5 hábitos que fazem suas toalhas de banho durarem mais

Levando aconchego e funcionalidade para a rotinas, as toalhas de banho envolvem o dia a dia de conforto, além de ajudar na secagem após uma ducha quentinha. No entanto, com a intensidade de uso, se não tivermos cuidados com as peças, elas podem ser tornar gastas mais rapidamente.

Apesar de serem simples de cuidar, existem algumas dicas e hábitos que podem aumentar a vida útil das suas companheiras. Confira quais são os principais cuidados para que as toalhas permaneçam sempre com a maciez e poder de absorção ideais.

1 – Comece pelos primeiros cuidados

A atenção para que suas toalhas de banho fiquem sempre como novas já começa nos primeiros cuidados. Assim que adquirir a sua peça, é indicado fazer uma lavagem inicial, antes de começar a utilizá-la. Neste momento, é importante não utilizar amaciante.

Toalhas de banho coloridas

Esse passo serve para remover os excessos de pelos e fibras soltas que podem estar na peça, deixando-as macias e prontas para o seu primeiro uso.

2 – Lave a toalha de banho com menos frequência

A lavagem excessiva pode acabar desgastando as fibras das toalhas de banho mais rapidamente. Por isso, evite a higienização desnecessária ou diária das peças. Separe um jogo para ser usado e lave-o semanalmente, alternando com outro jogo de toalhas.

Se, por algum motivo especial, elas estiverem mais sujas antes da semana terminar, então é possível lavá-las com antecedência. Caso contrário, apenas garanta que elas sequem rapidamente após cada banho e mantenha a lavagem semanal.

Como cuidar de toalhas de banho

3 – Reduza o uso de amaciante

É indicado não utilizar amaciante na primeira lavagem da sua toalha de banho. Apesar disso, também é aconselhado evitar o produto nas demais lavagens. Por ser gorduroso, o líquido acaba selando as fibras da peça, diminuindo o seu poder de absorção com o tempo e inutilizando-a.

Mas sem o produto, como amaciar toalhas de banho? É simples! Para mantê-las sempre fofinhas e aconchegantes, coloque um pouco de vinagre no compartimento destinado ao amaciante na sua máquina de lavar. Ele ajuda na conservação das cores das toalhas, também deixando-as sempre suaves.

Receba o conteúdo do blog ARTEX por e-mail

Inscreva-se Política de privacidade

4 – Tenha atenção ao secar

Alguns cuidados devem ser tomados ao secar a toalha de banho. A primeira dica é sempre estendê-las em um varal, após utilizá-la. Isso garante que a peça não fique com odor ou manchas.

Após a lavagem, passe o item pela secadora. Este passo garante que a toalha seque mais rápido, além de beneficiar suas fibras, deixando-a ainda mais macia. Já para secar naturalmente, mantenha as peças em local ventilado estendida em um varal, sem usar pregadores, que podem danificá-las.

Toalhas de banho coloridas

Por fim, certifique-se de que as peças estejam totalmente secas antes de guardá-las. Dobrar e colocar no armário os itens ainda úmidos pode ser prejudicial para a estrutura do tecido. Da mesma forma, evite deixá-los molhados por muito tempo no cesto para lavar.

5 – Evite manchas causadas por cosméticos

Produtos como maquiagens, cremes, perfumes, bronzeadores e acetona podem causar manchas permanentes nas suas toalhas. Por isso, tenha atenção especial quando estiver utilizando esses cosméticos e, se necessário, deixe separada uma toalha apenas para te auxiliar quando estiver mexendo com estes itens. Assim, você evita que as demais também sejam danificadas.

Gostou das dicas? Agora é só cuidar com carinho das suas toalhas de banho e aproveitar todo o conforto das peças. Se quiser saber como escolher a melhor peça, acesse nosso post sobre o assunto.

Postagens Recomendadas
Mostrando 12 comentários
  • Avatar
    Maria Elisabeth Calderaro da Cruz
    Responder

    Nossa que dica maravilhosa sobre os cuidados com as toalhas de banho.

    • Letícia Romano
      Letícia Romano
      Responder

      Fico feliz que tenha gostado das dicas para cuidar das suas toalhas de banho! <3
      Conte para nós o que mais gostaria de ver no nosso blog 🙂

  • Avatar
    Marilda Panza
    Responder

    Nas dicas que vcs deram sobre as toalhas de banho em nenhum deles vcs falam em passar a ferro as toalhas. Esse procedimento deve ser evitado?
    Aguardo retorno pois tenho o habito de passar as toalhas apos lava-las.

    • Letícia Romano
      Letícia Romano
      Responder

      Oi Marilda, não indicamos o uso de ferro de passar em suas toalhas de banho, pois o calor pode prejudicar as fibras e deixá-las mais ásperas.

  • Avatar
    Elisabete
    Responder

    gostei da dica do vinagre. A moça que me ajuda com certeza usa só amaciante.
    Hoje temos varios tipos de vinagre, pode ser qualquer um ( maçã, álcool,limão,vinho?)
    obrigada
    abçs

    • Letícia Romano
      Letícia Romano
      Responder

      Oi Elisabete, que bom que gostou das dicas! 🙂
      Indica-se substituir o amaciante por vinagre de álcool para manter suas toalhas de banho sempre aconchegantes <3

  • Avatar
    Marlene Rosa
    Responder

    bom dia, gostaria de saber o que faço para tirar manchas de bolor das toalhas,
    obrigada,
    Marlene

    • Letícia Romano
      Letícia Romano
      Responder

      Oi Marlene, tudo bem?
      Para tirar as manchas de bolor das toalhas de banho, é indicado deixá-las de molho em um balde com água quente e um copo de vinagre branco por 20 minutos. Depois, é só lavar as peças normalmente com sabão. 🙂

  • Avatar
    isabel
    Responder

    Olá. Qual quantidade de vinagre deve ser usada na lavagem das toalhas?

    • Andressa Persan
      Andressa Persan
      Responder

      Olá, Isabel. Tudo bem?
      O ideal é que você utilize apenas um copo de vinagre claro. 🙂

  • Avatar
    Elaine Cristina Beluco
    Responder

    Por favor, o vinagre deve ser usado na água de lavagem junto com o sabão ou na etapa do amaciante , no enxague? Obrigada, Elaine

    • Camila Alves
      Camila Alves
      Responder

      Oi Elaine! Se for lavar na máquina, pode colocar o vinagre no compartimento do amaciante. Se não, use na etapa do amaciante, no enxague. Lembre-se que o ideal é usar vinagre branco, para não correr risco de manchar as peças, ok? 🙂

Deixe um Comentário