4 dicas de cuidados com a pele no verão

Nossa pele está conosco todos os dias do ano, por isso, merece sempre nosso carinho. Em dias quentes, com sol, cloro, areia e mar, ela precisa de uma atenção ainda mais especial. Esses cuidados com a pele no verão evitam que ela fique ressecada, áspera e venha a descascar.

Nesse período do ano, em que a maioria das atividades de lazer são realizadas ao ar livre, é normal ficar mais tempo exposto ao sol. Desse modo, o risco de problemas com a pele aumenta. Por isso, separamos dicas de cuidados com a pele no verão para você.

Mantenha a hidratação e a alimentação em dia

Mantenha a hidratação e a alimentação em dia

Provavelmente, você já ouviu de alguém que devemos nos cuidar de dentro para fora, e essa premissa não poderia ser mais verdadeira. No verão, as altas temperaturas exigem que a hidratação também seja maior. E isso não deve ser feito apenas com o hidratante corporal daquela lojinha de cosméticos naturais

Apesar dele ser muito importante para ajudar a manter a água da derme, principalmente, em partes mais secas do corpo, como cotovelos e joelhos, na nossa rotina de cuidados com a pele no verão, também precisamos incluir a reposição dos líquidos, auxiliando a manutenção de uma cútis reluzente, além de uma saúde em dia. 

Então, abuse da água, do suco natural de frutas e da água de coco. Além das bebidas, a alimentação pode ser uma importante aliada na hora de cuidar da saúde da pele. Frutas e legumes laranjas ou vermelhos, por exemplo, possuem carotenoides, uma substância com ação antioxidante que auxilia no combate ao envelhecimento das células.

roupas de cama no cuidado com a pele

A roupa de cama pode te auxiliar

Após um dia inteiro sob o sol, sua pele pode ficar mais sensibilizada, então, uma roupa de cama pode te ajudar a acalmá-la. Geralmente, as peças naturais, como aquelas feitas em tecido 100% algodão, são mais macias, além de promoverem um conforto térmico maior.

Outro material feito com fibras naturais que pode te ajudar é o cetim. Conhecido, principalmente, pelas pessoas com cabelo cacheado, a fronha de cetim ajuda a manter a hidratação da pele e dos cabelos. Além disso, esse é um tecido fresco e liso, ou seja, não vai te aquecer nos dias mais quentes.

Não esqueça do filtro solar

Não esqueça do filtro solar

Este é um cuidado diário com a pele. A importância do filtro solar vem do fato dele proteger contra os raios solares e até da iluminação artificial, evitando problemas a longo prazo, como manchas, envelhecimento e melanomas.

Para uso diário ou em dias de exposição maior, invista em produtos que tenham fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais. Basta aplicá-lo 30 minutos antes de ficar exposto ao sol, para que a pele consiga absorvê-lo. 

Após distribuir uniformemente o seu protetor solar por todo o corpo, incluindo pés, nuca, orelhas e costas, basta aproveitar o dia. Também vale lembrar que o recomendado é reaplicá-lo a cada duas horas. Se for ficar na piscina ou no mar, vale passá-lo em um intervalo menor.

Não se esqueça de visitar o seu dermatologista antes de aproveitar as férias de verão. Esse profissional vai te ajudar a manter os cuidados com a pele no verão, indicando produtos específicos.

Não esqueça do filtro solar

Evite ficar diretamente sob o sol

Além de passar o filtro solar, existem alguns outros cuidados com a pele ao tomar sol. Por exemplo, nas horas mais quentes do dia, ou seja, no intervalo entre as 10 e as 16 horas, deve-se evitar a exposição solar direta. Nesses horários, o sol está no pico, e seus raios mais fortes, podendo causar dores de cabeça e problemas na pele. 

Então, prefira ficar em locais com sombra. As barracas de praia feitas de algodão e lona filtram cerca de 50% da radiação U.V., enquanto outros tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam 30%. Chapéus, bonés e óculos de sol também são excelentes para te ajudar com os cuidados com a pele do rosto no verão.

Tome banho após sair do mar ou da piscina

Tome banho após sair do mar ou da piscina

Nada melhor que se divertir e se refrescar tanto no mar, quanto na piscina, o dia inteiro, não é mesmo? Contudo, para manter os cuidados com a pele no verão em dia, tome um banho no chuveiro quando sair. Isso ajuda a retirar substâncias que podem ser nocivas ao seu corpo, como o cloro. 

Nos banhos de verão, evite água muito quente, optando pela mais fria ou morna, pois, assim, você também evita maior ressecamento da pele. Usar o sabonete recomendado pelo dermatologista também ajuda a cuidar dessa parte do seu corpo. 

Outro cuidado importante a ser tomado é secar bem todas as áreas de dobras do corpo, como axilas, virilha e dedos. As toalhas 100% algodão são macias e aconchegantes. Sem causar atritos com a pele, elas são capazes de absorver bem a água, por isso sempre prefira roupas de banho deste material natural.

Na ARTEX, você encontra toalhas de praia e banho cheias de qualidade. Sem contar os lençóis frescos e perfeitos para seus dias de verão. Entre no nosso site e  escolha as peças ideais para suas férias!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário