundamental certificar-se de que todos os espaços foram preenchidos para que não haja “vazamento” de arroz.

Essa almofada de aromaterapia pode ser utilizada tanto fria quanto quente, sabia? Para esquentá-la, basta colocá-la no microondas por, no máximo, dois minutos. Por outro lado, se preferir um toque gelado, basta inseri-la no freezer. Ela funciona perfeitamente se colocada em cima dos olhos em um momento de meditação ou antes de dormir.

Importante: certifique-se de que os óleos foram produzidos sem químicas nocivas. Caso contrário, você poderá contaminar seus alimentos ao introduzir sua almofada no freezer ou microondas.

Para uma casa mais cheirosa:

Gostosa, natural e altamente benéfica para a saúde, a aromaterapia é uma grande aliada do seu bem-estar. Assim, consulte-se com um especialista e veja como extrair o que ela tem de melhor!

Postagens Recomendadas
Mostrando 2 comentários
  • Avatar
    Núbia
    Responder

    Adorei essaas idéias muito boa mesmo

    • Camila Alves
      Camila Alves
      Responder

      Que bom que gostou, Núbia. Conta pra gente o que mais você quer ver no blog da ARTEX 🙂

Deixe um Comentário